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Bem estar

SPINNING: Conheça os benefícios para a saúde de quem pratica a atividade

Desde 1995 no Brasil, uma das atividades que mantém e ganha cada vez mais adeptos nas academias é o spinning, modalidade aeróbia praticada em bicicletas estacionárias especialmente desenvolvidas para este tipo de treino, que simulam trajetos com variações de força e velocidade, alternando a frequência cardíaca e respiratória. “Diferente dos treinos nas bicicletas ergométricas, o spinning não utiliza o método contínuo, onde o aluno escolhe um nível e permanece nele durante toda a aula. Durante as sessões da modalidade são aplicadas diversas técnicas, tal como o método intervalado, garantindo assim uma maior variedade de exercícios e uma aula mais motivante”, explica Geraldo Chamilet, personal trainer e especialista em spinning da 2 Spin. (mais…)

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SAÚDE: 5 orientações para dormir bem em dias quentes

Acordar várias vezes durante a madrugada ou ter dificuldades para adormecer são situações comuns nas noites de verão. Nesta época, os termômetros marcam altos índices de temperatura e o clima em casa torna-se abafado e desconfortável.

De acordo com a Especialista do Sono, Dra. Luciane Mello, isso acontece porque quando a temperatura passa dos 27 graus, o nosso cérebro direciona o seu trabalho para a manutenção da temperatura corporal e acaba não relaxando. “O ideal é que o ambiente de repouso esteja com temperatura de 20-22 graus, condição necessária para que o corpo perca a quantidade de calor que acumulou durante o dia”, comenta a especialista.

Para driblar o desconforto durante o verão e dormir tranquilamente, confira algumas recomendações da Dra. Luciane Mello:

– Não pratique exercícios até 3 horas antes do horário habitual de dormir. O aumento da temperatura durante a atividade, além de ativar o organismo, retém calor e, consequentemente, dificulta o início do sono;

– Opte por lençóis de algodão que são mais frescos e permitem a transpiração, além de pijamas com tecidos leves;

– Conte com a ajuda de um ventilador ou ar condicionado para refrescar o ambiente; Uma bacia de água no ambiente, no caso do ar condicionado, é bastante recomendado para diminuir o ressecamento causado por esse artifício;

– Mantenha o corpo bem hidratado durante o dia inteiro;

– Para refrescar e relaxar, tome um banho bem fresco antes de dormir.

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SAÚDE: Banho frio realmente é bom para a pele, cabelo e metabolismo?

Prega a sabedoria popular que um banho frio faz bem para o cabelo, a pele, o metabolismo e até mesmo o humor. Mas será que uma simples água fria é tudo isso mesmo? Talvez.

Beleza

Primeiro, vamos falar dos possíveis benefícios de beleza da prática. Segundo a dermatologista Jessie Cheung, em entrevista ao Health.com, “o frio vai fechar as cutículas abertas e bloquear a umidade para evitar quebra”. Em relação à pele, a água fria inicialmente ajudará a contrair os vasos sanguíneos, isso irá temporariamente fechar os poros e diminuir a vermelhidão e o inchaço. Além disso, temperaturas mais baixas aumentam a circulação (é maneira do seu corpo se manter quente), o que se reflete em um rosto com um brilho saudável, por exemplo.

Humor

As evidências para os benefícios de um banho frio para melhorar o humor são um pouco mais fracas. Um estudo publicado na revista científica International Journal of Circumpolar Health analisou a prática da “natação de inverno”, prática popular na Finlândia. Seus resultados sugerem que dar um mergulho regularmente nas águas geladas (os participantes costumavam nadar quatro vezes por semana) pode melhorar a energia e o bem-estar geral. Outro artigo publicado no fórum científico Medical Hypotheses descobriu que dois ou três minutos de ducha fria já são o suficiente para ajudar a aliviar os sintomas depressivos.

Metabolismo

Sobre o papel da água fria no aumento do metabolismo, existem pesquisas que sugerem que temperaturas baixas podem ativar a gordura marrom, um tipo de gordura responsável pelo aumento da queima calórica. Em um pequeno estudo realizado em 2014, homens expostos a um ambiente frio apresentaram um aumento na quantidade e gordura marrom presente no corpo e atividade metabólica correspondente. Apesar disso, é importante ressaltar que ainda não existe nenhuma pesquisa afirmando ou sugerindo que um banho frio pode contribuir para a perda de peso.

Banho quente

Entre todos os benefícios possivelmente relacionados ao banho frio, talvez o mais importante seja o fato de que ele evita o banho quente. Esse sim é o principal vilão, da pele e do cabelo pelo menos. “A água quente retira alguns dos óleos naturais protetores da pele”, afirma o dermatologista Lance Brown ao Health.com. Isso pode deixar a pele seca e pruriginosa. E esse hábito é especialmente prejudicial na melhor época do ano para um banho fervendo: o inverno, quando o ar frio e o calor seco dos ambientes internos já tornam a pele naturalmente mais seca.

Morno e rápido

A boa notícia: “Você não precisa passar frio por muito tempo para ver os benefícios da água fria para pele e o cabelo. Um jato de cerca de dez segundos de água fria no fim do banho já vai fazer esse efeito.“, afirma Jessie.

Mas se você é daqueles que não suporta um banho frio, não se preocupe. Para manter a pele e o cabelo com uma aparência brilhante e saudável, Brown recomenda banhos curtos, com duração de dez minutos em água morna ou levemente fria, acompanhado de um sabonete suave e sem fragrância e finalize secando seu corpo com uma toalha macia, seguido de um hidratante na pele ainda úmida.

 

Veja
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Projeto JEITO LEVE DE SER comemora um ano de boas experiências

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O grupo é formado por sete mulheres e já conseguiram eliminar mais de 70 quilos juntas. 

Criado em dezembro de 2013, o projeto JEITO LEVE DE SER foi idealizado por Ana Dheisy Batista de Souza Pinheiro (30) que, lutando contra a obesidade, começou a acompanhar na internet blogs que divulgavam o diário alimentar, assim como atividades físicas e dificuldades do dia a dia de outras pessoas acometidas pelo mesmo problema.

Encantada com os primeiros resultados, quase sempre positivos, Dheisy criou um grupo no Whats App com o objetivo de promover a troca de experiências com as amigas mais próximas, que logo foram aderindo à proposta. E aquilo que era para ser apenas um incentivo para ela, passou a ser uma pequena rede de auto-ajuda.

Hoje, o grupo é encabeçado por sete mulheres, todas com histórias inspiradoras de superação, que já conseguiram eliminar mais de 70 quilos juntas e, mesmo sendo tão diferentes, conseguem se completar. Segundo elas, esses são os segredos do sucesso: aceitação, respeito, espírito solidário, companheirismo e amor.

De diferentes idades, profissões e interesses, cada uma com sua identidade, defeitos e qualidades, diariamente se ajudam e se mantêm firmes na alimentação saudável, na prática de exercícios físicos e na busca da melhoria da qualidade de vida. Quando uma precisa, todas se dispõem a ajudar, assim como se dedicam a ajudar também a outras pessoas. Aliás, esse é mais um propósito do grupo, “fazer o bem sem olhar a quem”. Hoje, cada uma dessas sete mulheres, ajudam várias outras pessoas que querem alcançar o mesmo objetivo.

No 1° aniversário do PROJETO JEITO LEVE DE SER as divas: Ana Dheisy Batista de Souza Pinheiro (30), Gilmara Cristiane Vitor Menezes (37), Heloisa Helena Furtado de Oliveira (31), Janne Kelly de Araújo Nunes (26), Lyadja Giúlia Gomes dos Santos Galvão (26), Márcia Carla de Araújo Silva (40) e Railka Viviane de Araújo Lima Trindade (27) comemoraram com um ensaio fotográfico, cujo intuito é mostrar que a beleza está na essência humana.

No dia das fotos, elas se arrumaram e se divertiram muito. Em meio à maquiagem disseram: “não somos manequins, somos mulheres comuns, casadas, mães, profissionais que, mesmo com as dificuldades do dia a dia, encontramos tempo e motivos para cuidarmos da nossa feminilidade, vivemos e pensamos de forma leve, procuramos dar à vida as cores do amor”. Com essa filosofia, elas destacaram a parceria do grupo na troca de energias positivas, de receitas saudáveis e exercícios que realizam.

Ao serem questionadas sobre o segredo da união do grupo, elas são unânimes na resposta: “Entre nós não há competição, torcemos pelo sucesso uma da outra, nossas diferenças nos completam. Não sabemos de onde vem tanta cumplicidade, deve ser providência de Deus, a única certeza que temos é que queremos ajudar a outras pessoas que sofrem com a obesidade”.

De personalidades fortes, as meninas do JEITO LEVE DE SER servem de incentivo e inspiração e deixam bem claro que não buscam o corpo perfeito, nem os melhores resultados em se tratando de estética. O que elas buscam é o equilíbrio do bem-estar pessoal com o meio em que vivem. Para finalizar, elas deixam o seguinte recado: “para alcançar objetivos de sucesso é fundamental que se tenha META, DESEJO DE MUDAR E FORÇA DE VONTADE PARA REALIZAR”. Nossos agradecimentos especiais aos nossos parceiros Hering, Tendência, Academia Agitação na pessoa de Paulinha, Ayane Make up, Estúdio Mazilton Galvão, Salto Dezoito e Athleta Fitness.

Mazilton Galvão

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