Colapso: Sem sair do papel, projeto para Adutora de Engate Rápido é constantemente modificado

Projeto da Adutora tem sofrido alterações a cada reunião, e enquanto isso, o Açude Dourado, em C.Novos, está praticamente seco (Foto: Denise Santos).

Projeto da Adutora tem sofrido alterações a cada reunião. O Açude Dourado, em C.Novos, está praticamente seco (Foto: Denise Santos).

O que parecia ser a esperança para sanar o problema do desabastecimento d’água no município de Currais Novos, enquanto a obra de Oiticica não é concluída, o projeto para a Adutora de Engate Rápido vem sofrendo alterações a cada reunião para aprovação e começo de sua realização.

Há anos esse mesmo problema envolvendo longos períodos de estiagem vem acometendo a terra da Scheelita e a situação vem se agravando a cada dia. O único reservatório responsável pelo abastecimento das cidades de Acari e Currais Novos, o açude Gargalheiras, está com seu volume abaixo do nível, com apenas 8%, segundo dados repassados pela SEMARH.

O problema é grave! Impõe cuidados e medidas enérgicas, mas infelizmente o que constatamos é que enquanto esta for a realidade do sertão, muitas promessas e esperanças de dias melhores vão surgir, sempre na temporada das eleições. São muitos os que aparecem sendo os responsáveis pela conquista e captação dos recursos que ainda nem saíram do papel, e assim vão levando suas propostas de campanha baseados nessas “aquisições”, como foi percebido nos discursos dos políticos que participaram da 20ª edição da Feirinha de Sant’Ana, no último dia 12.

A obra para a Adutora de Engate Rápido já deveria ter iniciado, uma vez que o recurso orçado no valor de R$ 25 milhões para o seu acontecimento fora assegurado pelo Ministério da Integração, desde o mês de maio, conforme anunciado durante o “I Seminário Água e Sustentabilidade: os desafios para o abastecimento de Currais Novos”, promovido pela CDL.

A proposta inicial seria a aprovação do projeto cuja captação seria feita diretamente na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no entanto, a cada nova reunião com as comissões técnicas responsáveis pelo projeto, tudo volta a ser modificado para ser aprovado posteriormente, o que vem impedindo a realização desta importante obra.

Em reunião em Brasília, no último dia 15 de julho, o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e técnicos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas discutiram novas alterações sobre o projeto da Adutora de Engate Rápido. Para isso, no último dia 21 de julho houve uma reunião para a entrega do projeto modificado aos dirigentes do Dnocs, Walter Gomes, e da Caern, Yuri Tasso, para análise final e encaminhamento ao ministério da Integração Nacional.

Sendo assim, após reunião da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, a organização informou que o início das obras para implantação da adutora de engate rápido em Currais Novos pode ser anunciado dentro de 20 dias. O novo projeto, com o orçamento final, será entregue no dia 29 de julho ao Ministério da Integração Nacional.

Segundo o diretor regional do Dnocs, Walter Gasi, o novo projeto promete deixar a obra mais viável, rápida e econômica, tratando-se de uma adutora paralela a atual, que abastece os municípios da Serra de Santana. A água será captada na barragem Armando Ribeiro Gonçalves e transportada, sem tratamento, até Currais Novos, onde já existe uma estação de tratamento da Caern no açude Dourado.

Jornal Expresso - Lílian de Souza

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza