Arquivos:

Abastecimento » Chuvas » Currais Novos

BOA NOTÍCIA: Açude Dourado aumentou em 18 centímetros seu nível de água com as chuvas desta semana

A Semana Santa está sendo realmente abençoada para curraisnovenses. A boa notícia é que o Açude Dourado aumentou em 18 centímetros seu nível de água. A informação foi confirmada agra pouco por Adelson Santos, chefe do escritório local da CAERN.

A expectativa é que o Açude receba mais água nos próximos dias. Contudo, seu nível ainda é muito baixo, pouco mais de 10% de sua capacidade hídrica.

Abastecimento » Currais Novos

Prefeito em exercício de Currais Novos visitará todo o trajeto da adutora na quarta-feira, 05

O Prefeito em exercício de Currais Novos, Anderson Alves, visitará na próxima quarta-feira (05) o trajeto da obra da adutora de engate rápido até o ponto de captação na Barragem Armando Ribeiro, com o objetivo de obter informações da situação que se encontra a obra e, assim, ir à Fortaleza/CE na próxima semana ao lado do Prefeito Odon Jr, para cobrar do DNOCS – Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, a conclusão da obra. “Irei percorrer o trajeto da obra para obter informações concretas da situação da obra e cobrar junto ao nosso Prefeito Odon Jr a conclusão desta adutora”, disse Anderson.

O professor João Abner, o engenheiro da CAERN José Eudes, e o secretário do Gabinete Municipal, Francisco Medeiros, acompanharão Anderson Alves durante esta visita.

Abastecimento » Currais Novos

NEM ÁGUA: Apesar da cheia no Rio Catunda, Dourado permanece sem receber o líquido precioso

Foto: Jean Souza

Ontem (22) a sensação da internet foi um vídeo que mostrava uma forte cheia do Rio Catunda, nas cabeceiras do açude Dourado. Internautas eufóricos já comemoravam e agradeciam a Deus pelas águas que poderiam já está chegando ao principal reservatório da Princesa do Seridó. Contudo, a Caern confirmou ao Blog Jean Souza que a água não foi suficiente para chegar até o Dourado. O mesmo encontra-se com pouco mais de 10% de sua capacidade hídrica.

É esperar as próximas chuvas e não desanimar, afinal, ano passado o Dourado ficou praticamente meio após as chuvas no mês de abril.

Abastecimento » Chuvas » Paraíba

Na Paraíba, açude sangra e deixa mais de 25 famílias isoladas

Cerca de vinte e cinco famílias do assentamento Patativa do Assaré, em Santa Gertrudes, distrito de Patos-PB, estão isoladas depois que o principal açude da região – Jacu, começou a transbordar. Os assentados da reforma agrária estão impossibilitados de se deslocarem para a cidade.

O Açude Jacu recebe água do Rio Panati, e sangra por cima, impossibilitando a locomoção dos moradores do assentamento na parte leste do Patativa do Assaré.

Abastecimento » Paraíba

Em dois dias, volume de açude da Paraíba aumenta 10 vezes

Em menos de dois dias de chuvas, o açude Manoel Marcionilo, localizado no município de Taperoá, no Cariri paraibano, recebeu mais de 5 milhões de metros cúbicos de água. Com a forte chuva que escorreu pelo Rio Taperoá, o volume do açude aumentou 10 vezes e saiu de uma situação de colapso, passando de 3,2% para 37,5% da capacidade total. Segundo prefeitura de Taperoá, a água já é suficiente para abastecer a população, sem racionamentos, pelo menos até o fim deste ano.

Abastecimento » Chuvas

VÍDEO: Açude Pataxó no Vale do Açu transborda na madrugada desta quarta-feira (15)

O açude do Pataxó, localizado no Vale do Açu, transbordou na madrugada desta quarta-feira (15). O vídeo mostra a água passando por cima da parede.

O açude Pataxó, é localizado na cidade de Ipanguaçu e tem capacidade de armazenar 15 milhões, 17 mil e 379 metros
cúbicos de água. Nesta terça-feira (14), o reservatório estava com 7 milhões e 900 mil metros cúbicos de água, o equivalente a 53,06% da capacidade total.

Robson Pires
Abastecimento

Barragem Armando Ribeiro sobe reserva para 15,89%; situação ainda é crítica

Foto: arquivo

Em decorrência das chuvas que vêm caindo nos últimos dias no interior do Rio Grande do Norte, a maior barragem do estado, a Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, que tem capacidade para armazenar até 2 bilhões e 400 milhões de metros cúbicos de água, teve uma subida de sua reserva com o volume de água recebido entre sexta(10) e esta segunda-feira(13).

Ainda em situação crítica, a Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, entre as cidades de Assu e São Rafael, apresenta os seguintes números:
Cota: 36,93m
Volume: 381.348.600m3
Reserva Hídrica: 15,89%

A cota do reservatório subiu 0,62cm de sexta (10/03/17) para hoje 13/03/17.

Abastecimento » Paraíba

Água da transposição chega a Paraíba

Por volta das 19h desta quarta-feira (8), a água da transposição do Rio São Francisco chegou ao território de Monteiro, no Cariri da Paraíba, a 305 km de João Pessoa. A água já passou pelo túnel que separa Monteiro de Sertânia (PE) e está na última estação de controle antes de ser jogada no canal que corta a Zona Urbana da cidade.

A estação de controle só deve liberar água para esse canal na próxima sexta-feira (10), na presença do presidente da república Michel Temer, da bancada federal paraibana, do governador Ricardo Coutinho e de várias lideranças políticas do país.

A estação funciona como uma comporta antes do próximo manancial onde a água da transposição será despejada. Ela interrompe esse fluxo quando houver, por exemplo, um período de chuvas forte capaz de encher esses mananciais sem a necessidade de se utilizar a água do São Francisco. Da mesma forma, a estação libera água modulando a quantidade, dependendo do período de estiagem.

O diretor do DNOCS na Paraíba, Alberto Gomes, confirmou a chegada da água da transposição em território paraibano e disse que agora o cronograma será seguido sem qualquer anormalidade. Segundo ele, para cortar toda a área urbana pelo canal da cidade de Monteiro, a água deve levar em torno de 12 a 15 horas e, para chegar ao açude de Poções, primeiro grande manancial da Paraíba a receber a transposição, esse percurso deve ser feito entre cinco e sete dias, contados a partir da liberação da estação de controle na sexta-feixa.

Após deixar o açude de Poções, a água seguirá para o reservatório de Camalaú. Segundo a previsão dos engenheiros que atuam na obra, a água deve chegar ao açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), que abastece Campina Grande e mais 18 municípios da região do Piemonte da Borborema, entre 30 e 45 dias.

Portal Correio

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!