Campanha estimula sociedade a sugerir melhorias para a escola pública do RN

Uma iniciativa pioneira no Rio Grande do Norte tem estimulado a sociedade a falar sobre a escola pública local. Em execução desde o final de outubro de 2015, a campanha “Aqui A Gente Aprende”, promovida pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) em parceria com o Instituto C&A, tem recebido críticas e sugestões de todo o Estado, que até o final do mês começam a ser encaminhadas para as secretarias estadual e municipais de Educação, a fim de que sejam acolhidas para a adoção de procedimentos.

Por meio de personagens reais de escolas públicas localizadas em Natal e em Parnamirim, a campanha publicitária mostra ser possível sim a qualidade na escola pública e convoca a sociedade potiguar para colaborar com a sua construção. Veículos de comunicação impressos e eletrônicos, ônibus e redes sociais têm sido utilizados como plataformas para a multiplicação da mensagem da iniciativa “Aqui A Gente Aprende”.

Dentre as contribuições, vindas por meio desses canais, pelo 0800-887-0484 ou via WhatsApp (98127-0484), a estruturação das escolas e a valorização dos profissionais da Educação são, até o momento, as mais recorrentes. “É preciso investir maciçamente na Educação, em sua infraestrutura e na qualidade e valorização dos seus profissionais, melhorando inclusive os salários para um patamar confortável, com o qual o professor possa dispor de tempo para se dedicar ao aperfeiçoamento do ensino”, relatou um dos cidadãos colaboradores da campanha.

Outras sugestões são mais específicas e também chegam às autoridades competentes. Uma delas trata do uso das escolas nos finais de semana, para a realização de atividades de leitura, estimulando a presença das famílias na instituição. Há também falas no sentido de criar ações conjuntas de secretarias municipais, para a promoção de cidadania no ambiente escolar. Fala-se ainda na necessidade de criar programas para lotar os professores de acordo com o endereço onde residem, aproximando-os da escola.

Recentemente, o atraso no início do ano letivo em algumas escolas tem motivado contatos por meio dos canais da campanha, principalmente relacionado a instituições que propiciaram experiências negativas em 2015. “No ano passado, só havia aula três vezes por semana e, por isso mesmo, as mães não podiam trabalhar… Os professores faltam demais e não seguem o cronograma de aulas”, reclama uma colaboradora, que utilizou o 0800 para informar a secretaria do seu município sobre a situação.

Segundo Cláudia Santa Rosa, diretora executiva do IDE, é importante que haja sensibilidade por parte das autoridades competentes no sentido de absorver essas informações e utilizá-las para melhorar a Educação. “Nossa grande mensagem é mesmo mostrar que é possível termos escolas públicas de qualidade, porém, é também uma oportunidade única para ouvirmos os atores envolvidos – estudantes, pais e professores – sobre como podemos atingir juntos esse objetivo”, comenta Cláudia.

Os dados reunidos com a campanha também estão sendo cruzados com outros coletados por meio de pesquisa de campo, realizada pelo IDE no Estado, em 2015. Dos entrevistados estudantes, 40,29% avaliaram a escola onde estudam como boa, 33,70% como ótima e 22,71% como regular. “Esses dados – 74% avaliam entre bom e ótimo – revelam como ainda somos pouco exigentes em relação à escola pública que é ofertada”, avalia Cláudia. Desse grupo, 65,93% declararam-se estudantes de escola pública. Essa avaliação apurada no ano passado tem auxiliado no alinhamento de informações coletadas a partir da iniciativa “Aqui A Gente Aprende”, que segue em curso com a sua primeira fase até o dia 15 de abril.

BG

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza