JUSTIÇA: Lewandowski nega liberdade a João de Deus

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta sexta-feira pedido de liberdade do líder religioso João de Deus, preso desde 16 de dezembro do ano passado sob a acusação de assediar mulheres que procuravam atendimento em seu centro espiritual em Abadiânia (GO). Lewandowski também pediu informações bancárias de João de Deus ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Um dos motivos para prender o réu foi o risco de fuga, porque ele mantinha grande quantia em dinheiro guardada em casa.

Antes de Lewandowski tomar a decisão, o pedido de João de Deus foi tratado como uma espécie de batata quente no STF. Na semana passada, Gilmar Mendes alegou “motivo de foro íntimo” para abandonar a relatoria do caso. O habeas corpus foi sorteado, então, para o ministro Luiz Fux. Ontem, Fux também deixou o processo, pelo mesmo motivo. Hoje, o habeas corpus foi sorteado para a relatoria de Lewandowski.

Fux e Gilmar invocaram o parágrafo primeiro do artigo 145 do Código de Processo Civil, segundo o qual “poderá o juiz declarar-se suspeito por motivo de foro íntimo, sem necessidade de declarar suas razões”. Antes do estouro do escândalo de abuso sexual envolvendo João de Deus, alguns ministros do STF tinham relação estreita com ele. Quando ainda integrava a Corte, Carlos Ayres Britto ia a Abadiânia com frequência. Levou para lá o amigo Joaquim Barbosa, também ministro aposentado do tribunal. Barbosa foi atendido por João de Deus para auxiliar no tratamento de um problema que ele tinha nos quadris.

Na mesma época, Fux passou a frequentar o centro, bem como Luís Roberto Barroso. Ambos ficaram próximos de João de Deus. O presidente do STF, Dias Toffoli, também já foi atendido por João de Deus uma vez, levado por colegas da Corte.

O Globo

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza