Arquivos:

Arte » Cultura » Currais Novos

CULTURA: Em parceria com artistas, Prefeitura recupera antigo prédio para instalar “Solar das Artes”

O antigo prédio na esquina da Avenida Cel. José Bezerra com a Praça Tomaz Salustino em Currais Novos abrigará um novo centro cultural em breve. Em visita ao espaço nesta segunda-feira (21) o Prefeito Odon Jr conferiu a recuperação que está sendo realizada no local através da parceria da Prefeitura com os artistas locais. “Estive hoje com Ronaldo Gomes, Presidente da Fundação Cultural José Bezerra Gomes, e com o produtor cultural Francinaldo Moura, no espaço que será destinado para um espaço cultural, o ‘Solar das Artes”, comentou o Prefeito Odon Jr, lembrando também que esta foi uma sugestão da vereadora Tércia Leda.

Construído em 1924, o prédio de dois pavimentos foi moradia de Aproniano Pereira, Fórum Municipal e Secretaria Municipal de Administração. No pavimento superior terá uma Pinacoteca com exposição de artes, salas para aula de violão, flauta, ensaio de bandas, aula de dança, espaço para oficinas de artes e realização de eventos culturais. “A Prefeitura tem buscado valorizar a cultura local ampliando os espaços culturais de formação e socialização dos artistas e comunidade”, disse o Prefeito Odon Jr.

João Bezerra
Arte » Cultura » Currais Novos » Desenvolvimento

Teatro Municipal de Currais Novos atinge mais de 80% de execução; Prefeito Odon Jr visita obra

Uma obra aguardada há 10 anos pelos currais-novenses já chega à sua fase final com o ritmo acelerado em sua execução. O Teatro Municipal de Currais Novos, construído na Rua Serra Negra/JK, é um sonho antigo da classe artística do município e da população, e atingiu recentemente um percentual de conclusão em 83,67%. Na manhã desta terça-feira (20), o Prefeito Odon Jr e o Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SEMOSU), Lucas Galvão, visitaram o Teatro. “A obra vem avançando e já foi solicitada a segunda medição à Caixa Econômica e a previsão é que na terceira medição ela seja finalizada”, comentou o Prefeito, lembrando que a obra do Centro Cultural inclui apenas a estrutura física do prédio sem o mobiliário. “Este Teatro servirá e muito ao movimento cultural de Currais Novos e da região, sendo uma opção de entretenimento e cultura para a população”.

O TEATRO

Construído numa área total de 1.575,50m², o Teatro Municipal de Currais Novos terá capacidade para aproximadamente 380 pessoas, palco italiano, 4 camarotes, 3 camarins (todos com banheiro), 4 banheiros sociais (adaptados), áreas com acessibilidade, foyer (onde os espectadores aguardam o início da apresentação), estacionamento, bilheteria e área administrativa.

Arte » Solidariedade

Filme sobre Irmã Ananília será lançado neste sábado (17), em Caicó

O filme “Irmã Ananília – Mãe dos Pobres” será exibido no Centro Cultural Adjuto Dias, neste sábado (17), dentro da programação do projeto Cinema no Teatro.

Lançado em abril de 2017, o filme conta a história da criação da Casa do Pobre e a trajetória da vida de irmã Ananília. Ela é fundadora da instituição filantrópica sediada em Currais Novos, da qual é presidente emérita.

Por mais de trinta anos, ela também trabalhou no Educandário Santa Teresinha, em Caicó, como professora de educação física. Essa passagem da sua vida é relatada no filme.

No sábado, irmã Ananília estará em Caicó participando do lançamento do longa-metragem e autografando os filmes, que estarão à venda no Centro Cultural. As pessoas que quiserem poderão fazer a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será doado para a Casa do Pobre.

Arte » Cultura

Poeta curraisnovense lança financiamento coletivo para publicar seu terceiro livro

Escritor Theo Alves

O “doce azedo amaro” é o terceiro livro de poemas do escritor norte-rio-grandense Theo G. Alves, que publicou “pequeno manual prático de coisas inúteis” e “a máquina de avessar os dias” (Editora Flor do Sal) em 209 e 2015, respectivamente. Seu novo livro é uma publicação viabilizada pela iniciativa de financiamento coletivo, que parte do modelo de contribuição e recompensa, gerenciado pelo site kickante.com.br.

O livro tem prefácio assinado pelo poeta Alberto Bresciani e reúne poemas divididos em três partes (amaro, azedo e doce). Nele, o poeta aprofunda alguns de seus temas mais frequentes como o cotidiano das cidades, o próprio processo de criação poética e grandes temas da humanidade, como o amor, a morte e o esquecimento. “doce azedo amaro” traz poemas escritos ao longo dos últimos dez anos de carreira do autor, que trabalhou cuidadosamente cada verso que preenche o livro enquanto suas obras anteriores eram publicadas.

“doce azedo amaro” reforça e confirma uma experiência estética singular de Theo G. Alves, que tem buscado uma proposta de escrita breve, quase minimalista, de versos geométricos cujo ritmo desafia a leitura e nos quais as imagens se sobrepõem formando um mosaico inesperado e poético em cortes secos e precisos.

A edição está em fase de campanha de arrecadação através de financiamento coletivo e tem lançamento previsto para maio de 2018. Clique aqui e participe da campanha! 

Arte » Currais Novos » Mundo

MADE IN CURRAIS NOVOS: Rasmussen “Mocó”, o talento curraisnovense exportado para o mundo

De Currais Novos para o Mundo, o garoto que adorava rabiscar cartoons – desenhos humorísticos – na infância, se tornou um dos maiores artistas plásticos brasileiro nos Estados Unidos. Rasmussem, ou MOCÓ, criou um novo conceito de arte, o Naïf Contemporâneo, que mistura a arte primitiva com a cultura pop da atualidade. “Acreditei nessa ideia e sou o precursor desta arte”, comenta.

Ao chegar nos EUA há 13 anos, morou na Califórnia e depois se mudou para Miami, na Flórida, onde abriu uma galeria de arte num bairro artístico, mas retornou à Califórnia onde mora até hoje. “Sou mais reconhecido aqui no Brasil e as pessoas tem orgulho de mim. Nos EUA, sou mais conhecido como pintor, eles me veem como um profissional. Aqui, sou mais querido”, lembra MOCÓ, que esteve em Currais Novos no final de novembro para visitar a família e os amigos.

Com cerca de 200 obras espalhadas pelo mundo, ele lembra que todas as inspirações tem como origem Currais Novos. “Minha arte é Currais Novos, nasci aqui e tudo que tenho é daqui”, afirma. De inspirações, nenhum pintor como Da Vinci ou Portinari, mas, artistas genuinamente potiguares. “Sou apaixonado pelos artistas da terra, eles que me inspiraram: Flávio Freitas de Natal, Francisco Iran de Currais Novos e Iaponi Araújo de São Vicente”, diz. Sobre seu estilo de arte, MOCÓ lembra que está em constante evolução. “Estou sempre estudando, não paro, e nas horas vagas estudo história, conceitos”, comenta.

A ironia carregada nos cartoons da infância também está presente em sua obra. Seu novo conceito de estúdio de arte, na Califórnia, a MOCOTOPIA, se destaca no cenário artístico dos Estados Unidos, e será assunto do programa “Planeta Brasil”, da Globo Internacional em dezembro. “Vivo para a arte e ela me dá o suporte, principalmente emocional e de reconhecimento”, finaliza.

Rasmussem, “Mocó”, criou um novo conceito de arte com identidade genuinamente curraisnovense

João Bezerra - Revista Pulsação
Arte » Currais Novos

ARTE: Exposição sobre a vida de Monsenhor Paulo Herôncio acontece no Salão Nobre da Prefeitura

Os objetos estão expostos no Salão Nobre da Prefeitura (Foto: João Bezerra)

Vestimentas, objetos pessoais e imagens de santos são alguns dos itens da exposição sacra especial em homenagem à vida e obra de Monsenhor Paulo Herôncio que acontece no Salão Nobre do Palácio Raul Macêdo, sede da Prefeitura Municipal, até a sexta-feira (24). Na abertura do evento que aconteceu na noite desta segunda-feira (20), presenças do Prefeito Odon Jr, do secretário municipal do Gabinete, Francisco Medeiros, dos padres Erivan Primo e Welson Rodrigues, além da comunidade católica. A exposição acontece das 7h às 13h, e após a Missa das 19h.

“Monsenhor Paulo foi um grande homem e que fez muito por Currais Novos, e esta exposição mostra um pouco de sua vida e trabalho em prol da nossa comunidade”, disse o Prefeito Odon Jr. A exposição faz parte da programação do 3º Congresso Eucarístico que aconteoce até o próximo domingo (26), e que neste ano celebra a 80ª edição do primeiro congresso, realizado por Monsenhor Paulo, em 1937.

Arte

ARTE: Jovem lagoanovense se destaca no desenho

https://www.facebook.com/vitoria.lorena.37625

A jovem Lorenna Santos, de 19 anos da Comunidade José Milanês, no município de Lagoa Nova/RN vem se destacando por seu talento artístico. Lorenna, conta que desde pequena já desenhava, mas sua arte ficava restrita aos seus familiares, porém com incentivo da família e de amigos ela passou a divulgar seu trabalho, recebendo diversos elogios.

A jovem artista começou desenhando Croquis de Moda, mas por meio da internet conheceu o trabalho realista de Charles Laveso, fazendo crescer nela a admiração pelos retratos realistas.

