Arquivos:

Agricultura » São Vicente

SÃO VICENTE: Prefeita Iracema Pereira assina termo de adesão do Garantia Safra 2018/1019 para agricultores

Na manhã de quarta-feira (13) a prefeita Iracema Pereira esteve na sede da Secretaria de Agricultura do Estado onde assegurou para seus munícipes o Garantia Safra (GS) que é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Para participar do Garantia-Safra, é necessário que, anualmente municípios e agricultores façam adesão ao Programa.

“Sei muito bem da grande ajuda que é esse Garantia Safra aos agricultores, e eu como gestora do município manterei o compromisso de garantir esse benefício” afirmou.

Blog de São Vicente
Agricultura » Governo do Estado » Rio Grande do Norte

Governo discute agricultura familiar com a Fetarn

O fortalecimento da agricultura familiar foi reforçado pela governadora Fátima Bezerra na tarde desta segunda-feira (25), quando ela recebeu a síntese “Plataforma da Agricultura familiar: Por um Rio Grande do Norte com Desenvolvimento Sustentável e Solidário”. O documento, entregue pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (Fetarn) à governadora quando ainda era candidata, reúne desta vez as principais reivindicações do setor ao Governo do Estado.

Entre as pautas solicitadas está o Programa Garantia Safra, ações de construções de tecnologias alternativas, qualificação profissional técnica, solicitação de barragens, a Central de Comercialização da Agricultura Familiar, a Marcha das Margaridas e o projeto de reforma da previdência.

“É enorme a minha alegria em atender uma das principais reivindicações de vocês durante a campanha que foi a criação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf). Esta é uma estrutura que criamos para dizer que a agricultura familiar é prioridade para nossa gestão, é a partir dela que as ações e políticas desse segmento avançarão”, disse a governadora durante a reunião que contou com a participação do vice-governador, Antenor Roberto, dos deputados Francisco do PT, Isolda Dantas, Souza Neto e George Soares, secretários estaduais, representantes sindicais e militâncias locais.

O titular da Sedraf, Alexandre Lima, destacou que a síntese apresentada dialoga com as discussões do governo. “Muitas pautas extrapolam as ações da secretaria, mas como a governadora vem propondo desde o início iremos integrar as ações pensando no governo como um todo.” Ele também destacou o fato de a Emater estar ligada à secretaria. “A Sedraf não veio para qualquer coisa, veio para ser protagonista neste governo e buscaremos sempre manter o diálogo com os movimentos.”

Para o presidente da Fetarn, Manoel Cândido, a audiência propôs rediscutir as temáticas da Plataforma. “Fizemos um resumo e tiramos alguns pontos que tratamos como imediatos, urgentes. Saímos satisfeitos com a sensibilidade da Governadora com as questões e os encaminhamentos dados com a Sedraf”, afirmou.

Agricultura » Currais Novos

CURRAIS NOVOS: Em reunião com Associações Rurais, SEMAAB apresentou ações realizadas em 2018

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Currais Novos (SEMAAB) apresentou na manhã desta quinta-feira (27) em reunião com as Associações Rurais, um balanço das ações realizadas em 2018 na zona rural do município. O encontro contou com a participação do Prefeito e Vice-Prefeito, Odon Jr e Anderson Alves, da Secretária da SEMAAB, Fátima Barros, da Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Maria do Céu Aprígio, além dos coordenadores da Secretaria e servidores.

“Um momento muito importante para apresentarmos nossas ações em prol das comunidades e das famílias que vivem na zona rural, onde neste ano avançamos muito e iremos fazer muito mais”, disse a secretária Fátima Barros. O Prefeito Odon Jr destacou como ações na zona rural os mais de 600 cortes de terra, recuperação de estradas, construção da Barragem da Malhada Limpa, além da reforma de Unidades Básicas de Saúde e de Escolas. “Em 2019 vamos fazer muito mais com a ajuda de todos”, comentou.

Agricultura » Rio Grande do Norte

Seca reduz produção de cana- de-açúcar no RN

Os seis anos de seca severa no Rio Grande do Norte modificaram não somente as paisagens no sertão, mas também no litoral. Um dos principais itens da produção agrícola local, a cana-de-açúcar, sofreu queda de produção de 15,27% entre os anos de 2012 e 2016 – de 4,2 milhões de toneladas para 3,6 milhões de toneladas – e de 15,25% na área colhida, segundo dados mais recentes da Produção Agrícola Municipal divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cana-de-açúcar, ao lado da fruticultura irrigada, são os dois itens mais relevantes da pauta agrícola do estado na atualidade.

Expectativa é de ampliação da safra“A falta de chuvas nesses últimos anos, atrelada à falta de uma política de preços remuneradora contribuíram para a diminuição da produção no setor. Além disso, os casos de corrupção no âmbito da Petrobras foram muito prejudiciais aos canavieiros. Ao longo desses últimos anos ocorreu um achatamento do preço do etanol e isso gerou um prejuízo enorme”, analisa o vice-presidente do Sindicato da Indústria de Álcool dos Estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí (Sonal), Eduardo Farias.

