Brasil é o quarto país que mais produz lixo no mundo, diz Fundo Mundial para a Natureza

A WWF – World Wide Wide Fund for Nature (Fundo Mundial para a Natureza) revelou que o Brasil produziu 11,3 milhões de toneladas de lixo plástico, ficando atrás apenas dos Estados Unidos da América, China e Índia.

Os números apontam ainda que o país sul-americano apenas recicla 145 mil toneladas, o que equivale a 1,28% desse lixo.

“O plástico não é inerentemente nocivo. É uma invenção criada pelo homem que gerou benefícios significativos para a sociedade. Infelizmente, a maneira como as indústrias e os Governos lidaram com o plástico e a maneira como a sociedade o converteu numa conveniência descartável, de uso único, transformou esta inovação num desastre ambiental mundial”, escreveu a WWF, na sua página da internet.

No Brasil, o destino de 7,7 milhões de toneladas de plástico são os aterros sanitários e outras 2,4 milhões de toneladas são descartadas de forma irregular, sem qualquer tipo de tratamento, em lixeiras a céu aberto.

“Aproximadamente metade de todos os produtos plásticos que poluem hoje o mundo foram criados após o ano 2000. Este problema tem apenas algumas décadas e, ainda assim, 75% de todo o plástico produzido já foi descartado”, explica a organização não-governamental.

O estudo realizado pelo WWF analisou a relação com o plástico em mais de 200 países e apontou que o Brasil produz, em média, um quilo de lixo plástico por habitante a cada semana.

O Fundo Mundial para a Natureza lança o alerta para a necessidade de adotar medidas: “O próximo passo para que haja soluções concretas é trabalharmos juntos, através de marcos legais, que chamem à ação os responsáveis pelo lixo gerado. Só assim haverá mudanças urgentes na cadeia de produção de tudo o que consumimos”, afirmou diretor executivo do WWF no Brasil, Mauricio Voivodic.

O volume de plástico que vai parar aos oceanos todos os anos é de aproximadamente 10 milhões de toneladas, o que equivale a 23 mil aviões Boeing 747 a aterrarem nos mares e oceanos todos os anos – são mais de 60 por dia, comparou a organização não-governamental.

Neste ritmo, até 2030, encontraremos o equivalente a 26 mil garrafas de plástico no mar por cada km2, revela o estudo conduzido pelo WWF.

A proposta para um acordo global com o intuito de conter a poluição por plásticos será votada na Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA-4), que será realizada em Nairóbi, no Quênia, de 11 a 15 de março.

JN

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza