Arquivos:

Ceará

Volume de água nos açudes cearenses é o melhor dos últimos 5 anos

Foto: Divulgação

As boas chuvas que banham o Ceará desde as primeiros semanas do ano trouxeram esperança ao povo sertanejo que depende da água para sobreviver. O sentimento de alívio transcende, e os agricultores já analisam o cenário com otimismo diante das boas recargas hídricas nos reservatórios cearenses. O volume acumulado nos 155 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), nos primeiros 70 dias de 2020, é o melhor desde 2015, se comparado a igual período dos anos anteriores.

Até ontem (11), marco temporal da série histórica analisada, eram 3,18 bilhões de metros cúbicos acumulados nos reservatórios cearenses, o que corresponde a 17,07% da capacidade hídrica das 12 bacias do Estado. Este índice só foi superado em 2015, quando o volume total dos açudes do Ceará era de 17,66%.

Essas recargas possibilitaram que 26 reservatórios ultrapassassem a marca de 90% da capacidade total. Destes, 20 estão atualmente sangrando. Este é o terceiro melhor índice das últimas duas décadas considerando os 70 dias iniciais de cada ano (2001-2020).

Conforme a Cogerh, somente em 2004 e 2011, o Ceará possuía mais açudes acima de 90% da capacidade até 11 de março dos respectivos anos. Em 2004, ano que marcou a maior recarga hídrica para o período, o Estado contava com 84 reservatórios sangrando e 16 com capacidade entre 90% e 99%. Já em 2011, eram 23 sangrando e oito próximos ao volume máximo.

Ceará

“A situação está sob controle”, afirma Moro sobre o Ceará

Ministro Sergio Moro em Fortaleza – Foto: Divulgação

Conforme anunciado na semana passada, o ministro Sergio Moro chegou em Fortaleza, no Ceará, na manhã desta segunda-feira (24), para acompanhar a Operação da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no estado. Moro sobrevoou a região ao lado do ministro da Defesa, o general Fernando Azevedo, e do Advgado-Geral da União (AGU) André Mendonça.

– É tempo de superar a crise e serenar os ânimos. Servir e proteger acima de tudo – declarou o ministro no Twitter.

O Ceará registrou um aumento no número de assassinatos após o motim dos policiais militares. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, o estado registrou 150 homicídios entre a última quarta-feira (19) e a manhã desta segunda.

– Não é uma situação de absoluta desordem nas ruas. As pessoas estão circulando nas ruas. Não existem, por exemplo, saques nem nada disso a estabelecimentos comerciais. Então, a situação está sob controle. Claro que dentro de um contexto relativamente difícil em que parte da polícia estadual está paralisada – avaliou Moro.

Ceará

Em meio a motim de PMs, Ceará tem 29 homicídios em 24 horas

Foto: Divulgação

O Ceará registrou o período mais violento do ano entre 6h de quarta-feira (19) e 6h de quinta. Foram 29 assassinatos no estado, conforme a Secretaria Estadual de Segurança Pública. O recorde das mortes ocorre em meio ao motim dos policiais e bombeiros militares do estado por aumento salarial. De 1º de janeiro a 18 de fevereiro deste ano, a média no Ceará foi de seis homicídios por dia. Até então, a data mais violenta do ano tinha sido 18 de janeiro, quando ocorreram 17 crimes violentos letais.

A violência, no entanto, continuou no Ceará. Na madrugada desta sexta-feira, foram registrados pelo menos mais dois assassinatos. No Bairro Vicente Pinzón, em Fortaleza, um adolescente de 16 anos foi surpreendido por cerca de sete homens que estava a bordo de várias motocicletas e foi morto a tiros. No Bairro José Walter, um tiroteio em uma praça deixou uma pessoa morta e outra ferida.

Ceará

Picolé de Cajuína São Geraldo é sucesso no verão cearense; 27 mil unidades vendidas em 72h

Foto: Reprodução

O picolé de refrigerante de caju, fruto da parceria entre Pardal Sorvetes e Cajuína São Geraldo, fez sucesso entre os cearenses em janeiro, durante lançamento. A ideia de juntar os dois produtos foi da professora de Tecnologia de Alimentos do curso de Farmácia da Unifametro e engenheira de Alimentos da Pardal Sorvetes, Cinthia Rebouças. A intenção, segundo ela, era fazer os sobrinhos, que amam picolé e o sabor de refrigerante, felizes.

“Tem duas coisas nas férias que não podem faltar em casa: refrigerante São Geraldo e picolé da Pardal”, comenta Cinthia. As empresas então apostaram no sabor imaginado pela professora.

Cinthia revela que os estudos começaram em março de 2019. Esses estudos foram necessários para entender a composição do refrigerante e transformar o sabor em picolé. Para chegar ao sabor, a Pardal utilizou o xarope do São Geraldo, que precisou passar por algumas mudanças até ser criada uma fórmula única para o picolé. Foram 18 testes até chegar ao produto final.

