Arquivos:

Artesanato » Rio Grande do Norte

Fátima promete regulamentar a profissão de artesão

Nesta segunda-feira (28), a governadora Fátima Bezerra (PT) prometeu implementar a Lei Nº 599/2017, que regulamenta o Programa de Artesanato do RN (Proarte-RN) e a profissão de artesão no estado. A promessa foi feita na abertura oficial da 24ª Feira Internacional de Artesanato (Fiart), no Centro de Convenções de Natal.

“Vamos construir coletivamente e implementar o Plano Estadual de Promoção do Artesanato Potiguar, que será a aplicação da Lei 599 e trará mais iniciativas como a Fiart, possibilitando a ampliação do mercado de artesanato em todo o estado. Valorizar o artesão, é também uma prioridade do governo”, afirmou.

A Fiart integra o calendário oficial de eventos do Rio Grande do Norte e acontece sempre durante o período de alta estação, quando o estado recebe o maior número de turistas. O evento movimenta a economia local, gerando renda e divulgando o trabalho dos artesãos potiguares, brasileiros e estrangeiros. Este ano, expõem na feira artesãos de Senegal, Bolívia, República Tcheca, Peru, Madagascar e Colômbia.

Artesanato » Currais Novos

CURRAIS NOVOS: Prefeitura realizará cadastro dos artesãos entre 07 e 17 de março

A Prefeitura Municipal de Currais Novos através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMTUR) realizará a partir desta terça-feira (07) na “Sala do Empreendedor” (Av. Cel José Bezerra, 10, anexo da SEMTUR) o cadastramento dos artesãos do município, ação que acontecerá até o dia 17 de março das 8h às 12h. Para se cadastrar, o artesão deverá apresentar documentos como o RG, CPF e Comprovante de Residência.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o cadastro tem como objetivo saber a quantidade destes profissionais que atuam no município e quais segmentos de trabalho, para que a partir dos dados obtidos a SEMTUR realize um planejamento melhor das ações a serem realizadas com estes trabalhadores durante o ano. Após o cadastramento, a Secretaria de Turismo realizará uma reunião com todos os artesãos para discutir a realização de cursos e a participação em feiras e eventos que fortaleçam essa importante atividade para o desenvolvimento e geração de emprego e renda na cidade.

João Bezerra
Artesanato » Rio Grande do Norte

Artesanato potiguar se destaca durante feira em São Paulo

O grupo do Rio Grande do Norte comercializou 30.522 peças de diferentes tipologias, além dos pedidos encomendados.

O grupo do Rio Grande do Norte comercializou 30.522 peças de diferentes tipologias, além dos pedidos encomendados.

Doze artesãos potiguares, que participaram da Feira de Artesanato Brasil Original, encerram o evento com um volume de vendas superior a R$ 172 mil. A feira começou no dia 20, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, e encerrou neste último domingo (23), atraindo um público de mais de 18 mil pessoas. A proposta era ampliar a visibilidade desses produtos e dos produtores perante o mercado.

Realizada pela primeira vez pelo Sebrae, a feira expôs peças do artesanato brasileiro produzidas por 320 artesãos de 25 estados brasileiros. No Rio Grande do Norte, foram selecionados 12 artesãos participantes do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) que trabalham as seguintes tipologias: cerâmica, areia colorida, madeira, cerâmica em cipó, couro, fibra de junco, cerâmica sacra, fibra de sisal, arte em papel, renda de bilro, tecido, fio e palha de carnaúba. A ação é resultado de uma parceria do Sebrae no Rio Grande do Norte com o governo do estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e Assistência Social (SETHAS).

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!