Arquivos:

Acari

Sobe para 7 o número de casos suspeitos do COVID-19 em Acari

Foto: Reprodução

Um dia após notificar o primeiro caso SUSPEIRO de Covid-19 (Novo Coronavírus), surgiu mais seis (06) casos, subindo para um total de sete (07) SUSPEITOS no município.

A Secretaria de Saúde de Acari-RN, um dia após registrar o primeiro caso SUSPEITO, atualizou o seu Boletim Epidemiológico, notificando nesta quarta-feira (25), mais seis (06) casos SUSPEITOS da Covid-19.

Ao todo, já são sete (07). Trata-se de pessoas entre 08 e 92 anos de idade (01 feminino e 06 masculinos). Eles apresentam sintomas clássicos do Novo Coronavírus, e seguindo o protocolo, ambos estão isolados e passando por monitoramento por equipes da saúde pública local.

A Prefeitura Municipal de Acari, através da Secretaria de Saúde, mais uma vez pede à população que evite circular nas ruas da cidade sem motivos.

Só o afastamento social poderá diminuir os casos de contaminação desse vírus.

Sobe para 7 o número de casos suspeitos do COVID-19 em Acari.

Por Assessoria

Acari

Registrado o primeiro caso suspeito da Covid-19 em Acari

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Acari-RN, comunica que nesta terça-feira (24), atualizou o Boletim Epidemiológico notificando o Primeiro Caso SUSPEITO da Covid-19 ( Novo Coronavírus).

Trata-se de um paciente de 34 anos, do sexo masculino que apresenta sinais clínicos compatíveis com a Covid-19 (cefaléia, tosse seca, febre, dor no corpo e dor na garganta).

O paciente foi medicado, está bem e permanece em isolamento. Equipes de saúde de Acari estão monitorando.

Acari

Câmara Municipal de Acari suspende sessões abertas ao público devido a pandemia do Coronavírus

Imagem: Reprodução

A Câmara Municipal de Acari/RN suspende a partir desta quarta-feira (18) todas as atividades coletivas agendadas na Casa.

As Sessões Ordinárias continuarão ocorrendo às terças-feiras, a partir das 19h, porém serão fechadas ao público.

A transmissão das sessões permanecerão nas redes sociais e através da TV Câmara, pela Sidy’s TV a Cabo.

A medida foi adotada por causa da pandemia Coronavírus e para assegurar a saúde de todos.

Câmara Municipal de Acari/RN
17 de março de 2020.

Acari » Currais Novos » Gargalheiras

Após quase cinco anos, Gargalheiras volta a abastecer Currais Novos

O Gargalheiras não abastecia Currais Novos desde setembro de 2015. Desde então, apenas a cidade de Acari era abastecida pelo açude

Após quase cinco anos, o reservatório Marechal Dutra – conhecido como Gargalheiras – voltou a abastecer a cidade de Currais Novos, complementando a água fornecida pelo Açude Dourado. A informação foi confirmada pela Caern. .

De acordo com a Caern, ambos os mananciais tiveram uma recarga importante na última semana: o Gargalheiras saiu do volume morto e praticamente seco para quase 14,61% de sua capacidade, segundo o boletim mais recente do Instituto de Gestão das Águas (Igarn); enquanto o Dourado passou de 2% para seu volume total de armazenamento, atingindo a sangria.

Com este cenário positivo, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) retomou o fornecimento de água pelo Gargalheiras para Currais Novos, o que não interfere no abastecimento de Acari, que continuará a receber água com a mesma vazão.

O Gargalheiras não abastecia Currais Novos desde setembro de 2015. Desde então, apenas a cidade de Acari era abastecida pelo açude.

Essa gestão na distribuição da água disponível também vai amenizar o impacto da seca em Currais Novos, que atualmente funciona em um sistema de rodízio quinzenal, dividindo a cidade em dois setores.

