Arquivos:

Abastecimento » Currais Novos

FOTOS: Sem água desde 2017, Dourado ressuscita e voltará a abastecer Currais Novos em breve


A noite do Sábado de Aleluia de 2019 será inescível para os curraisnovenses. Uma forte chuva, que chegou a 130 milímetros em algumas comunidades do município, fez com que o Açude Dourado recebesse uma boa quantidade de água – cerca de 30% de sua capacidade hídrica, o suficiente para voltar a abastecer Currais Novos por pelo um ano.

A cidade, que tem uma população de 45 mil habitantes, vinha sendo abastecida, precariamente, pela adutora de engate rápido que traz água da Armando Ribeiro. Em vários bairros da cidade a água só chegava uma vez por mês.

A previsão é que o Dourado receba mais água nos próximos dias, haja vista que quase todos os pequenos açudes que desaguam nele estão cheios.

Com o “ressurgimento” do Dourado, o abastecimento deverá voltar ao normal, haja vista que a cidade já vem sendo abastecida pela Barragem Armando Ribeiro, que também está recebendo água e chegou a 35% de sua capacidade.

O Gargalheiras, que abasteceu Currais Novos até 2015, também começou receber água, mas ainda não é o suficiente para voltar o abastecimento de Acari.

Jean Souza
Abastecimento » Jucurutu

JUCURUTU: Dano em adutora interrompe abastecimento de água na cidade

Morador mostra torneira seca por falta de água na cidade.

A cidade de Jucurutu, vai ficar pelo menos 72h com o abastecimento de água interrompido. Uma obra no sistema de drenagem de águas pluviais realizada na cidade pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) atingiu a adutora da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) que abastece o município.

De acordo com a Companhia de Águas, trata-se de uma adutora de Caicó que tem derivação para Jucurutu, às margens do rio Piranhas.

Ainda segundo a Caern, a intervenção para reparo é “de grande complexidade técnica” e vai demandar pelo menos 72 horas para ser finalizada pela construtora que trabalha na obra. A Companhia informou que será necessário esvaziar toda a água da adutora para, somente então, iniciar o reparo. “Além disso, o material é de difícil aquisição, portanto, o trabalho poderá se estender por mais tempo”, diz a nota da Caern.

A população deve redobrar o racionamento com a água que possui disponível em seus reservatórios, até que a situação se restabeleça.

G1 RN
Abastecimento

Segundo Igarn reservas hídricas do RN estão com 27,9%

O Relatório da Situação Volumétrica dos Principais Reservatórios do Estado divulgado pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN) nesta segunda-feira (27) indica que as reservas hídricas superficiais totais estaduais, atualmente, possuem 27,96% da sua capacidade total de acúmulo de água.

Maior reservatório do estado, com capacidade para 2,4 bilhões de metros cúbicos, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves está com 640.976.000 metros cúbicos, percentualmente, 26,71% do seu volume total.

(mais…)

Abastecimento

Abastecimento de João Câmara, Taipu, Poço Branco e Bento Fernandes é regularizado

O abastecimento de água das cidades de João Câmara, Taipu, Poço Branco E Bento Fernandes será regularizado nesta quarta-feira, 22.

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) esclareceu que a interrupção no fornecimento ocorreu devido a uma manutenção corretiva no grupo motor bomba da Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT) no município de Pureza.

Abastecimento

Municípios do RN ficarão sem água a partir desta terça-feira

A Agência Nacional de Águas (ANA) realizará a conclusão dos serviços de recuperação hidromecânica da barragem Armando Ribeiro Gonçalves (Assu). O serviço provocará a interrupção na liberação de água para o rio Açu e para o Canal Pataxó por um período de 36 horas. A parada terá início às 6h da terça-feira (14).

Devido ao serviço será interrompido o abastecimento para as seguintes cidades: Angicos; Caiçara do Rio dos Ventos; Fernando Pedrosa; Jardim de Angicos; Lajes; Pedra Preta; Pedro Avelino; Riachuelo e comunidades vizinhas. A completa normalização do abastecimento deve ocorrer até o domingo (19).

Assú e Mossoró, durante este período, terão a captação de água na Barragem Armando Ribeiro ocorrendo através do Complexo Emergencial Jerônimo Rosado, que foi construído este ano. Já as cidades de Alto do Rodrigues, Carnaubais, Guamaré, Macau e Pendências terão o fornecimento através do Açude Mendubim.

