Arquivos:

Barragem de Oiticica

Projetada para ser entregue no final de 2016, Barragem de Oiticica está 70% concluída

Projetada para ser entregue no final de 2016, a Barragem de Oiticica ainda está com 70% das obras físicas concluídas. Mesmo atrasado em mais de dois anos, o serviço corre o risco de parar. Um alento para a situação daquele que, quando pronto, será o segundo maior reservatório do Rio Grande do Norte deve vir de um plano de investimentos do Governo Federal no valor de R$ 15,7 bilhões para o semiárido nordestino. Este projeto será lançado pelo ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, nesta quinta-feira, 11.

Gustavo Canuto, conforme disse a governadora do Estado, Fátima Bezerra, do PT, assegurou recursos para evitar que os serviços parem no reservatório que está sendo construído em Jucurutu, na região Seridó. “O ministro assumiu o compromisso de que até sexta-feira (12) dará um posicionamento sobre a liberação imediata de recursos para evitar a paralisação das obras de Oiticica. A paralisação não pode acontecer, de maneira nenhuma”, disse a gestora.

A promessa do ministro foi feita em reunião de políticos do estado e especialistas em recursos hídricos com o ministro Canuto. Quem também participou do encontro foi o arcebispo metropolitano de Natal, D. Jaime Vieira Rocha. O sacerdote disse que saía da audiência “cheio de muitas esperanças de que a barragem será finalmente concluída”.

“O Governo do Estado firmou compromisso de trabalhar de maneira incansável para que o cronograma seja cumprido, ou seja, concluir a obra até o fim de 2019 para ser entregue em 2020”, disse Fátima Bezerra, estabelecendo um novo prazo para a obra.

De acordo com o Governo do RN, além da Barragem de Oiticica, outros nove projetos hídricos do estado serão contemplados com os investimentos prometidos até 2035. Um deles é o Eixo Norte – Trecho 4, que vai levar água da transposição do Rio São Francisco para a Bacia Apodi/Mossoró.

Portal no Ar
Barragem de Oiticica » Francisco do PT

Deputado Francisco do PT produz vídeo para mostrar a grandiosidade da obra da Barragem de Oiticica

O deputado Francisco do PT, presidente da Frente Parlamentar das Águas na ALRN, visitou as obras do complexo da Barragem de Oiticica, em Jucurutu, na data em que se comemorou o Dia Mundial da Água.

Ele aproveitou o dia para acompanhar o andamento dos trabalhos e falar sobre a importância da obra sonhada há décadas, que terá capacidade para armazenar quase 600 milhões de metros cúbicos de água.

Em um vídeo produzido pelo parlamentar, ele reforçou o apoio em favor não apenas da barragem, mas também dos moradores da região, que serão relocados para uma nova vila, que está em construção.

Confira o vídeo!

Barragem de Oiticica

Para coibir pesca ilegal, poluição e abusos de motoristas, PM fiscaliza banho na barragem de Oiticica

A Polícia Militar, por meio da Companhia Independente de Policiamento Ambiental, iniciou neste domingo (24) um trabalho preventivo para coibir abusos que vê ocorrendo na barragem de Oiticica, na região Seridó potiguar.

O objetivo é proibir a pesca ilegal, já que está em vigência a piracema (período de reprodução de peixes de água doce), o descarte irregular de lixo, poluição sonora, além de crimes de trânsito.

O reservatório ainda está em construção. Porém, com as boas chuvas registradas no início do ano, uma das paredes secundárias da barragem começou a sangrar – atraindo centenas de visitantes.

O movimento no balneário torna-se ainda maior durante os finais de semana.

“Não estamos querendo impedir o banho nem a diversão de ninguém.Mas abusos precisam ser evitados.Estão lavando veículos dentro da água, além da pesca irregular. Nossa missão é fiscalizar e dar segurança, visto a grande quantidade de pessoas. Assim, fomos de barraca em barraca para orientar para não jogarem lixo. A poluição sonora também é uma preocupação”, reforçou o tenente Rafael Victor, comandante da Cipam na região.

G1 RN
Barragem de Oiticica » Jucurutu

Ainda em construção, barragem de Oiticica está perto de ‘sangrar’

Com 70% de obras realizadas – pelo menos na parte estrutural – a barragem de Oiticica, em Jucurutu, região Oeste potiguar, acumula 5 milhões de metros cúbicos de água, segundo a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte. Isso representa menos de 1% da capacidade total prevista para a barragem, mas a imagem já chama a atenção de quem visita a região.

Um vídeo feito pelo secretário do Comitê da Bacia Hidrográfica Piancó-Piranhas-Assu e assessor do movimento dos atingidos pela construção do Complexo Barragem de Oiticica, Procópio Lucena, mostra uma calha secundária da barragem, com a água prestes a “sangrar”.

“É esta calha que ficará aberta para o escoamento das águas do rio Piranhas até que todas as obras sociais do Complexo barragem de Oiticica sejam concluídas. Só após isso, ela será fechada. Fruto das chuvas as águas desta calha, a água está transbordando em direção a Jucurutu-Barragem Armando Ribeiro”, afirmou Procópio.

A imagem foi confirmada pelo secretário de Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti. De acordo com ele, trata-se do braço esquerdo do rio, que foi deixado com a “cota” (altura) mais baixa justamente para sangrar e não atrapalhar os serviços que estão sendo feitos em outras partes da barragem. “A cota nessa parte está em 88, até que a obra termine. Então ela irá para 115 – um metro a mais que a principal, que vai ter um 114”, explicou o secretário.

A “sangria” na região não causa risco às obras, nem aos moradores da região, segundo o secretário. De acordo com ele, na repactuação da obra ficou definido o prazo até dezembro deste ano para que a barragem seja concluída. Ainda segundo ele, o que mais o preocupa atualmente são as obras “sociais”, que envolvem transferência de moradias, por exemplo.

“As obras sociais estão um pouco mais atrasadas. Vamos nos empenhar mais nessa parte para poder concluir o quanto antes”, disse o secretário.

G1 RN

Últimos Eventos

03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!