Em dezembro de 2019, o picolé ficou pronto e foi lançado no dia 14 de janeiro. Em apenas 72 horas foram vendidos cerca de 27 mil picolés de São Geraldo. “A gente imaginava que ia ser um sucesso, até porque o produto ficou muito bom. Mas não imaginávamos que ia ser desse nível.

Para mim, é uma satisfação profissional, desenvolver desde o começo, a sementinha da ideia pensando nos meus sobrinhos”, conta Cinthia.

Durante o processo, o picolé passou por várias análises, como a sensorial, que teve o objetivo de aprovar o sabor final do produto e saber qual seria a sensação do público ao consumir o picolé.

Essas etapas de produção, conduzidas pelo farmacêutico, são essenciais para garantir um produto de qualidade e com boa aceitação.

Por Tribuna do Ceará

Ceará » Rio Grande do Norte

RN recebe aeronave do Ceará para a Segurança Pública

A Secretaria do Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) recebeu, nesta sexta-feira (26), um helicóptero do Governo do Ceará. A parceria ocorrerá enquanto o Potiguar 01, pertencente ao Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), passa por manutenção.

A aeronave Fênix 03 é do mesmo modelo do Potiguar 01 – S350 B2 esquilo. Além da aeronave, o Ceará enviou um piloto e um mecânico. O custo de manutenção e do combustível será todo do Rio Grande do Norte.

Além de ações de Segurança Pública, o helicóptero também será utilizado para acompanhar, de forma preventiva, a situação das barragens do Estado.

O Camêra
Ceará » Rio Grande do Norte

Ceará atende pedido e emprestará helicóptero para o RN nesta quinta

Aeronave que virá ao Rio Grande do Norte

O Governo do Ceará confirmou nesta quarta-feira, 24, que vai emprestar ao Rio Grande do Norte uma das dez aeronaves que pertencem à Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). O empréstimo ocorre após pedido da governadora potiguar, Fátima Bezerra, uma vez que a única aeronave que o Estado tem está em manutenção.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, explicou que o equipamento do Ceará foi solicitado via ofício. “Fomos procurados pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte para cessão temporária de uma aeronave. Utilizamos o acordo do pacto integrador – que é uma iniciativa do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp) – para ceder a aeronave”, afirmou o secretário.

Os custos com o equipamento ficarão a cargo dos potiguares. “As despesas referentes à manutenção e combustível serão custeadas pelo Rio Grande do Norte”, detalhou André Costa.

O titular da Secretaria de Segurança cearense explicou ainda qual será a primeira missão que será desenvolvida no Estado potiguar com a aeronave. “Nessa primeira semana a missão é inclusive de caráter humanitário. O Ceará vai acompanhar e sobrevoar as regiões onde tem várias famílias passando por dificuldades por conta das enchentes. Então é uma ação em que conseguimos apoiar nossos irmãos potiguares, assim como em outras situações fomos ajudados por eles e por outros estados. A gente está sempre a postos para apoiar aqueles que precisam da nossa ajuda”, finalizou André.

A aeronave Fênix 03, do mesmo modelo que o Estado potiguar já opera – a S350 B2 esquilo – deverá ser enviada nesta quinta-feira, 25. “Nós enviaremos, além da aeronave, um piloto e um mecânico”, explicou o tenente coronel Marcus Costa, relações públicas e piloto da Ciopaer. Ele acrescentou ainda o que a aeronave fará em missão no RN. “A prioridade é o monitoramento de barragens e açudes em situação de alerta, além da realização de voos de segurança”, afirmou Marcus Costa.

PACTO INTEGRADOR DE SEGURANÇA INTERESTADUAL

A ação é possível graças à participação dos dois estados no Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual. O pacto estabelece o compromisso entre os estados, no desenvolvimento de ações de segurança preventivas, ostensivas, repressivas, de combates a incêndios, buscas, salvamento e resgate pré-hospitalar, além de atividades de defesa civil, incluindo as atividades das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar e da Perícia Forense.

Participam do pacto a União, o Distrito Federal e os estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, São Paulo e Tocantins.

SAIBA MAIS

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) do Ceará tem a terceira maior frota policial de aeronaves do Brasil, considerando todos os tipos de aeronave, e a maior em aeronaves biturbina e em voo por instrumentos, o que resulta em autonomia de sobrevoo a qualquer hora e em qualquer ponto do Estado, diminuindo o tempo médio de resposta para ocorrências a 30 minutos.

Atualmente, a Ciopaer dispõe de dez aeronaves em operação. Os equipamentos reforçam a atuação policial em resgates, missões, combate a incêndios e monitoramento do meio ambiente na Capital e no Interior.

Agora RN
Ceará » Morte

Professor mata a filha de 9 anos com tiro e tira a própria vida em seguida

Uma tragédia marca esta segunda-feira (8), em Russas, no interior do Ceará. Uma ocorrência de morte decorrente de disparo de arma de fogo seguida de suicídio mobilizou equipes de resgate e policiais durante o inicio da noite.

Informações chegadas, é quer um Professor chamado identificado até o momento por “André”, matou a filha de 9 Anos, com um tiro e se matou em seguida.

