Arquivos:

Acari » Notícias » Rio Grande do Norte » Seca » Seridó

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA: União reconhece seca em 147 municípios do RN; em Acari, Gargalheiras está totalmente vazio

                             Açude Gargalheiras, em Acari – Foto: Anderson Barbosa

O Ministério da Integração Nacional, por meio de Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, reconheceu, em decorrência da seca, a situação de emergência em 147 municípios do Rio Grande do Norte – o que representa 88% dos municípios potiguares. No estado, faz 7 anos que as chuvas estão abaixo da média histórica.

O reconhecimento foi formalizado por meio de portaria publicada na edição desta quarta-feira (17) do Diário Oficial da União.

Dos 47 reservatórios monitorados pelo Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), 13 encontram-se atualmente abaixo de 5% de suas capacidades de armazenamento.

Entre os reservatórios completamente secos está a Barragem Marechal Dutra, em Acari, na região Seridó, um dos maiores do estado. Mais conhecido como Gargalheiras, ele tem capacidade para mais de 44 milhões de metros cúbicos de água. Contudo, de acordo com monitoramento feito nesta terça (16), o nível atual é 0% do volume total.

O Gargalheiras foi inaugurado em 1959. E, segundo o Igarn, esta é a primeira vez, às vésperas de completar 60 anos, que a barragem seca completamente.

Em setembro, o governo do Rio Grande do Norte renovou, por mais 180 dias, o decreto de situação de emergência por causa da seca em 152 dos 167 municípios do estado.

O decreto leva em consideração análises técnicas que monitoram a questão da segurança hídrica no estado. O objetivo é facilitar o trâmite dos processos que envolvem obras e serviços para minimizar os prejuízos causados pela estiagem.

Segundo os dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), a escassez hídrica vem causando perdas de receitas de mais de R$ 4,3 bilhões por ano aos cofres públicos, o que representa uma redução superior a 50% na contribuição do setor rural para a formação do Produto Interno Bruto (PIB) do estado.

Acari » Notícias » Policial » Rio Grande do Norte

TENTATIVA DE HOMICÍDIO: Ex-presidiária foi atingida por disparo de arma de fogo em Acari

                  Maria Aline – Vítima

Por volta das 19h30min desta terça-feira (16), foi registrada uma tentativa de homicídio na rua das Maricotas, bairro Petrópolis município de Acari, tendo como vítima a ex-presidiária Maria Aline Dos Santos, de 29 anos. A mesma foi atingida por um disparo de arma de fogo.

Aline já tem passagens pela Polícia por homicídio e tráfico de drogas. Segundo informações, os acusados estavam de moto e não foram identificados e nem reconhecidos pela vítima. A Polícia acredita que seja algum acerto de contas.

Maria Aline foi socorrida e encaminhada para o Hospital Regional de Currais Novos onde se encontra internada.

A Polícia Militar segue a procura dos acusados.

Acari

BELEZA: Acariense Cristiane Medeiros é eleita Miss RN Internacional


A Miss Acari 2018, Cristiane Medeiros, foi eleita a Miss Rio Grande do Norte Internacional 2018 em evento realizado na noite desta quarta-feira (19), no La Mouette Recepções, na capital potiguar.  A jovem é natural de Acari e vai representar o Estado na etapa nacional, que acontecerá em Vitória, no Espírito Santo, entre os dias 20 e 22 de novembro.

Dona de uma beleza extraordinária, a jovem modelo tem apenas 18 anos e possui medidas que prometem colocá-la no páreo de outras belezas de vários estados que estarão no concurso de beleza. Para Cristiane será uma honra e um grande privilégio poder representar a sua cidade natal.

Acari » Diversão

A FESTA DA FESTA! Final de semana promete ser movimentado em Acari

Evento de tradição no Seridó, os festejos de Nossa Senhora da Guia, Padroeira de Acari, vem dando o que falar não só na região como em todo o Rio Grande do Norte. Não é por menos, a expectativa é de grande movimentação na cidade mais limpa do Brasil neste final de semana, dias 10, 11 e 12 de agosto.

