Arquivos:

Campanha

Começa a Semana Nacional para Doação de Medula Óssea

No ano em que comemora 25 anos, o REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) aproveita a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea (14 a 21 de dezembro) para destacar a importância da atualização do cadastro de doadores já inscritos no banco e lançar o selo comemorativo de aniversário. Um dado que torna ainda mais importante o pedido do REDOME é que neste ano foram atualizados cerca de 138 mil cadastros, número inferior a 2017 e superior a 2016, quando cerca de 90 mil cadastros foram atualizados.

Fazer com que os doadores cadastrados mantenham seus dados atualizados é um desafio para o REDOME e para qualquer outro registro em todo o mundo. Geralmente, os doadores permanecem de 20 a 25 anos inscritos e devem sempre procurar o registro para informar sobre qualquer alteração de um dado fornecido no momento do cadastro, como telefone, endereço, e-mail etc.

Campanha » Eleições 2018 » Rio Grande do Norte » Santana do Matos

ELEIÇÕES 2018: Homem é detido em Santana do Matos suspeito de crime eleitoral

Um homem foi detido suspeito de crime eleitoral na cidade de Santana do Matos, região Central do estado. O caso aconteceu no início da tarde deste domingo (7).

De acordo com a Polícia Militar, o suspeito foi pego distribuindo dinheiro e santinhos de um candidato a deputado estadual dentro de um colégio eleitoral. Ao todo, ele estava com R$ 487,25 e 43 panfletos. O homem foi conduzido à delegacia, pagou fiança e, em seguida, foi liberado.

Campanha » Saúde

Campanha Maio Roxo busca conscientizar sobre doenças inflamatórias intestinais

Após aderir a campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul, o Brasil participa este ano do chamado Maio Roxo. O objetivo é conscientizar a população sobre as doenças inflamatórias intestinais, que incluem a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. O ápice da campanha ocorre hoje (19), quando é lembrado o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal.

A estimativa dos organizadores do Maio Roxo é que, em todo o mundo, 5 milhões de pessoas vivam com a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. Ao todo, diversos países em pelo menos quatro continentes – entre eles, a Argentina, Austrália, o Canadá, Israel, o Japão, a Nova Zelândia, os Estados Unidos e 28 nações europeias – devem promover ações para marcar a data.

No Brasil, a Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Chron propõe ampliar a conscientização e melhoria na qualidade de vida dos pacientes por meio de caminhadas e da iluminação de monumentos como o Elevador Lacerda, em Salvador; o Cristo Luz, em Balneário Camboriú (SC); e a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre.

A doença de Crohn e a retocolite ulcerativa afetam diretamente o sistema digestivo e fazem com que o tecido intestinal se torne inflamado, provocando feridas e sangramentos facilmente. Ambas as doenças, segundo os organizadores do Maio Roxo, causam impacto tremendo no bem-estar físico e emocional do paciente.

“Não há cura ou causa conhecida e pouco se sabe sobre a dor e o sofrimento crônico a que pacientes com doenças inflamatórias intestinais corajosamente se submetem todos os dias de suas vidas”, publicou o site da campanha, gerenciado por instituições que representam pacientes com doença de Crohn e retocolite ulcerativa em 36 países

Agência Brasil
Campanha » Rio Grande do Norte » Vacina

Campanha de vacinação contra a gripe é antecipada no RN; veja quem deve se vacinar

Prevista inicialmente para o período de 30 de abril a 20 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2016 terá seu início antecipado para o próximo dia 25, no RN, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesap). A vacinação antecipada vai incluir todos os grupos prioritários e o Dia D de mobilização continua mantido para o dia 30.

Na última sexta-feira (14), o Programa Nacional de Imunizações (PNI) realizou um repasse do equivalente a 44,94% das doses destinadas ao Estado, que estão armazenadas na Rede de Frio Estadual. No Estado, a população a ser vacinada é de 776.019 mil pessoas, de acordo com dados do Programa Estadual de Imunizações da Sesap.

“Com o repasse, iniciaremos a entrega de 40% das vacinas nas Regionais e Grande Natal a partir de amanhã (19), para darmos início à vacinação na próxima semana”, afirma Zaira Santiago, responsável técnica pelo Programa Estadual de Imunizações no RN.

Grupos prioritários:

– Pessoas com 60 anos ou mais;

– Crianças de 6 meses até menores de 5  anos;

– Gestantes;

– Puérperas (até 45 anos pós-parto);

– Trabalhadores da saúde (todos os níveis  de complexidade);

– Povos indígenas;

– Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais;

– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;

– Adolescente e jovens sob medida socioeducativas (12 a 21 anos)

Portal No Ar
Campanha » Diversos

Campanha estimula sociedade a sugerir melhorias para a escola pública do RN

Uma iniciativa pioneira no Rio Grande do Norte tem estimulado a sociedade a falar sobre a escola pública local. Em execução desde o final de outubro de 2015, a campanha “Aqui A Gente Aprende”, promovida pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) em parceria com o Instituto C&A, tem recebido críticas e sugestões de todo o Estado, que até o final do mês começam a ser encaminhadas para as secretarias estadual e municipais de Educação, a fim de que sejam acolhidas para a adoção de procedimentos.

