Arquivos:

Abastecimento » CAERN

ABASTECIMENTO: Água que chega em Caicó pela adutora Serra de Santana, também abastecerá Jardim de Piranhas

A situação de falta de água na região vai se ampliando cada vez mais com o passar dos meses. Na região Seridó, nas últimas semanas, as cidades de Currais Novos, Cruzeta e Acari, entraram em colapso. Outro município foi Jardim de Piranhas. A seca do Rio Piranhas fez com que o abastecimento de água fosse suspenso.

Diante da notícia, a diretora regional da Caern, Rosi Gurgel, disse ao Blog Sidney Silva, que até quinta-feira (05), a água que chega à Caicó, também será bombeada para Jardim de Piranhas. O esquema, segundo Rosi, é manobrar a água que chega pela adutora Serra de Santana para que esta siga pela adutora Manoel Torres, até Jardim.

Sidney Silva
Abastecimento

Prefeitos do Seridó, MP e órgãos do Estado, se reuniram para discutir “Plano Emergencial de Segurança Hídrica” para a região

Prefeitos da região Seridó Potiguar se reuniram na manhã desta quarta-feira (21) na sede da Associação dos Municípios do Seridó Oriental (AMSO) em Currais Novos, para discutirem junto ao Ministério Público Estadual e órgãos do Governo do Estado como a CAERN, IGARN e Defesa Civil, um “Planejamento Emergencial de Segurança Hídrica” para os municípios. Participaram do encontro a presidente da AMSO, Prefeita Noeide Cleméns (Equador); o Prefeito Odon Jr (Currais Novos); Ranielle Linhares (representante da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos); Mariana Barbalho (Promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Promotoria de Meio Ambiente – CAOP); Marcos Maia (Defesa Civil Estadual); Antonio Rigueto (IGARN); o Diretor-Presidente da CAERN, Marcelo Toscano, além de prefeitos seridoenses.

A Promotora Mariana Barbalho afirmou que o problema é “de todos”, e que o momento exige a união para a busca de soluções. Sobre a adutora de Currais Novos e Acari, a promotora afirmou que o Ministério Público Federal judicializou a obra, exigindo a conclusão em breve tempo. O Prefeito Odon Jr, que nesta terça-feira (20) participou da “Caravana das Águas” em Caicó, lembrou que a Prefeitura de Currais Novos vem realizando algumas ações importantes no abastecimento, e que já reivindicou diversas ações ao Governo do Estado e Federal, como a conclusão da adutora de engate rápido, e que é preciso soluções efetivas.

Os representantes dos órgãos estaduais apresentaram o planejamento emergencial de ação de mitigação dos efeitos da seca elaborado pelo Governo do Estado, que engloba perfuração de poços profundos, construção de adutoras, perfuração de poços com dessalinizadores, abastecimento alternativo de água (Operação vertente), e Operação Carro Pipa.

João Bezerra
Abastecimento » Lagoa Nova

LAGOA NOVA: dia produtivo para o município em Natal

Caern

Prefeito em reunião com a Diretora Comercial e de Atendimento da Caern
Maria Helena Bezerra Cortez

Luciano Santos esteve na CAERN em busca de melhorias no abastecimento municipal, o prefeito requereu junto a CAERN o abastecimento na própria unidade municipal, com isso, facilitando o abastecimento da zona rural através de carros pipas. Na reunião, também foi discutida a renegociação da dívida herdada com o órgão referente a gestões passadas, no valor de mais de 270 mil reais.

Saúde

Na SUVISA, o Prefeito Luciano Santos foi recebido pelo Subcoordenador Ivens Trindade, chefe do órgão.

O prefeito também visitou a SUVISA – SUBCOORDENADORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, em busca de aprovação para a conclusão das obras de recuperação e ampliação dos postos de saúde da zona rural.

Convênios

Luciano Santos foi recebido por Cátia Lopes Diretora Geral EMATER – RN

O município de Lagoa Nova e EMATER/RN firmaram acordo de cooperação técnica e extensão rural, a medida irá beneficiar diversos munícipes, em especial as famílias do meio rural.

Estrada da Produção

Luciano se reuniu com o secretário extraordinário de Gestão de Projetos, Vagner Araújo, que também é coordenador geral do Projeto RN Sustentável no âmbito do Governo do RN

O prefeito, dando continuidade a sua visita à Natal/RN, Luciano Santos tratou com o Secretário de Gestões de Projetos do Estado Vagner Araújo, sobre a esperada estrada da produção.

Acessoria
Abastecimento » Absurdo » Notícias

Aumento no gás de cozinha

Infelizmente mais um aumento para as despesas das famílias

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (7) uma nova política de preços para o gás de botijão, que passará a ser reajustado mensalmente. Este mês, os preços serão aumentados em 6,7%.