Na empresa que preside, a Usina Baía Formosa, no litoral Sul do estado, cerca de 90% da área plantada é voltada à produção do etanol, distribuído no Nordeste para as empresas Raízen, BR Distribuidora e Ipiranga. Para a produção do açúcar consumido na maioria dos lares e estabelecimentos no País, sobram 10%.A expectativa de melhoria do setor sucroalcooleiro é que a venda direta do etanol produzido nas usinas aos postos de combustíveis, sem a necessidade da entrega à distribuidoras, contribua para a melhoria do atual cenário financeiro do setor. “O Brasil recebe a sobra da produção americana. Algo em torno de 1,5 bilhão de litros por ano. Isso está errado. Nós produzimos etanol de melhor qualidade, mais limpo e mais ecológico. Além disso, com a venda direta, nós iremos conseguir baixar o preço do litro em R$ 0,15 ou R$ 0,20. Os produtores colocam isso como uma alternativa”, destaca Eduardo Farias.

De acordo com o técnico sênior do IBGE/RN, Elder de Oliveira Costa, a produção de cana-de-açúcar no Brasil varia de acordo com o interesse dos usineiros e do próprio mercado consumidor. “O mercado é quem dita as regras. Por isso que existem essas variações de um ano para o outro”, esclarece. No cenário nacional, a produção de cana-de-açúcar vem sofrendo variações para cima e para baixo desde 2013, quando atingiu o recorde de produção na década: aproximadamente 700 milhões de toneladas.

Conforme explicado por Elder de Oliveira Costa, a cana-de-açúcar se insere na lavoura temporária de longa duração, cujo plantio começa num ano e a colheita, no seguinte. No Rio Grande do Norte, além dela, o melão e a mandioca estão entre os itens que integram essa lavoura. Na temporária, grãos como o arroz, feião, feijão verde, milho, milho verde, além do algodão, são semeados basicamente para a subsistência do agricultor. “O valor das lavouras temporárias são insignificantes para a economia do Estado como um todo. O que está levando a produção agrícola do Rio Grande do Norte na atualidade é a fruticultura e a cana-de-açúcar”, afirma. No Rio Grande do Norte, o plantio da cana-de-açúcar deverá começar na segunda quinzena de agosto com colheita programada para fevereiro do próximo ano.

Agricultura » Currais Novos

Premiação do Torneio Leiteiro encerrou programação da XXI EXPONOVOS

Uma das tradições da programação da Exposição Agropecuária de Currais Novos – EXPONOVOS, o Torneio Leiteiro retornou ao calendário do evento após alguns anos sem a realização da competição, e nesta 21ª edição contou com uma boa participação de pequenos e médios produtores do município. Na manhã deste domingo (20), durante o encerramento da exposição, o Prefeito e Vice-Prefeito de Currais Novos, Odon Jr e Anderson Alves, entregaram a premiação aos vencedores do torneio.

“O sentimento dos organizadores e das pessoas que participaram é que o evento cresceu em público e organização”, disse o Prefeito Odon Jr sobre a EXPONOVOS 2018, que neste ano aconteceu em maio e não mais em julho, o que valorizou o calendário de eventos neste início de ano. Para o Vice-Prefeito Anderson Alves, o sucesso do evento se deu à união de esforços. “Resgatamos o potencial desta exposição e realizamos uma das edições mais participativas de todas”, comentou.

Na categoria “Vaca Adulta”, venceu o animal “Lenço Branco”, do proprietário José Marcelo. Entre as “Vacas Jovens”, a vencedora foi “Franchita”, do proprietário Jorge Maurício Freire Mororo.

A EXPONOVOS é uma realização do Governo do Estado através da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), com apoio da Prefeitura Municipal de Currais Novos, EMPARN, EMATER, IDIARN, AGN, Secretarias Municipais da Prefeitura de Currais Novos, Sistema S, FAERN, SENAR, SEBRAE, Banco do Brasil e do Nordeste, Associações de criadores, ANCOC, ANORC, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Currais Novos, CDL, laticínios Sertão Seridó e Master Leite, e apoios da Polícia Militar, Civil, SAMU e Socorristas.

João Bezerra
Agricultura » Lagoa Nova » Obras » Trânsito

LAGOA NOVA: Estradas rurais recebem melhorias

A Prefeitura Municipal de Lagoa Nova/RN, através Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pecuária, está melhorando as principais estradas da Zona Rural do município.

Com a época das chuvas, as estradas ficam danificadas prejudicando o transporte da produção agrícola e também dos próprios moradores.

“Pela segunda vez esse ano, estamos passando a nossa motoniveladora nas estradas mais trafegadas da nossa zona rural, do Barro Branco a Baixa Verde. O nosso Prefeito Luciano Santos sempre nos cobra uma estrada de qualidade para escoar a nossa produção agrícola. ” Frisou o nosso Secretário Genilson Pinheiro Borges.

Agricultura » Política » Rio Grande do Norte

EZEQUIEL REQUER PLANTIO DE PALMA FORRAGEIRA PARA O VALE DO AÇU E REGIÃO CENTRAL

Com o objetivo de amenizar os efeitos da seca, que se intensificou no Estado, o deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) protocolou requerimento a ser encaminhado ao secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Guilherme Saldanha solicitando a distribuição de raquetes de palmas forrageiras. A solicitação é para beneficiar os agricultores das regiões Vale do Açu e Central.

“A palma forrageira é uma das principais alternativas para alimentação de caprinos e bovinos, mas a disponibilidade é baixa devido à erradicação de grande parte da área plantada com a cultura, pelo ataque da cochonilha-do-carmim. Foi desenvolvida uma metodologia utilizando-se fragmentos de raquetes para obtenção de novas mudas. A produção de mudas pela fragmentação de raquetes é uma alternativa para que o produtor rural possa implantar novas áreas ou sementeiras utilizando mudas de alta qualidade”, justifica o deputado Ezequiel.

Com o atendimento da solicitação, vão ser beneficiados os municípios de Angicos, Fernando Pedrosa, Lajes, Pedra Preta, Pedro Avelino, Afonso Bezerra, Galinhos, Macau, Carnaubais, Paraú e Ipanguaçu.

O deputado registra ainda em seu requerimento que o cultivo de palma forrageira permite ao pequeno produtor a viabilidade de manutenção do seu rebanho, principalmente nos períodos de seca severa.

Agricultura » Currais Novos

CURRAIS NOVOS: Sede da Secretaria de Agricultura foi instalada no antigo “Caça e Pesca”; prefeito visitou as novas instalações

Espaço onde está instalado nova Secretaria de Agricultura

O Prefeito de Currais Novos, Odon Jr, visitou na manhã desta segunda-feira (15) a nova sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SEMAAB), que está funcionando no prédio do antigo “Caça e Pesca”. A sessão do prédio para o município se deu por uma decisão judicial de 2017. “O município vai continuar lutando na justiça pela manutenção dessa área na posse da Prefeitura, pois a mesma servirá para diversas ações coletivas em Currais Novos”, comentou o Prefeito. A Secretária da SEMAAB, Fátima Barros, e os coordenadores Nilton Oliveira e Diana Almeida, acompanharam a visita.

Após serviços de reforma na estrutura além da construção de 3 salas, o prédio também conta com espaço para reuniões. Na área verde, a equipe da SEMAAB está iniciando o plantio de diversas variedades de mudas frutíferas que contribuirão com a retomada da fruticultura nas comunidades rurais. Os vereadores Ausônio e Tércia Lêda, que são membros do Grupo Escoteiro Monsenhor Paulo Herôncio, também estiveram no local, que servirá para algumas atividades do grupo em parceria com as ações de educação ambiental da Secretaria.

João Bezerra
Agricultura

Agricultores do Norte e Nordeste pode ter desconto de até 95% em refinanciamento de dívida

Mais de 46 mil pessoas já regularizaram a situação

Agricultores do Norte e Nordeste que tiveram operações contratadas até dezembro de 2011 têm até o final do ano para liquidar ou renegociar dívidas de financiamento. A renegociação pode render descontos de até 95% sobre o saldo devedor. Ao pagarem as dívidas, os produtores podem, novamente, ter acesso aos fundos constitucionais de financiamento do Norte e do Nordeste.

Cerca de 46 mil pessoas já regularizaram a situação e os valores quitados somam mais de R$ 2 bilhões.

Mais de 1 milhão de operações de crédito podem ser retomadas. Os interessados devem procurar a agência bancária onde o empréstimo foi contratado.

Agricultura » Lagoa Nova

LAGOA NOVA: 62ª Festa do Agricultor, a maior e melhor de todos os tempos

A capital serrana comemorou neste fim de semana a sua 62ª Festa do Agricultor, que tem como propósito festejar as colheitas produzidas pelo homem do campo durante o ano.

Em sua primeira edição como prefeito, Luciano Santos inovou o evento que vinha perdendo brilho e público ano a ano. Nesta edição a festa ganhou estrutura digna de um grande evento turístico, com desfile estilizado com os agricultores da cidade, lanche para as comitivas, tradicional missa campal e encerramento com o show do poeta Amazan, que reuniu milhares de pessoas no “calor do meio dia” na feira livre municipal, de forma ordeira e festiva.

TORNEIO LEITEIRO
Fazendo parte da programação da Festa do Agricultor, o 5º Torneiro Leiteiro, esse ano, se tornou um grande evento agropecuário da região serrana. Com ciclos de palestras, capacitações para os produtores, premiações e show em praça pública, ao som de Frank Miranda e banda.

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!