O clima em Acari é de festa, e para o final de semana que se aproxima a Terra das Cordilheiras deve receber acarienses ausentes, além de muitos visitantes de cidades circunvizinhas.

E pra dar inicio, o sanfoneiro, cantor e compositor Waldonys, considerada uma lenda viva do forró nordestino, estará nesta sexta-feira (10), no Pavilhão da Festa juntamente com a Orquestra SESI Big Band. A apresentação integra o II Encontro norte-rio-grandense SESI de Bandas Filarmônicas e deve reunir diversas Filarmônicas do estados.

O sábado da Festa de Nossa Senhora da Guia inicia sua programação de manhã cedo, com a celebração da tradicional Festa do Agricultor.

Vale destacar também as atrações que se apresentarão no Espaço da Vila que já no sábado (11) recebe a banda que dominou o primeiro semestre em todo o Nordeste, Raí & Saia Rodada. Somam a grade do evento Giullian Monte e Raynel Guedes prometendo fazer desta a maior de todos os tempos.

No domingo acontece a Tradicional Feirinha da Festa. Rafael Bezerra e Rodolfo Lopes serão as atrações.

Davi Neto
Acari » Chuva

ÓTIMA NOTÍCIA: Rio que deságua no Gargalheiras está com o grande volume d’água, veja o vídeo

Registro da comunidade Bulhões

A chuva que caiu nesta sexta-feira (06) animou os acarienses. De acordo com informações de populares, no Povoado Bulhões os pluviômetros registram 53 milímetros. Na noite de ontem (05) o povoado já havia registrado uma chuva de 55 milímetros.

Em contato com o morador Renir Araújo, residente em Bulhões, o rio está com um bom volume de água e “corre” em direção ao Gargalheiras.

No entanto, mesmo com um volume de água bastante considerável, águas encontra-se retida em diversos buracos no percurso do rio, devido a retirada de lama, e dificulta a chegada até o reservatório.

Confira o vídeo publicado pela morada do Povoado Bulhões Paloma Rair:

Davi Neto
Acari » Chuva

FOTOS: Gargalheiras continua sem receber um “pingo d’água”

Imagem aérea do Gargalheiras na última quinta-feira (25). Foto: Canindé Soares

Mesmo com as fortes chuvas que caíram no Seridó Potiguar e região da Paraíba nos últimos dias, o Gargalheiras continua sem receber água.

O fato é que muitos reservatórios estavam, ou ainda estão, totalmente secos e precisam encher pra depois desaguar no Marechal Dutra. Dentre os grandes reservatórios estão o Açude da Serraria, em Picuí/PB e Dourado, em Currais Novos. Ambos continuam ainda sem água.

Abastecimento » Acari

Gargalheiras vai passar por reformas estruturais

Foto: Jean Souza

Açude Gargalheiras vai passar por reforma nos próximos dias, disse o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs).

Em outubro de 2017, um relatório divulgado pela Agência Nacional de Água (ANA), apontou problemas na estrutura da barragem e cobrou pela manutenção aos órgãos responsáveis.

Segundo o Dnocs, as obras no Açude Gargalheira devem começar ainda no mês de janeiro. Quase R$ 1,3 milhão foi destinado para a manutenção. O recurso será aplicado na recuperação do maciço de concreto e na galeria de acesso à torre da tomada d’água.

O Gargalheiras fica na bacia hidrográfica do Rio Piranhas-Açu, tendo sido inaugurado em 1959.

Informações, G1RN
Acari » Policial

“VARRENDO A BANDIDAGEM”: com vassoura, homem reage a assalto e espanta bandidos armados com revolver; tiros foram efetuados

Com uma vassoura em mãos, o empresário enfrentou o bandido que estava armado com o revolver

Um fato incomum aconteceu na bela e limpa cidade de Acari, no Seridó potiguar. Na manhã de ontem (09) o proprietário de uma casa lotérica, localizada no Centro, estava varrendo a calçada da loja quando foi surpreendido por dois homens armados. Um dos ladrões já chegou apontando um revólver para o empresário que surpreendeu o bandido com vassouradas e um empurrão. Ao tentar se livrar dos golpes, o assaltante caiu e saiu correndo em seguida. Outro criminoso que ainda se aproximava do local chegou a apontou a arma contra o comerciante, mas correu junto com o parceiro, fugindo do local.

Dois tiros ainda foram disparados, de acordo com o dono da lotérica, mas não atingiram ninguém. Ele encontrou uma capsula de bala próximo ao estabelecimento e vizinhos encontraram um buraco na parede de uma casa vizinha.

A lotérica já tinha sido vítima de outra tentativa de assalto há um mês.

Abastecimento » Acari » Política

Vivaldo Costa pede que CAERN institua calendário para adutora abastecer Acari

O deputado estadual Vivaldo Costa (PROS) está cobrando da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, Caern, um calendário de abastecimento de água. Para isso o parlamentar apresentou requerimento à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, com encaminhamento ao presidente da Companhia, Marcelo Toscano, e ao governador do Estado, Robinson Faria.

“Solicito que seja instituído um calendário de abastecimento de água via adutora de engate rápido no município de Acari”, requereu o deputado, após constatar a crise hídrica que passa a região. Reservatório que abastece a cidade e parte de Currais Novos, Gargalheiras está com sua capacidade abaixo de 0,5%, sem condição de distribuir água. O calendário sugerido por Vivaldo também atenderia o município de Currais Novos que, assim como Acari, é atendido pela adutora inaugurada há pouco tempo.

“É necessário, para o bom atendimento no abastecimento de água da população, que seja instituído e cumprido pela Caern o calendário, porém, sem interrupções para que dessa forma seja suprida a necessidade dos bairros da cidade”, justificou Vivaldo Costa. No documento enviado ao Governo, o deputado disse que acredita que não há necessidade de maiores esclarecimentos para fazer compreender a necessidade da população.

ALRN
Acari

ACARI: construção de barragem e perfuração de poços muda a vida de agricultores

Em Acari, o clima é quente e seco. Plantar não seria uma alternativa viável não fosse a vocação natural do município para a manga maranhão. É com a venda da fruta, inclusive para outros estados do Brasil, que muitos moradores das comunidades Bico da Arara e Cacimba do Meio estão sobrevivendo após seis anos de seca. Com o projeto de acesso à água já em andamento promovido pelo Governo do RN, com investimentos de R$ 400 mil nas duas comunidades via Governo Cidadão e Banco Mundial, a vida de 43 famílias vai melhorar ainda mais.

“Sempre sofremos com a falta de água, principalmente para beber”, diz o presidente da associação comunitária Sérvulo Neto, nascido e criado em Cacimba do Meio. Ele é um dos que investiu na plantação de manga maranhão para completar a renda da família. Recentemente mandou um caminhão cheio para o Rio de Janeiro – foram vendidas, de uma vez só, 40 caixas da fruta. Com a chegada da água, ele espera fomentar o crescimento dos pés de graviola, acerola e pinha, que plantou em contrapartida ambiental.

A agricultora Mônica Barbosa, 51, também vai se beneficiar com a recuperação e ampliação do sistema de abastecimento de água da comunidade. Hoje ela já planta feijão, milho e capim e cria algumas vacas, mas está otimista com os pés de tamarindo, acerola, limão e cajarana que plantou há poucos meses. “Agora não vai mais faltar água e vou ter minhas plantinhas”, comemora. Já o aposentado Francisco Canuto, 74, morador da localidade há 34 anos, vai aproveitar a fartura de água para investir nos pés de manga e vender a fruta. Quer também construir uma pequena caixa d’água para armazenar água para beber.

O projeto inclui a escavação de seis poços amazonas no Rio Acauã, para tornar possível o abastecimento de seis subsistemas a serem implantados ao longo da comunidade, com o intuito de atender 27 famílias. Os investimentos somam R$ 215,9 mil e ainda envolvem a distribuição de kits de reuso de águas cinza.

Últimos Eventos

06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!