O reajuste vale apenas para o gás vendido em botijões de 13 quilos e passa a vigorar nesta quinta (8). Segundo a estatal, se o repasse ao consumidor for integral, o aumento no preço final será de 2,2%, ou R$ 1,25 por botijão.

O último reajuste promovido pela estatal no preço deste combustível foi realizado no dia 21 de março, quando o valor cobrado nas refinarias subiu 9,8%.
Folha de São Paulo
Abastecimento » Ezequiel Ferreira » Lagoa Nova » Luciano Santos » Política » Rio Grande do Norte

Lagoa Nova: segunda fase da operação vertente

Boa notícia para a população da Capital da Serra que sofre com a escassez de água, o prefeito Luciano Santos (PMDB) requereu e o Dep. Ezequiel Ferreira (PSDB) solicitou a inclusão de  Lagoa Nova/RN na segunda fase da operação vertente. Além de Lagoa Nova, a cidade de Tenente Laurentino Cruz/RN também será beneficiada.

Abastecimento » adutora serra de santana » Currais Novos » Lagoa Nova » Política » Rio Grande do Norte

SERRA DE SANTANA: região sofre com a escassez de água

Como se não bastasse a severa seca, a região da Serra de Santana convive com o rodízio de água com a cidade de Caicó e circunvizinhanças. Tal fato teve inicio a partir da obra da adutora emergencial de engate rápido de Caicó, que se abastece da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves a partir da Adutora Serra de Santana, ficando assim a região da serra desassistida com o provento das águas da adutora, que antes disso já eram escassas para a demanda da região, e agora a situação ficou terrivelmente crítica.

“As diversas cidades da Serra de Santana foram sacrificadas em prol de Caicó e seu forte aparato político, nós denunciamos desde o primeiro dia até a implantação do projeto, e hoje, sentimos na pele os efeitos dele, o que nos deixa muito indignados.”   Tonny Medeiros, subcoordenador de meio ambiente de Lagoa Nova/RN.

Abastecimento » Chuvas » Currais Novos

BOA NOTÍCIA: Açude Dourado aumentou em 18 centímetros seu nível de água com as chuvas desta semana

A Semana Santa está sendo realmente abençoada para curraisnovenses. A boa notícia é que o Açude Dourado aumentou em 18 centímetros seu nível de água. A informação foi confirmada agra pouco por Adelson Santos, chefe do escritório local da CAERN.

A expectativa é que o Açude receba mais água nos próximos dias. Contudo, seu nível ainda é muito baixo, pouco mais de 10% de sua capacidade hídrica.

Abastecimento » Currais Novos

Prefeito em exercício de Currais Novos visitará todo o trajeto da adutora na quarta-feira, 05

O Prefeito em exercício de Currais Novos, Anderson Alves, visitará na próxima quarta-feira (05) o trajeto da obra da adutora de engate rápido até o ponto de captação na Barragem Armando Ribeiro, com o objetivo de obter informações da situação que se encontra a obra e, assim, ir à Fortaleza/CE na próxima semana ao lado do Prefeito Odon Jr, para cobrar do DNOCS – Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, a conclusão da obra. “Irei percorrer o trajeto da obra para obter informações concretas da situação da obra e cobrar junto ao nosso Prefeito Odon Jr a conclusão desta adutora”, disse Anderson.

O professor João Abner, o engenheiro da CAERN José Eudes, e o secretário do Gabinete Municipal, Francisco Medeiros, acompanharão Anderson Alves durante esta visita.

Abastecimento » Currais Novos

NEM ÁGUA: Apesar da cheia no Rio Catunda, Dourado permanece sem receber o líquido precioso

Foto: Jean Souza

Ontem (22) a sensação da internet foi um vídeo que mostrava uma forte cheia do Rio Catunda, nas cabeceiras do açude Dourado. Internautas eufóricos já comemoravam e agradeciam a Deus pelas águas que poderiam já está chegando ao principal reservatório da Princesa do Seridó. Contudo, a Caern confirmou ao Blog Jean Souza que a água não foi suficiente para chegar até o Dourado. O mesmo encontra-se com pouco mais de 10% de sua capacidade hídrica.

É esperar as próximas chuvas e não desanimar, afinal, ano passado o Dourado ficou praticamente meio após as chuvas no mês de abril.

Abastecimento » Chuvas » Paraíba

Na Paraíba, açude sangra e deixa mais de 25 famílias isoladas

Cerca de vinte e cinco famílias do assentamento Patativa do Assaré, em Santa Gertrudes, distrito de Patos-PB, estão isoladas depois que o principal açude da região – Jacu, começou a transbordar. Os assentados da reforma agrária estão impossibilitados de se deslocarem para a cidade.

O Açude Jacu recebe água do Rio Panati, e sangra por cima, impossibilitando a locomoção dos moradores do assentamento na parte leste do Patativa do Assaré.

Últimos Eventos

08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão
07/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão
14 e 16 abril
Lagoa Nova/RN

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!