Hoje, Lorenna Santos, faz desenhos por encomenda e tem uma concorrida fila de espera. Citando seu mestre inspirador Charles, ela comenta: “Olhar o que muitos olham, ver o que poucos veem”.


Conheçam o trabalho de Lorenna no Instagram Vitooria_lorenna e encomendem seu desenho!

Arte » Currais Novos

Currais Novos receberá entre os dias 29/10 e 01/11 maior projeto de cinema itinerante do Brasil

O maior projeto de cinema itinerante do país, o “Roda Brasil Itinerância V”, estará em Currais Novos entre os dias 29 de outubro e 01 de novembro com a exibição de filmes da indústria cinematográfica brasileira e dos estúdios Walt Disney em sessões noturnas no Largo do Tungstênio, projeto este que conta com apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Turismo. Responsável pela coordenação das ações da “No Escurinho do Cinema Produções Artísticas”, a Porto de Cultura realiza este projeto desde 2009 visando a formação de plateia e difusão de filmes ao ar livre em praças públicas, especialmente em cidades com menos de cem mil habitantes onde não há salas de cinema. “Este é mais um belo projeto que conquistamos para o entretenimento da nossa população, fazendo com que todos tenham acesso livre à mais uma ação cultural”, disse Socorro Góes, coordenadora da Secretaria Municipal de Turismo. Os filmes serão exibidos em uma tela com mais de 100m² e sistema de projeção digital de última geração, e não haverá cobrança de ingresso.

No primeiro semestre de 2015 o projeto “o mundo mágico do cinema” percorreu oito municípios do Nordeste, e neste segundo semestre os municípios de Currais Novos (RN), Garanhuns (PE), Mamanguape (PB), Itapipoca (CE), Icó (CE), Bom Jesus (PI), Ribeira do Pombal (BA), Tucano (BA) e Palmeira dos Índios (AL), foram contemplados com o cinema.

ASSECOM
Arte » Cultura

CULTURA: Espetáculo “Romeu e Julieta” será encenado nesta quinta, 16, em Currais Novos

O evento acontecerá no Largo do Tungstênio.

O evento acontecerá no Largo do Tungstênio.

A 17ª edição do “Palco Giratório” chega à Currais Novos na noite desta quinta-feira (16) com o espetáculo teatral “Romeu e Julieta” que será encenado pelo grupo cearense Garajal a partir das 19h no Largo do Tungstênio/Coreto Guarani. O evento tem realização do SESC RN em parceria com a Prefeitura Municipal de Currais Novos através da Secretaria Municipal de Turismo e Fundação Cultural “José Bezerra Gomes”, e tem como objetivo difundir as artes cênicas nos municípios contemplados com o projeto. Desde abril deste ano o “Palco Giratório” já realizou atividades como dança contemporânea, comédia épica e teatro de rua em dezenas de cidades do Estado, promovendo também o intercâmbio entre grupos teatrais locais e nacionais e oficinas teatrais. Outra ação cultural importante que será realizada pelo projeto será a “Oficina Ritmos de Rua”, que acontecerá nesta sexta-feira (17) no auditório da Secretaria Municipal de Educação entre 8h e 14h. A oficia será desenvolvida pelos atores-palhaços-brincantes do grupo Garajal e tem como objetivo dar noções técnicas de teatro de rua popular, técnicas circenses, danças e músicas da cultura popular tradicional. A oficina tem como foco proporcionar o universo que o grupo vem pesquisando em 10 anos de existência através de um olhar do fazer teatral a partir da cultura popular nordestina.

João Bezerra
Arte » Artista » Cultura

Artista curraisnovense expõe quadros no Festival de Inverno em Cerro Corá

O artista plástico Francisco Nilson dos Santos expõe quadros na Colina dos Flamboyants, em Cerro Corá.

O artista plástico Francisco Nilson dos Santos expõe quadros na Colina dos Flamboyants, em Cerro Corá.

O município de Currais Novos desde sempre tem sido berço de grandes artistas, seja do teatro, das artes plásticas, da música, e assim vai. Prova disso é a notória repercussão e expansão dessas talentosas pessoas a nível regional, e também pelo Brasil.

Diante desse cenário, podemos encontrar o artista plástico curraisnovense Francisco Nilson dos Santos. Destaque pelo dom da pintura em tela, ele está mostrando seus trabalhos na Pousada Colina dos Flamboyants, situada em Cerro Corá, mais especificamente neste sábado (02), em meio ao segundo dia do tradicional Festival de Inverno.

Mesclando cores e texturas, Francisco Nilson, revela nas suas produções situações cotidianas da vida, nas quais indivíduos e locais se sobressaem pela peculiaridade dos tons e pelo sentimento imerso nos quadros.

Últimos Eventos

06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!