Por meio de personagens reais de escolas públicas localizadas em Natal e em Parnamirim, a campanha publicitária mostra ser possível sim a qualidade na escola pública e convoca a sociedade potiguar para colaborar com a sua construção. Veículos de comunicação impressos e eletrônicos, ônibus e redes sociais têm sido utilizados como plataformas para a multiplicação da mensagem da iniciativa “Aqui A Gente Aprende”.

Dentre as contribuições, vindas por meio desses canais, pelo 0800-887-0484 ou via WhatsApp (98127-0484), a estruturação das escolas e a valorização dos profissionais da Educação são, até o momento, as mais recorrentes. “É preciso investir maciçamente na Educação, em sua infraestrutura e na qualidade e valorização dos seus profissionais, melhorando inclusive os salários para um patamar confortável, com o qual o professor possa dispor de tempo para se dedicar ao aperfeiçoamento do ensino”, relatou um dos cidadãos colaboradores da campanha.

Outras sugestões são mais específicas e também chegam às autoridades competentes. Uma delas trata do uso das escolas nos finais de semana, para a realização de atividades de leitura, estimulando a presença das famílias na instituição. Há também falas no sentido de criar ações conjuntas de secretarias municipais, para a promoção de cidadania no ambiente escolar. Fala-se ainda na necessidade de criar programas para lotar os professores de acordo com o endereço onde residem, aproximando-os da escola.

Recentemente, o atraso no início do ano letivo em algumas escolas tem motivado contatos por meio dos canais da campanha, principalmente relacionado a instituições que propiciaram experiências negativas em 2015. “No ano passado, só havia aula três vezes por semana e, por isso mesmo, as mães não podiam trabalhar… Os professores faltam demais e não seguem o cronograma de aulas”, reclama uma colaboradora, que utilizou o 0800 para informar a secretaria do seu município sobre a situação.

Segundo Cláudia Santa Rosa, diretora executiva do IDE, é importante que haja sensibilidade por parte das autoridades competentes no sentido de absorver essas informações e utilizá-las para melhorar a Educação. “Nossa grande mensagem é mesmo mostrar que é possível termos escolas públicas de qualidade, porém, é também uma oportunidade única para ouvirmos os atores envolvidos – estudantes, pais e professores – sobre como podemos atingir juntos esse objetivo”, comenta Cláudia.

Os dados reunidos com a campanha também estão sendo cruzados com outros coletados por meio de pesquisa de campo, realizada pelo IDE no Estado, em 2015. Dos entrevistados estudantes, 40,29% avaliaram a escola onde estudam como boa, 33,70% como ótima e 22,71% como regular. “Esses dados – 74% avaliam entre bom e ótimo – revelam como ainda somos pouco exigentes em relação à escola pública que é ofertada”, avalia Cláudia. Desse grupo, 65,93% declararam-se estudantes de escola pública. Essa avaliação apurada no ano passado tem auxiliado no alinhamento de informações coletadas a partir da iniciativa “Aqui A Gente Aprende”, que segue em curso com a sua primeira fase até o dia 15 de abril.

BG
Caicó » Campanha

Campanha: “Em Baixo e Bom Som” será desenvolvida em Caicó

Além de Natal e Mossoró, a Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM) vai iniciar a Campanha Educativa “Em Baixo e Bom Som” em Caicó. A informação foi confirmada pelo comandante da CIPAM no município, Tenente Rafael Victor.

O objetivo é orientar e fiscalizar o uso abusivo do som. “Vamos intensificar e desenvolver essa campanha aqui em Caicó. Serão feitas blitzs educativas e distribuição de cartilhas explicando tudo sobre poluição sonora. Já estamos distribuindo algumas cartilhas, mas essa semana vamos fazer as blitzs em parceria com a PRF e com o 3º DPRE. Vamos parar os carros e orientar sobre poluição sonora”, disse o comandante.

Os principais locais de fiscalização estão sendo as praias dos litorais Sul e Norte da Região Metropolitana, nas praias de Tibau, na Região Oeste e na cidade de Caicó, no Seridó, mas a ação poderá ser estendida para outras localidades.

Caicó Digital
Caicó » Campanha » Saúde

Campanha mobiliza redes sociais para salvar garoto caicoense

Vinícius está precisando urgentemente de Sangue A+ e Plaquetas.

Vinícius está precisando urgentemente de Sangue A+ e Plaquetas.

A família do garotinho Luís Vinícius da Costa Azevedo, 8 anos, residente na rua João Maximiano de Araújo, no bairro João XXIII, zona oeste de Caicó, está aflita e está mobilizando as redes sociais, pois Vinícius está precisando urgentemente de SANGUE A+ e PLAQUETAS.

O Vinícius é filho do Gari (município de Caicó) Elissandro Araújo de Azevedo e da dona de casa Eliane Cristina da Costa. O blog Jair Sampaio conversou com a mãe do garoto, Dona Eliane… “Até o momento não chegou nada, mas confio em Deus e no povo de bom coração”, disse.