Atualmente, a Companhia está captando para Currais Novos, 200 metros cúbicos de água, o equivalente a 200 mil litros de água, por hora (200m³/h) durante 24 horas, e completando com 120 a 150 mil litros de água (m3/h) do Gargalheiras, por aproximadamente 10 horas por dia.

G1 RN
Acari » Gargalheiras

Seridó: Açude Gargalheiras de Acari continua recebendo água

A última cheia do reservatório ocorreu em abril de 2009

O Açude Gargalheiras de Acari continua recebendo um bom volume de água com as chuvas do fim de semana. O reservatório chegou a secar, mas com a chegada do período invernoso, reacende a esperança da população que aguarda ansiosa pela descida do “veu da noiva”.

A última cheia do reservatório ocorreu em abril de 2009 e atraiu vários seridoenses que foram conferir de perto o espetáculo das águas.

Blog do Ismael Medeiros
Acari

CAERN reativa sistema do açude Gargalheiras em fase de testes

Açude Marechal Dutra (Gargalheiras)- Foto: Divulgação

As chuvas no Seridó fizeram o açude Marechal Dutra, o Gargalheiras, atingir a marca de 6,79% de medição volumétrica. Por este motivo, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) iniciou em fase de testes a reativação da captação de água pelo manancial. De acordo com a gerente da Regional Seridó, Rosi Gurgel, estão sendo observadas as condições operacionais como vazão e qualidade da água, para a captação ser feita definitivamente pelo Gargalheiras.

A Caern deixou de captar água pelo Gargalheiras em 1º de setembro de 2015. A princípio, quando o sistema for colocado definitivamente em funcionamento, Acari terá seu abastecimento por rodízio. Já Currais Novos continuará sendo abastecida pelo açude Dourado. De toda forma, a Caern está trabalhando na reativação do sistema que vai do Gargalheiras para Currais Novos. Caso o açude Dourado entre em colapso, o abastecimento volta a ser pelo Gargalheiras.

Mesmo com as últimas chuvas, é necessário compreender, que a recuperação de mananciais leva tempo e necessita de bons volumes de chuvas. É importante que a população colabore fazendo uso racional da água em todas as regiões do Estado.

Acari

Açude Gargalheiras atinge seu maior volume desde 2014

No último relatório divulgado no dia 15 de janeiro o Gargalheiras estava seco e desde 2014 o reservatório não atingia o atual volume acumulado

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pela segurança hídrica potiguar.

Segundo os dados apresentados no Relatório da Situação Volumétrica dos Principais Reservatórios Potiguares divulgado nesta segunda-feira (20) a barragem Marechal Dutra, também conhecida por Gargalheiras, recebeu 3.274.877 m³ com as recentes chuvas, o que corresponde a 7.37% da capacidade total do manancial que é de 44.421.480,38 m³. No último relatório divulgado no dia 15 de janeiro o Gargalheiras estava seco e desde 2014 o reservatório não atingia o atual volume acumulado.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do Estado, com capacidade para 2,37 bilhões de metros cúbicos, atualmente está acumulando 545.117.848 m³, o que corresponde a 22,97% da sua capacidade total. Para efeito comparativo, no mesmo período de janeiro de 2019, o acumulado da barragem era de 488.983.467 m³, o que correspondia a 20,37% da capacidade total do manancial.

Já a barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior reservatório do Estado com capacidade para 599.712.000 m³, atualmente acumula 112.309.805 m³, em termos percentuais, 18,73% da capacidade máxima do manancial. No início de 2019, a barragem estava acumulando 133.033.498 m³, percentualmente, 22,18% do volume total de acumulação do reservatório.

O açude Umari, com capacidade para 292.813.650 m³, atualmente está acumulando 84.495.083 m³, percentualmente, 28,86% do volume total do reservatório. No mesmo período do ano passado o manancial acumulava 101.217.140 m³, percentualmente, 34,57% da capacidade total do reservatório.

O acumulado total das reservas hídricas superficiais do Estado atualmente é de 969.501.102 m³, percentualmente, 22,15% da capacidade total das bacias estaduais que é de 4.376.444.842 m³. No mesmo período de janeiro do ano passado as reservas superficiais do RN acumulavam 948.744.506 m³, percentualmente, 21,67% da sua capacidade total.

Dos 47 reservatórios monitorados pelo Igarn, 11 estão com volumes inferiores a 10%, considerado nível de alerta, percentualmente, o número corresponde a 23,40% dos mananciais monitorados. Já os secos são 7, percentualmente, 14,89% dos reservatórios monitorados. Em janeiro de 2019 os mananciais com menos de 10% acumulados eram 9, percentualmente, 19,14% dos reservatórios monitorados. Já os secos eram 8, percentualmente, 17,02% dos mananciais monitorados.

Blog do Ismael Medeiros
Acari

Incêndio de grandes proporções atinge serra no município de Acari

Um incêndio de grandes proporções estava consumindo a vegetação de uma das serras entre as cidades de Acari e Currais Novos. Ao longe era possível visualizar a fumaça , o trecho fica as margens da BR 426, há poucos quilômetros de Acari. De acordo com populares o foco começou ainda na madrugada desta quarta-feira (30) e aumentou consideravelmente durante a tarde.

O blog do Ismael passou bem na hora que uma equipe do Corpo de Bombeiros, já na noite estava no local. De acordo com o Cabo Thales, que passou no local junto com outros bombeiros vindos de outra ocorrência em São Vicente, o incêndio visualmente seria bem maior que o que atingiu a Serra de Portalegre, no Alto Oeste Potiguar. “Vamos voltar a Caicó, convocar uma reunião, já que o acesso aqui é muito difícil e montar um plano”, contou.

View this post on Instagram

INCÊNDIO PRÓXIMO A ACARI! 😔

A post shared by Jҽαɳ Sσυȥα Pυʅʂαçãσ (@jeansouzapulsacao) on

Blog do Ismael
Acari

ACARI: Bandidos fazem arrastão na fazenda do vice-prefeito e deixam moradores amarrados

FERNANDÃO NÃO ESTAVA NO LOCAL DO ASSALTO | FOTO: REPRODUÇÃO/YOUTUBE

A propriedade rural de nome Pendanga, do vice-prefeito de Acari, Fernando Bezerra, o Fernandão, foi alvo de bandidos na noite passada. De acordo com informações confirmadas ao PORTAL NO AR pela Delegacia de Polícia Civil da cidade que fica no Seridó Potiguar, os moradores foram deixados amarrados pelos criminosos.

O assalto não foi na casa de Fernandão. Aconteceu em uma outra residência da fazenda na qual estavam quatro adultos e uma criança. Todos, inclusive o pequeno, foram deixados presos em um quarto do imóvel.

As vítimas narraram para a polícia que viram três homens encapuzados e que eles chegaram de carro, mas não souberam informar qual era o modelo do veículo nem outras características, como a cor do automóvel. O trio levou vários pertences do imóvel, principalmente, eletrodomésticos e celulares.

Instantes após o crime, várias viaturas da Polícia Militar patrulharam a região em busca dos assaltantes, mas ninguém foi preso. Na manhã desta terça-feira, 8, quando a reportagem fez o contato com a delegacia da cidade, as vítimas eram aguardadas para que prestassem depoimento.

Portal no Ar
Acari

Milhares de pessoas foram as ruas de Acari no encerramento da festa

Imagem de Nossa Senhora da Guia foi levada pelos seus filhos. Foto: Ismael Medeiros

Terminou na tarde-noite desta quinta-feira (15) a festa de Nossa Senhora da Guia, padroeira de Acari. Os festejos tiveram início no último dia 5 de agosto e terminou com a grande procissão que percorreu as principais ruas da cidade. O bispo diocesano Dom Antônio, ao lado do pároco Padre Fabiano e o clero abriam o cortejo junto da Filarmônica Maestro Felinto e as associações religiosas.

A missa de encerramento aconteceu na patamar da igreja. A bandeiras foram arreadas marcando o final da festa.

Blog do Ismael Medeiros

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!