Segundo testemunhas, a arma que estaria sendo manuseada por André, disparou acidentalmente contra a criança, o pai não se conformou e se enforcou-se por culpa.

Uiraúna.net
Ceará » Policial

Médico é preso suspeito de jogar pedra em cabeça de criança de um ano

O médico deve responder por lesão corporal grave e tentativa de homicídio — Foto: Edson Freitas

O médico suspeito de jogar uma pedra na cabeça de um bebê de 1 ano foi preso na manhã desta quinta-feira (28), no Crato, na região do Cariri cearense. A agressão ocorreu após uma discussão entre ele e o pai da criança. O bebê sofreu traumatismo craniano e está internado há nove dias.

A agressão aconteceu no último dia 19 de fevereiro. Em depoimento na Delegacia Regional do Crato, o pai da criança informou que foi com a esposa e o filho a uma propriedade fazer uma cobrança de uma dívida no valor aproximado de R$ 1 mil, referente a serviços prestados ao suspeito, o médico e empresário. Por causa da dívida, os dois discutiram e entraram em luta corporal.

Ainda conforme o depoimento, o médico pegou um pedaço de madeira e espancou o pai da criança, que reagiu ferindo-o com um canivete. A esposa da vítima, ao ver a discussão, se aproximou dos dois com a criança nos braços. Foi quando o médico atirou uma pedra que acabou atingido a cabeça do bebê.

O pai relatou ainda que, ao virar as costas para socorrer o filho, foi atingido por trás com uma paulada um choque de taser elétrico. Mesmo assim, ele conseguiu correr para o carro com a mulher e levaram o bebê para um hospital em Barbalha.

Desde então, o bebê foi submetido a pelo menos duas cirurgias, a última na noite desta quarta-feira (27), e está em coma induzido.

Festa de aniversário

A festa de aniversário de um ano da criança estava marcada para o dia seguinte, segundo relato prestado à polícia. Os pais também disseram que passaram sete anos tentando gerar a criança. O bebê continua internado na Unidade de Terapia Intensiva da Maternidade de São Vicente, em Barbalha.

O mandado de prisão foi expedido na noite desta quarta-feira (27) e a prisão realizada nesta quinta-feira, quando o médico estava fazendo exercícios físicos em uma academia do Crato.

O suspeito vai ser ouvido e deve responder por lesão corporal grave e tentativa de homicídio, de acordo com o delegado Diogo Galindo, responsável pelo caso. Ainda segundo Galindo, o médico não esboçou nenhuma reação durante a prisão e foi conduzido “com muita tranquilidade, pois havia muitos populares”.

G1 CE
Ceará » Policial » Rio Grande do Norte

Transferidos para o RN durante ataques no Ceará, 39 presos deixam a Penitenciária Federal de Mossoró

Penitenciária Federal de Mossoró, na região Oeste potiguar

Trinta e nove presos que foram transferidos para o Rio Grande do Norte durante a série de ataques ocorridos no estado do Ceará, em janeiro, deixaram a Penitenciária Federal de Mossoró nesta quarta-feira (6) com destino a outras unidades federais. A informação foi confirmada ao G1 pela direção do presídio potiguar.

A transferência para outros presídios federais, a partir de Mossoró, já havia sido anunciada pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) quando a unidade potiguar recebeu a primeira remessa de presos no dia 9 de janeiro. Depois dessa, a penitenciária de Mossoró ainda voltou a receber presos no dia 11.

G1RN
Ceará » Policial

Moro autoriza força-tarefa para atuar em presídios do Ceará

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, autorizou a atuação de uma força-tarefa federal nos presídios do Ceará.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta nesta segunda-feira (28). A Força Tarefa de Intervenção Penitenciária, que é ligada ao Departamento Penitenciário Nacional, vai atuar no estado por 45 dias.

Os ataques contra o patrimônio público e privado no Ceará tiveram início em 2 de janeiro.

Há o registro de mais de 250 ataques em 50 cidades. A onda de violência começou após o governo do Ceará implantar a Secretaria de Administração Penitenciária para colocar em prática medidas de endurecimento contra os detentos.

A Secretaria de Segurança e Defesa Social do Ceará informou que 430 pessoas foram detidas por suspeita de envolvimento nos ataques.

O número de agentes que participarão da ação não foi divulgado pelo Ministério da Justiça por questões de segurança. Mas a equipe será formada por agentes especializados em intervenção prisional, agentes federais de execução penal, além de agentes penitenciários de outros sete estados e do Distrito Federal.

Os agentes vão atuar em atividades de vigilância, guarda e custódia dos presos com o objetivo de reforçar a segurança nos presídios do Ceará.

Esta é a terceira vez que e equipes do Departamento Penitenciário Nacional atuam em força-tarefa em presídios do país. Em 2017, os agentes atuaram nas penitenciárias de Alcaçuz (RN) e Boa Vista (RR).Policiais da reserva foram convocados para reforçar o policiamento. Na capital, há 150 PMs aposentados nas ruas. O governo não divulgou o efetivo empregado no interior do estado.

Folhapress

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!