O humilde casal aguarda a nossa ajuda: Celular para contato: (84) 9.9948-6466 Eliane (Mãe)

*HEMOVIDA

Endereço: Av. Nilo Peçanha, 199 – Petrópolis, Natal – RN, 59012-300
Telefone:(84) 3202-3981…Ver mais

*HEMONORTE

Endereço: Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 1800 – Tirol, Natal – RN, 59015-350
Telefone:(84) 3232-6701

ATENÇÃO: O Hemocentro de Caicó não coleta plaquetas, apenas sangue

Jair Sampaio
Campanha » Notícias

Campanha Novembro Azul alerta para prevenção do câncer de próstata

Por ano, são feitos no Brasil cerca de 69 mil diagnósticos de câncer de próstata. Para conscientizar homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico desse tipo de câncer, entidades médicas em todo o mundo iniciam neste mês campanha chamada Novembro Azul. No Brasil, a campanha será lançada oficialmente hoje (1º), durante o 35º Congresso Brasileiro de Urologia, no Rio de Janeiro. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro.

De acordo com o médico Alfredo Canalini, membro da Comissão de Comunicação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o foco da campanha é conscientizar os homens para que façam o exame de próstata, principalmente aos 50 anos, e mais ainda para aqueles que são do fator de risco, que envolve história familiar forte para câncer de próstata e homens afrodescendentes. “A gente lamenta que alguns desses casos [câncer de próstata] não são feitos no momento em que a doença é inicial. Por isso, a gente enfatiza muito o aspecto do exame rotineiro do homem”, disse ele.

Campanha » Currais Novos

Advogado curraisnovense lança campanha para ajudar famílias que sofrem com a seca

Fahad Mohammed participou do programa do Pastor João Batista e lançou uma campanha que busca ajudar famílias em situação de risco por causa da seca.

Fahad Mohammed 

Nesta terça (08) o advogado curraisnovense Fahad Mohammed participou do programa do Pastor João Batista e lançou uma campanha que busca ajudar famílias em situação de risco por causa da seca.

“Eu vi uma campanha parecida que um pesquisador chamado Thiago Gonzaga está fazendo para ajudar pessoas em Acari e achei bacana a ideia e resolvi fazer o mesmo pra ajudar pessoas aqui na cidade”, disse Fahad no programa televisivo.

A partir da tarde desta terça 150 livros estarão disponíveis na Livraria A Mina de Ouro, na Rua João Pessoa, e quem quiser colaborar com a campanha poderá trocar um quilo de alimento ou cinco reais por um exemplar do livro de poesias Reflexos da Solidão, de autoria do próprio advogado. Ele ainda convidou outros escritores locais a integrarem essa campanha.

“Currais Novos é um celeiro de grandes escritores, gostaria de publicamente convidá-los a fazerem parte dessa campanha. É preciso que tenhamos vontade e atitude para ajudar as pessoas”, finalizou.

Campanha

Assembleia Cidadã lança campanha que beneficia idosos

Ação pretende arrecadar material de limpeza e fraldas geriátricas para doação a abrigos

Ação pretende arrecadar material de limpeza e fraldas geriátricas para doação a abrigos

Com o tema “Sua doação é um presente!”, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte lança na próxima terça-feira (1) uma campanha para arrecadação de material de limpeza e fraldas geriátricas que serão doados a abrigos de idosos da capital. A ação é uma iniciativa da Assembleia Cidadã em homenagem ao Dia do Idoso, comemorado em 1 de outubro.

“A atuação da Assembleia vai além das funções legislativas. A Casa é sensível aos problemas sociais e busca constantemente chamar a atenção da população para questões de grande relevância e interesse social. A campanha é um gesto em favor daqueles que tanto contribuíram com a nossa sociedade”, afirma o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB).

A arrecadação dos materiais será feita durante todo o mês de setembro. As doações podem ser feitas nos postos de coleta disponibilizados na sede da Assembleia Legislativa, no Instituto do Legislativo Potiguar (ILP) e no prédio do Procon Legislativo.

Para celebrar o Dia do Idoso e marcar o encerramento da campanha, será promovida uma ação no Parque das Dunas com a realização de atividades de saúde e bem-estar voltadas aos anciãos. O evento acontece no dia 1 de outubro, das 8 às 17 horas. Para ver a programação completa acesse www.al.rn.gov.br.

“O nosso apelo é para que cada indivíduo exerça o seu papel de cidadão e contribua com a causa. Os abrigos existentes no Estado são filantrópicos e, dessa forma, mantidos por meio de donativos. Os pequenos gestos, quando somados, tornam-se vultosos e trazem grandes colaborações”, comenta Magaly Cristina, coordenadora da Assembleia Cidadã.

Audiência Pública
Atenta à causa, a Assembleia Legislativa debateu na última segunda-feira (24), em audiência pública proposta pelo deputado Gustavo Fernandes (PMDB), a situação dos abrigos de idosos do Rio Grande do Norte. O evento reuniu políticos, religiosos e representantes de instituições governamentais e civis, que cobraram a construção de abrigos por parte do Poder Público.
ALRN

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!