Currais Novos aguarda concretização de promessas para sanar escassez de água

Gargalheiras e outros açudes da região encontram-se com capacidade mínima d'água (Foto: ProFilme)

Gargalheiras e outros açudes da região encontram-se com capacidade mínima d’água (Foto: ProFilme)

Após inúmeros encontros e reuniões para discutir a escassez de água no município de Currais Novos, eis que surge uma alternativa que está gerando expectativa em todos os cidadãos para a solução definitiva do problema.

No mês de março, em Natal, representantes da Prefeitura, CDL, Câmara Municipal e demais lideranças políticas da terra da Scheelita, participaram de uma reunião na Governadoria para dar continuidade à discussão acerca da solução imediata do abastecimento da cidade. Em maio, o prefeito em exercício, João Gustavo, participou do encontro entre o Governos Federal (Ministério da Integração), Estadual e Municipal, e mais uma vez foi solicitado empenho e sensibilidade para a causa que aflige o Seridó.

Paralelo às solicitações, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Currais Novos – CDL, que já havia mobilizado os comerciantes e sociedade curraisnovense para vestirem a camisa da causa, através do movimento “SOS Adutora”, promoveu nos dias 22 e 23 de maio o “I Seminário Água e Sustentabilidade: os desafios para o abastecimento de Currais Novos”, tendo como objetivo a debate da gestão de recursos hídricos no RN, o problema do desabastecimento de água e os efeitos da seca.

O evento contou com a presença de autoridades políticas, instituições públicas e privadas, além da sociedade civil e vários veículos de comunicação. Os primeiros inícios que de que realmente os problemas serão de fato resolvidos começaram a surgir. A Governadora Rosalba Ciarlini também participou do Seminário e mencionou sua participação na audiência com o Ministro da Integração Nacional, Francisco Coelho Teixeira, para tratar sobre as adutoras emergencial (engate rápido) e definitiva (Barragem de Oiticica) para a Princesa do Seridó, solicitando a inclusão destas obras no PAC III, além da conversa com o Presidente da Caern, Yuri Tasso e do Secretário da Semarh, Luciano Cavalcanti, reforçando o apoio dos mesmos.

Para a adutora de engate rápido, o montante de R$ 25 milhões já estão assegurados pelo Ministério da Integração, conforme foi anunciado durante o Seminário. Ela partirá próximo ao município de Florânia, sendo um paliativo para amenizar um possível colapso decorrente da falta de água, enquanto seguem as obras para a conclusão da Barragem de Oiticica, com 30% em andamento. Com a conclusão da adutora definitiva, haverá a tão sonhada segurança hídrica para o abastecimento de municípios como Currais Novos, Acari, São Vicente, São José do Seridó e Cruzeta, pelos próximos 50 anos.

As soluções técnicas já surgiram e os recursos já foram anunciados, agora é esperar que as obras definitivamente saiam do papel e se dê início ao seu processo de concretização. Aí sim, será possível ter a certeza que verdadeiramente existe a possibilidade de sanar um problema que vem se arrastando ao longo de muitos anos.

Do Jornal Expresso RN - Lílian de Souza

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza