Arquivos:

Abastecimento » Chuva » Currais Novos

Barragem Armando Ribeiro sai do volume morto e já acumula 20% de sua capacidade hídrica

Barragem Armando Ribeiro. (Foto: Tribuna do Norte)

Uma excelente notícia para os 35  municípios que dependem do abastecimento pela Barragem Armando Ribeiro, incluindo Currais Novos. É que com as últimas chuvas caídas na região o reservatório saiu do seu volume morto e já acumula 20% de sua capacidade hídrica.

A Armando Ribeiro, que tem capacidade de 2,4 bilhões de metros cúbicos, tinha entrado no volume morto em janeiro, chegando ao seu menor acúmulo desde que foi construída em 1980.

A previsão é que seu volume de água continue aumentando nos próximos dias. O Rio Piranhas, que deságua na Barragem, permanece com uma grande cheia.

O abastecimento de Currais Novos depende, exclusivamente, das águas da Barragem, advindas através da Adutora de Engate Rápido.

Abastecimento » Cerro Corá » Chuva

VÍDEO: Em Cerro Corá, Açude do Pinga recebe grande quantidade de água e volta a abastecer o município

Açude do Pinga, em Cerro Corá, após as últimas chuvas caídas no município em abril

Na região serrana a município de Cerro Corá vem sendo o mais agraciado com as chuvas. Açude do Pinga, principal reservatório do município, que estava totalmente seco, já atingiu sua lâmina d’água em 9,25 metros, faltando cerca de 4,75 para sua sangria. Como a previsão é para mais chuva nos próximos dias, a população espera que ainda esta semana o reservatório transborde. O acúmulo de chuvas deste ano já ultrapassou os 600 milímetros e chove no município, sem parar, desde a noite de ontem (16).

Cerro Corá vinha sofrendo com a falta de água nas torneiras desde outubro do ano passado. Esta semana a Caern voltou a reabastecer a cidade.

Abastecimento

PREOCUPANTE: Barragem Armando Ribeiro volta ao volume morto

O Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn) informa que, de acordo com o monitoramento volumétrico dos volumes dos reservatórios potiguares, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves voltou a entrar no chamado volume morto na manhã desta sexta-feira (23).

A cota mínima de água do manancial antes de entrar no volume morto é de 35m. Atualmente a cota se encontra no nível 34,97m, ou seja, 3 centimetros abaixo. Isto não quer dizer que a barragem entrou em colapso, mas sim que a saída de água pela válvula dispersora começou a diminuir naturalmente. Ou seja, o volume de água que sai dela para o Rio Acu está diminuindo gradativamente.

Neste primeiro momento, os abastecimentos das cidades que recebem água vinda da Armando Ribeiro Gonçalves não serão afetados. “Entrando em volume morto a Barragem ainda tem 283 milhões de metros cúbicos de água, suficiente para abastecimento das cidades que recebem suas águas por muito tempo. O problema é que começa a haver dificuldades de captação de água”, explica o diretor-presidente do Igarn, Josivan Cardoso.

O Igarn continuará realizando o monitoramento cotidiano do volume da barragem visando possuir informações precisas sobre a situação do manancial. Somente caso o período de estiagem permaneça e o nível do reservatório continue reduzindo é que poderá vir a existir impacto nos abastecimentos dos municípios potiguares.

Abastecimento » Chuva

BOA NOTÍCIA! Nível d’água da Barragem Armando Ribeiro aumenta oito centímetros

Foto: Mossoró Hoje

Aos poucos a água das últimas chuvas caídas no RN e PB começa chegar a Barragem Armando Ribeiro Gonsalves. A represa aumentou em oito centímetros seu nível de água, o equivalente a 3,6 milhões de metros cúbicos.

O reservatório atualmente está com 11,01% do seu volume de água, o que corresponde a 264 milhões, 141 mil, 933 metros cúbicos.

Abastecimento » Chuva

VÍDEO: Volume do Rio Piranhas aumenta na manhã desta quarta; água desce pra Oiticica e em seguida Armando Ribeiro

Rio Piranhas na manhã desta quarta-feira de cinzas

Uma ótima notícia para quem acompanhou o dia a dia de sofrimento de várias cidades do Seridó, com relação ao abastecimento nos últimos meses. O Rio Piranhas aumentou consideravelmente seu volume de água nas últimas horas com as fortes chuvas que caíram na Paraíba.

O Rio Piranhas deságua na Barragem de Oiticica e em seguida derrama suas águas na Barragem Armando Ribeiro (Barragem de Assú), que vem abastecendo também os municípios de Currais Novos e Acari, através da Adutora de Engate Rápido.

Abastecimento

CURRAIS NOVOS: Açude do Feijão está sendo recuperado pela Prefeitura

Construído em 1982 pelo Governo Estadual, o Açude do Feijão na zona rural de Currais Novos tem uma grande importância para as comunidades em seu entorno, e com as cheias em anos de inverno regular, a manutenção da sua estrutura não contou com a atenção do município. Nesta semana, a Prefeitura de Currais Novos através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento (SEMAAB) iniciou a limpeza e recuperação do sangradouro do açude, um dos maiores do município. Moradores da comunidade e da Associação da Malhada da Areia, também são parcerias da ação. Na manhã desta quarta-feira (31) o Prefeito Odon Jr esteve no reservatório para acompanhar os serviços realizados pela Prefeitura. Os secretários Francisco Medeiros (Gabinete), Fátima Barros (Agricultura), e os coordenadores da SEMAAB, Nilton Oliveira e Diana Almeida, também estiveram no local.

De acordo com informações dos agricultores da comunidade Feijão, a última manutenção no reservatório aconteceu em 1991, mas não tão importante como a que está sendo realizada agora. A equipe da SEMAAB está suprimindo a vegetação no entorno da parede do açude e recuperando a “ombreira” do sangradouro. “Muito importante uma ação como esta na zona rural, e isso mostra o nosso compromisso em realizar grandes ações em prol das comunidades rurais”, comentou o Prefeito Odon Jr, que também esteve no Açude Público Currais Novos, o “Açude do Governo”, onde a Prefeitura também realizou serviços de limpeza em toda a parede.

João Bezerra
Abastecimento » Lagoa Nova

LAGOA NOVA: Inaugurada Usina de Dessalinização de Água da Comunidade Filgueira

Foi nesta terça-feira (30) a inauguração da Usina de Dessalinização de Água da Comunidade Filgueira. Esta é uma realização da Prefeitura Municipal de Lagoa Nova/RN em parceria com o Governo do Estado. Ao todo são quase R$ 500 mil investidos em 3 dessalinizadores, contemplando diversas famílias.

As próximas Usinas a serem instaladas serão as das comunidades São Francisco e Cantagalo.

Estiveram presentes a presidente da Associação da Comunidade Filgueira, Eliene; o prefeito Luciano Santos, secretários e o vice-prefeito Iranildo Aciole; o secretário da Semarh Ivan Jr, representando o governador do estado; vereadores e a massiva participação da comunidade local.

Abastecimento » Lagoa Nova

LAGOA NOVA: Prefeitura e SEMARH debatem sobre abastecimento do Município

O gestor municipal Luciano Santos, ao lado dos secretários Bruno Carvalho (Obras e Serviços Urbanos) e Genilson Borges (Agricultura e Abastecimento) recepcionaram uma comitiva técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH.

Na reunião, além de outras pautas pertinentes à municipalidade, foi debatido o Programa Água Para Todos, de suma importância para o combate ao desabastecimento hídrico em nosso município.

Estiveram presentes os técnicos da SEMARH Marlise Paiva, Thales Bruno e Yuri Bezerra, além do vereador Paulo Eduardo Guimarães.

Abastecimento » Seca

SECA: Prefeitura de Currais Novos publica Decreto de situação de emergência

A Prefeitura Municipal de Currais Novos publicou nesta segunda-feira (22) no Diário Oficial dos Municípios o Decreto nº 4713, de 15 de janeiro de 2018, que declara situação de emergência em todo o território do município devido o desastre natural do tipo “estiagem severa – SECA”. O longo período de estiagem severa que vem se arrastando desde 2012, secou os principais mananciais de abastecimento do município, além de ocasionar a interrupção da distribuição de água pela CAERN.

De acordo com o decreto, com base no inciso IV do artigo 24 da Lei nº 8.666 de 21 de junho de 1993, ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários de desastre, assim como, fica estabelecido como prioritário o abastecimento humano e dessendentação animal.

Abastecimento » Paraíba

PARAÍBA: Boqueirão sobe 12 centímetros após fortes chuvas na região de Campina Grande

Açude Boqueirão (Foto: Antônio Ronaldo, do Jornal Correio da Paraíba)

De sexta-feira (19) até esta segunda-feira (22) o reservatório apresentou um ganho de mais de 1 milhão de metros cúbicos de água

As chuvas registradas neste fim de semana na Paraíba deram uma esperança a mais às populações das cidades abastecidas pelo açude Epitácio Pessoa, mais conhecido como Boqueirão. É que de sexta-feira (19) até esta segunda-feira (22) o reservatório apresentou um ganho de mais de 1 milhão de metros cúbicos de água, o que representa mais de um bilhão de litros.

Com esta quantidade, a lâmina do açude subiu 12 centímetros e chegou a pouco mais de 10%. Esta é a primeira vez que o reservatório atingiu esta marca após a conclusão do Eixo Leste da transposição do Rio São Francisco.

Portal Correio

Últimos Eventos

Março 2017
Aero Clube
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão
07/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!