Capitão Styvenson

Senador Styvenson vota a favor de projeto que proíbe abate de animais domésticos por centros de zoonoses

O senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) participou nesta quarta-feira (20) da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) que aprovou o PLC 17/2017, sobre a proibição do abate de gatos, cães e aves por órgãos de controle de zoonoses.

De acordo com o projeto, a única exceção é por eutanásia, no caso de enfermidades infectocontagiosas incuráveis, que ponham em risco a saúde de outros seres. “Os animais fazem parte da nossa vida e não podemos desprezá-los como se fossem lixo. É um problema ambiental que precisa ser considerado de forma consciente. Se houver realmente o risco de transmissão de doenças graves, há que haver o controle. Mas abater só para tirar das ruas é desumano”, afirmou Styvenson.

De acordo com o projeto que veio da Câmara dos Deputados, para que ocorra a eutanásia, será necessário o laudo de um responsável técnico, a partir de exames laboratoriais que comprovem o problema. Os documentos deverão ficar disponíveis, irrestritamente, aos protetores dos animais, que poderão acompanhar todo o processo submetido à Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605, de 1998).

O senador Styvenson Valentim participou, em agosto deste ano, da Campanha “Animal não é coisa” e é de sua autoria o projeto que assegura aos condôminos o direito de criar animais domésticos no interior de suas unidades, desde que sejam mantidos com higiene e saúde e que não causem dano, incômodo coletivo ou risco à segurança dos demais moradores, nem impeçam o bom uso das áreas comuns, sob pena de pagamento de multa ao condomínio.

Jair Sampaio

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!