 

 

Abastecimento » Chuva » Currais Novos

Barragem Armando Ribeiro sai do volume morto e já acumula 20% de sua capacidade hídrica

Barragem Armando Ribeiro. (Foto: Tribuna do Norte)

Uma excelente notícia para os 35  municípios que dependem do abastecimento pela Barragem Armando Ribeiro, incluindo Currais Novos. É que com as últimas chuvas caídas na região o reservatório saiu do seu volume morto e já acumula 20% de sua capacidade hídrica.

A Armando Ribeiro, que tem capacidade de 2,4 bilhões de metros cúbicos, tinha entrado no volume morto em janeiro, chegando ao seu menor acúmulo desde que foi construída em 1980.

A previsão é que seu volume de água continue aumentando nos próximos dias. O Rio Piranhas, que deságua na Barragem, permanece com uma grande cheia.

O abastecimento de Currais Novos depende, exclusivamente, das águas da Barragem, advindas através da Adutora de Engate Rápido.

Abastecimento » Cerro Corá » Chuva

VÍDEO: Em Cerro Corá, Açude do Pinga recebe grande quantidade de água e volta a abastecer o município

Açude do Pinga, em Cerro Corá, após as últimas chuvas caídas no município em abril

Na região serrana a município de Cerro Corá vem sendo o mais agraciado com as chuvas. Açude do Pinga, principal reservatório do município, que estava totalmente seco, já atingiu sua lâmina d’água em 9,25 metros, faltando cerca de 4,75 para sua sangria. Como a previsão é para mais chuva nos próximos dias, a população espera que ainda esta semana o reservatório transborde. O acúmulo de chuvas deste ano já ultrapassou os 600 milímetros e chove no município, sem parar, desde a noite de ontem (16).

Cerro Corá vinha sofrendo com a falta de água nas torneiras desde outubro do ano passado. Esta semana a Caern voltou a reabastecer a cidade.

Abastecimento

PREOCUPANTE: Barragem Armando Ribeiro volta ao volume morto

O Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn) informa que, de acordo com o monitoramento volumétrico dos volumes dos reservatórios potiguares, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves voltou a entrar no chamado volume morto na manhã desta sexta-feira (23).

A cota mínima de água do manancial antes de entrar no volume morto é de 35m. Atualmente a cota se encontra no nível 34,97m, ou seja, 3 centimetros abaixo. Isto não quer dizer que a barragem entrou em colapso, mas sim que a saída de água pela válvula dispersora começou a diminuir naturalmente. Ou seja, o volume de água que sai dela para o Rio Acu está diminuindo gradativamente.

Neste primeiro momento, os abastecimentos das cidades que recebem água vinda da Armando Ribeiro Gonçalves não serão afetados. “Entrando em volume morto a Barragem ainda tem 283 milhões de metros cúbicos de água, suficiente para abastecimento das cidades que recebem suas águas por muito tempo. O problema é que começa a haver dificuldades de captação de água”, explica o diretor-presidente do Igarn, Josivan Cardoso.

O Igarn continuará realizando o monitoramento cotidiano do volume da barragem visando possuir informações precisas sobre a situação do manancial. Somente caso o período de estiagem permaneça e o nível do reservatório continue reduzindo é que poderá vir a existir impacto nos abastecimentos dos municípios potiguares.

Abastecimento » Chuva

BOA NOTÍCIA! Nível d’água da Barragem Armando Ribeiro aumenta oito centímetros

Foto: Mossoró Hoje

Aos poucos a água das últimas chuvas caídas no RN e PB começa chegar a Barragem Armando Ribeiro Gonsalves. A represa aumentou em oito centímetros seu nível de água, o equivalente a 3,6 milhões de metros cúbicos.

O reservatório atualmente está com 11,01% do seu volume de água, o que corresponde a 264 milhões, 141 mil, 933 metros cúbicos.

Abastecimento » Chuva

VÍDEO: Volume do Rio Piranhas aumenta na manhã desta quarta; água desce pra Oiticica e em seguida Armando Ribeiro

Rio Piranhas na manhã desta quarta-feira de cinzas

Uma ótima notícia para quem acompanhou o dia a dia de sofrimento de várias cidades do Seridó, com relação ao abastecimento nos últimos meses. O Rio Piranhas aumentou consideravelmente seu volume de água nas últimas horas com as fortes chuvas que caíram na Paraíba.

O Rio Piranhas deságua na Barragem de Oiticica e em seguida derrama suas águas na Barragem Armando Ribeiro (Barragem de Assú), que vem abastecendo também os municípios de Currais Novos e Acari, através da Adutora de Engate Rápido.

Últimos Eventos

03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!