24 de Outubro de 2014 - 16:15h
Eleições 2014 » Lagoa Nova

Prefeitos e lideranças seridoenses se mobilizam para ampliar vantagem de Henrique no Seridó

Mobilização da última quarta-feira em Lagoa Nova, comandada por Luciano Santos.

Mobilização da última quarta-feira em Lagoa Nova, comandada por Luciano Santos.

Depois do primeiro turno disputadíssimo onde Henrique Alves teve pouco mais de 17 mil votos de maioria no Seridó, lideranças se unem para ampliar essa maioria, a exemplo de Luciano Santos – principal liderança do PMDB lagoanovense – que na última quarta-feira (22) reuniu uma multidão em praça pública na cidade de Lagoa Nova, juntamente com prefeitos e lideranças políticas da região, além dos deputados Hermano Morais, Walter Alves e Álvaro Dias, que foram ao município agradecer as suas expressivas votações.

Na tarde desta sexta (24), será realizada mais uma mobilização em prol de Henrique, onde duas grandes carreatas aconteceram simultaneamente, uma abrangendo Caicó e cidades circunvizinhas, já a outra passará pelas cidades de São Vicente, Florânia, Tenente Laurentino, Lagoa Nova, Cerro Corá, encerrando-se em Currais Novos.

24 de Outubro de 2014 - 15:32h
Segurança

Governo do Estado nomeia mais 53 policiais civis

Mais 53 policiais civis foram nomeados pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte. A nomeação contempla os candidatos aprovados na quinta e última fase do Concurso Público realizado em 2008 que solicitaram recolocação para o final total da listagem.

De acordo com nomeação publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (24) estão sendo convocados 17 candidatos ao cargo de Agente de Polícia Civil, 16 candidatos ao cargo de Escrivão de Polícia Civil e 20 candidatos ao cargo de Delegado de Polícia Civil. A lista com os nomes dos nomeados pode ser acessada através do link.

No último dia 14, o Governo do Estado convocou 303 policiais civis para a efetivação das matrículas no Curso de Formação, também referente à quinta etapa do concurso público realizado em 2008. A convocação foi motivada pelo cumprimento a decisão judicial em ação interposta pela Associação dos Delegados de Polícia Civil do RN (Adepol/RN). Na ocasião, foram convocados 151 candidatos ao cargo de Agente de Polícia Civil Substituto, 57 ao cargo de Escrivão de Polícia Civil Substituto e 95 para o cargo de Delegado de Polícia Civil Substituto.

24 de Outubro de 2014 - 15:15h
Corrupção » Justiça

PETROLÃO: Oposição quer ouvir Dilma na CPI sobre acusação da Veja

A oposição defendeu nesta sexta-feira, 24, que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que apura denúncias de irregularidades na Petrobras, ouça o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff sobre o teor da reportagem da revista Veja publicada hoje. Segundo a reportagem, o doleiro Alberto Youssef revelou que os dois petistas sabiam do esquema de corrupção montado na estatal. A CPMI não tem poder de convocar a presidente da República. Mediante a aprovação de um requerimento, pode apenas convidá-la a comparecer.

“O mar de lama é do governo dela (Dilma). Se ela sabia e participou do processo, isso é passível de cassação do mandato e de cadeia”, afirmou o líder da minoria na Câmara, deputado Domingos Sávio (PSDB-MG). “A gente sabia que a delação premiada iria trazer transtornos violentos para o País. Em função da delação, temos que ouvir o Lula e a Dilma”, acrescentou o deputado Júlio Delgado (PSB-MG), integrante do colegiado.

O líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE), também argumentou que ambos precisam prestar explicações. “Eu acho que é o desdobramento natural (oitivas na CPMI). As denúncias não podem ficar por isso mesmo. Aprofundá-las é algo natural e necessário” disse.

De acordo com o publicado pela revista, Youssef, alvo maior da Operação Lava Jato, disse em depoimento à Justiça que Lula e Dilma tinham conhecimento da corrupção envolvendo a petroleira. O depoimento do doleiro teria ocorrido nesta terça-feira, 21, em Curitiba. A Operação Lava Jato apura um esquema de lavagem de dinheiro que pode ter alcançado R$ 10 bilhões.

Para Domingos Sávio, Dilma não pode alegar que não tem responsabilidade sobre as irregularidades na Petrobras. “Dilma sabia do roubo e, com isso, participou de tudo”, disse o tucano. Para ele, “é fundamental” que a denúncia tenha vindo à público antes do segundo turno. O deputado espera que as pessoas tomem consciência que “a coisa é muito grave”. “Com os depoimentos de ambos (Youssef e Paulo Roberto Costa), fica claro que se instalou uma quadrilha no poder. Não tenho dúvidas que a presidente Dilma e o ex-presidente Lula tinham conhecimento (do esquema) como orientaram”, concluiu.

Estadão
24 de Outubro de 2014 - 15:13h
Eleições 2014 » Justiça

PRE entrega recomendação às assessorias contra “chuva de santinhos” no RN

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) se reunirá na tarde desta sexta-feira (24) com as assessorias dos candidatos ao Governo do Estado e à Presidência da República (no Rio Grande do Norte), para entregar recomendações quanto a propagandas ilegais que possam ser praticadas durante este final de semana. A reunião contará com a participação dos procuradores regionais eleitorais auxiliares Cibele Benevides e Kleber Martins e do promotor eleitoral Manoel Onofre Neto.

Uma das preocupações do Ministério Público Eleitoral é que não se repitam os casos registrados na votação do primeiro turno, quando a PRE teve de representar contra mais de 30 candidatos que sujaram as ruas com “santinhos”, estratégia conhecida como “voo da madrugada”.

Além da distribuição ilegal de materiais gráficos como panfletos e adesivos, a recomendação também alerta que será proibido promover caminhadas, carreatas, passeatas ou uso de carros de som, após 22h do sábado, dia 25.

A reunião ocorrerá às 14h30, na sede da PR/RN, e foram convidadas as assessorias das coligações União pela Mudança e Liderados pelo Povo, bem como dos diretórios regionais do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

24 de Outubro de 2014 - 15:05h
Currais Novos

Feriado do funcionalismo público em Currais Novos não será modificado e continua no dia 28

A Prefeitura Municipal de Currais Novos comunica que o feriado do funcionalismo público comemorado na próxima terça-feira (28) em todo o país continuará na mesma data no município, não sendo adiado como assim o fez o governo estadual. Portanto, todos os órgãos da esfera municipal, como Unidades Básicas de Saúde, escolas municipais e secretarias estarão fechados na terça-feira (28) em virtude do feriado.

24 de Outubro de 2014 - 15:03h
Corrupção

Ministro do TSE nega pedido de Dilma para suspender veiculação de reportagem da ‘Veja’

O ministro Admar Gonzaga, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou nesta sexta-feira o pedido de liminar feito pela campanha da presidente Dilma Rousseff de retirada da publicação da reportagem da revista “Veja”, publicada no site e no Facebook da revista, que traz informação atribuída ao doleiro Alberto Youssef de que Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabiam do esquema de corrupção na Petrobras. Para negar o pedido, o ministro Admar Gonzaga justificou que o artigo da lei eleitoral citado na representação (art. 57-D, § 3º, da Lei das Eleições) para pedir a retirada do ar não está em vigor nas eleições deste ano. Ele arquivou a representação, sem julgamento do mérito.

Na representação, a coligação de Dilma sustenta que a matéria veiculada pela Revista “Veja” é ofensiva à candidata e foi publicada na edição online da revista e em sua página do Facebook. De acordo com a representação, a revista teria antecipado sua edição para sexta-feira para “tentar afetar a lisura do pleito eleitoral”. A representação diz ainda: ” a matéria absurda de capa [...] imputa crime de responsabilidade à candidata Representante (…) e a mensagem ofensiva da capa da revista tem por objetivo bem delineado: agredir a imagem da candidata Representante” .

24 de Outubro de 2014 - 11:38h
Eleições 2014

ISTOÉ/Sensus: Aécio lidera com nove pontos de vantagem sobre Dilma

Pesquisa ISTOÉ/Sensus realizada a partir da terça-feira 21 reafirma a liderança de Aécio Neves (PSDB) sobre a petista Dilma Rousseff nos últimos dias da disputa pela sucessão presidencial. Segundo o levantamento que entrevistou 2 mil eleitores de 24 Estados, o tucano soma 54,6% dos votos válidos, contra 45,4% obtidos pela presidenta Dilma Rousseff. Uma diferença de 9,2 pontos percentuais, o que equivale a aproximadamente 12,8 milhões de votos. A pesquisa também constatou que a dois dias das eleições 11,9% do eleitorado ainda não decidiu em quem votar. “Como no primeiro turno, deverá haver uma grande movimentação do eleitor no próprio dia da votação”, afirma Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus. Se for considerado o número total de votos, a pesquisa indica que Aécio conta com o apoio de 48,1% do eleitorado e a candidata do PT 40%.

De acordo com Guedes, a pesquisa realizada em cinco regiões do País e em 136 municípios revela que o índice de rejeição à candidatura de Dilma Rousseff se mantém bastante elevado para quem disputa. 44,2% dos eleitores afirmaram que não votariam na presidenta de forma alguma. A rejeição contra o tucano Aécio Neves é de 33,7%. Segundo o diretor do Sensus, a taxa de rejeição pode indicar a capacidade de crescimento de cada um dos candidatos. Quanto maior a rejeição, menor a possibilidade de crescimento. Outro indicador apurado pela pesquisa Istoé/Sensus diz respeito á votação espontânea, quando nenhum nome é apresentado para o entrevistado. Nessa situação, Aécio também está à frente de Dilma, embora a petista esteja ocupando a Presidência da República desde janeiro de 2011. O tucano é citado espontaneamente por 47,8% dos eleitores e a petista por 39,4%. 0,2% citaram outros nomes e 12,8% disseram estar indecisos ou dispostos a votar em branco.

PESQUISA ISTOÉ/Sensus

Realização – Sensus
Registro na Justiça Eleitoral – BR-01166/2014
Entrevistas – 2.000, em cinco regiões, 24 estados e 136 municípios do País
Metodologia – Cotas para sexo, idade, escolaridade, renda e urbano e rural
Campo – De 21 a 24 de outubro
Margem de erro – +/- 2,2%
Confiança – 95%

24 de Outubro de 2014 - 11:12h
Eleições 2014

Debate marca última batalha entre Dilma e Aécio na TV

Candidatos Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) se confrontarão pela última vez na noite desta sexta-feira antes da eleição de domingo.

Candidatos Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) se confrontarão pela última vez na noite desta sexta-feira antes da eleição de domingo.

Depois de três semanas de campanha acirradíssima, marcada por confrontos tensos, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) estarão frente a frente pela última vez antes das urnas na noite desta sexta-feira (24) no debate promovido pela TV Globo – com início previsto para as 22h10.
Em desvantagem nas últimas pesquisas, tucanos apostam as últimas fichas no confronto da TV Globo: no primeiro turno, a campanha avalia que o desempenho de Aécio no debate da emissora, realizado no dia 2 de outubro, foi responsável por alavancar sua candidatura nas urnas. Segundo o Ibope, a audiência do debate na rodada inicial da eleição alcançou 20,9 pontos, o equivalente a cerca de 4 milhões de pessoas.

No debate anterior, realizado pela TV Record no último dia 19, o tucano teve desempenho melhor que Dilma, segundo o instituto Datafolha.

Veja
24 de Outubro de 2014 - 01:55h
Currais Novos » Humor

Começou a venda de ingressos para o show do humorista Tirullipa em Currais Novos

Palácio dos Esportes lotado no último show de humor realizado em C. Novos.

Palácio dos Esportes lotado no último show de humor realizado em C. Novos.

Segundo especialistas, rir faz bem à saúde e para alma. Pois bem, então vamos finalizar o mês de outubro dando boas gargalhadas em Currais Novos com o humorista mais aplaudido do momento no Brasil, Tirullipa.

E para quem já quiser ir garantindo seu lugar no evento, os ingressos já estão a venda em três pontos comerciais de Currais Novos – Rede Mais Venâncio (Av. Teotônio Freire), Ótica Diniz (próximo a lotérica da feira coberta), e It Store (em frente ao Tungstênio Hotel).

O cliente poderá escolher entre três espaços com preços diferenciados para assistir ao show que terá início a partir das 20h no Palácio dos Esportes. Confira os preços:

Arquibancada
Inteira – R$  20,00
Estudante – R$ 10,00

Cadeiras
Inteira – R$  30,00
Estudante – R$ 150,00

Espaço VIP
100 cadeiras disponíveis na frente do palco – R$ 40,00.

24 de Outubro de 2014 - 01:27h
Policial » Rio Grande do Norte

SEGURANÇA: Justiça do RN determina convocação de 824 aprovados em concurso da PM

A Justiça do Rio Grande do Norte determinou nesta quinta-feira (23) a convocação de 824 aprovados no concurso da Polícia Militar realizado em 2005. A decisão do juiz Cícero Martins de Macedo Filho, da 4ª Vara da Fazenda Pública, dá direito aos candidatos a participar do curso de formação de soldado, correspondente à terceira fase do concurso. A sentença é proveniente de uma ação da Associação dos Praças da Polícia Militar (Aspra).

Na sentença, o juiz enfatiza que “a segurança pública, dever do Estado e responsabilidade de todos, precisa ser melhorada no Estado do Rio Grande do Norte, e o ingresso dos 824 candidatos que estão aptos a participar das demais fases do concurso sem dúvida será um grande reforço”.

Os aprovados no concurso chegaram a formar um movimento chamado ’824 Convocados PM/RN’ para cobrar a continuidade do concurso. “A primeira fase aconteceu em 2005 e só em 2010 foi dada sequência com a segunda fase. Após a mudança de governo, o concurso foi paralisado sem explicação”, afirma Iramar Félix, um dos integrantes do movimento.

“Não se pode fazer um concurso sem recurso. O caminho teve que ser a Justiça”, acrescenta Aldair da Silva, também do movimento ’824 Convocados PM/RN’.

G1RN
24 de Outubro de 2014 - 01:09h
Eleições 2014

Debate sobre eleições nas redes sociais abala amizades

O intenso uso das redes sociais para expressar apoio político nestas eleições e o acirramento das tensões devido à proximidade do segundo turno, marcado para o próximo domingo (26), têm afetado amizades e relações familiares. Uma usuária do Twitter resumiu a situação em um post que lhe rendeu mais de 17 mil curtidas: “Gente, quem perdeu família ou amigos por causa dessa eleição vamos combinar de passar o Natal juntos”.

Pesquisa Datafolha divulgada na última quarta-feira (22) mostrou aumento no índice de pessoas que disseram ter interesse nas eleições. Dos 4.355 entrevistados, 50% responderam que têm interesse no pleito. No fim de agosto, essa porcentagem era 39%. Esse crescimento também influencia no aumento da circulação de vídeos, textos e até mesmo ofensas nas redes sociais.

A gerente de comunicação digital Glaucimara Silva deixou de seguir e de visualizar publicações de várias amigos no Facebook. Em casos mais graves, em que houve preconceito ou discurso de ódio, ela desfez a amizade na rede social. “As pessoas se revelam muito nesse momento”, diz. Ela acredita que, por estarem protegidas por um computador, “as pessoas se sentem mais à vontade para falar coisas que não falariam cara a cara”.

Apesar de a maior parte das amizades desfeitas serem de amigos apenas de Facebook, Glaucimara chegou a se afastar de uma amizade na vida real. “Um amigo muito próximo parou totalmente de conversar comigo porque considerou que temos uma visão política muito diferente e por isso não temos mais nada em comum”, conta.

A assessora de imprensa Juliana Carvalho decidiu encerrar as contas nas redes sociais até o fim das eleições. “Estava virando um ringue para mim, eu via as pessoas extremamente irritadas e xingando umas às outras.”

Para o sociólogo e pesquisador da Universidade de Brasília (UnB) Marcello Barra, a proporção a que chegaram as discussão nas redes sociais nestas eleições é algo inédito. “No grau que assume é realmente uma coisa que aparentemente é inedita e tem correlação imediata com a disputa [eleitoral], uma disputa muito acirrada.”

Ele explica que as redes apresentam um grau de politização muito mais avançado diante de outros meios de comunicação, como a televisão ou o rádio. “Permitem não só a expressão de vários assuntos que vão além da política, como a política é tratada muito intensamente, discutida numa base diária. Isso é muito relevante para a democracia”, destaca.

O mestre em direito pela UnB e ciberativista Paulo Rená também considera a discussão nas redes positiva, mas alerta para o discurso de ódio e para os crimes cometidos pelos usuários que, muitas vezes, saem ilesos a comentários racistas ou de preconceito regional.

“Acho importante que as pessoas entendam que não é porque estão na internet que o discurso de ódio está liberado. E isso não é nenhuma restrição à liberdade de expressão”, diz. “Aquelas condutas inadequadas e eventualmente criminosas que eram feitas em ambientes privados, que eram feitas dentro de casa, agora passam a ocorrer também em ambientes públicos. Não tem nenhuma restrição para que esse comportamento inadequado seja punido aconteça ele na internet ou em qualquer lugar.”

Rená orienta aqueles que se sentirem agredidos a, dependendo do nível da ofensa, procurarem uma delegacia de polícia e registrarem boletim de ocorrência ou recorrerem à Justiça. O Ministério Público também pode atuar no combate a discursos preconceituosos a determinados grupos.

24 de Outubro de 2014 - 01:05h
Culinária

Cerrado goiano entrega-se aos sabores do sertão potiguar

O Chef curraisnovense Walter Dantas foi convidado para ministrar oficinas gastronômicas na cidade de Goiás. (Foto: Mazilton Galvão).

O Chef curraisnovense Walter Dantas foi convidado para ministrar oficinas gastronômicas na cidade de Goiás. (Foto: Mazilton Galvão).

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” Com essa frase da Vila-boense Cora Coralina, umas das mais importantes escritoras do país, podemos descrever o grande sucesso da passagem do Chef e empresário Potiguar, Walter Dantas, pelo estado de Goiás.

Walter foi convidado pela AGEPEC – Associação Goiana de Profissionais e Estudantes de Cozinha, através do seu presidente o renomado Chef Humberto Marra, para ministrar nos dias 20 e 21 de outubro, oficinas gastronômicas na cidade de Goiás (antiga Vila Boa), no estado de Goiás, dentro do projeto Selo Vila Boa Mais-me-quer, que tem como principal objetivo, desenvolver ações de incentivo, focadas na gastronomia, para o desenvolvimento de Bares e Restaurantes da histórica cidade de Goiás.
“Fiquei honrado com o convite para participar desse importante projeto. A cultura gastronômica tem sido muito fortalecida no estado de Goiás de uma forma que serve de exemplo para outros estados e com resultados maravilhosos”, disse o Cozinhador Seridoense que ministrou três oficinas com os temas: aves, porco e peixe – entradas e pratos principais.

Walter aceitou o desafio de executar todas as receitas com ingredientes locais, de baixo custo e boa relação comercial e os resultados foram excelentes. “Foi maravilhoso. Todos os pratos ficaram, além de extremamente saborosos, com um visual incrível”, garante o Chef Humberto Marra, que ressaltou a importante participação popular e de empresários do setor gastronômico e de seus funcionários.

Ao final, Walter Dantas foi recebido pela prefeita Selma Bastos que ressaltou a importância da visita do Chef Potiguar àquela cidade. “É uma grande alegria para todos nós receber a visita de Walter Dantas em nossa cidade. Gostaria de parabenizar a AGEPEC pela iniciativa. Ações como essa vem aperfeiçoar, em todos os aspectos, os serviços prestados na nossa querida Goiás, contribuindo na capacitação da nossa mão de obra local, e no aperfeiçoamento dos empresários da área de gastronomia da nossa cidade, gerando frutos para um turismo cada vez mais sólido, com vistas a podermos receber cada vez mais turistas”, disse a prefeita Selma.

O projeto Selo Vila Boa Mais-me-quer é uma realização da AGEPEC, e conta com o apoio Prefeitura de Goiás, através da Secretaria Municipal de Turismo e do SEBRAE/GO. CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS!

Mazilton Galvão
24 de Outubro de 2014 - 00:39h
Eleições 2014

ELEIÇÕES 2014: Dilma lidera no Ibope e Datafolha

Pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas nesta quinta-feira (23) mostram que a candidata Dilma Rousseff (PT) aparece pela primeira vez neste segundo turno à frente do candidato Aécio Neves (PSDB) mesmo se for levada em conta a margem de erro de dois pontos. No Ibope, Dilma tem 54% dos votos válidos e Aécio, 46%; no Datafolha, a petista tem 53% e o tucano, 47%.

Em todos os outros levantamentos anteriores feitos pelos institutos no segundo turno havia um empate técnico dentro do limite da margem de erro entre os dois candidatos.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Em votos totais, Dilma tem 49% e Aécio, 41% no Ibope. No Datafolha, Dilma tem 48% e Aécio, 42%.
Confira todos os números:

Ibope
VOTOS VÁLIDOS
Dilma Rousseff (PT) – 54%
Aécio Neves (PSDB) – 46%

VOTOS TOTAIS
Dilma – 49%
Aécio – 41%
Branco/nulo – 7%
Não sabe/não respondeu – 3%

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 203 municípios entre os dias 20 e 22 de outubro. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01168/2014.

Datafolha
VOTOS VÁLIDOS
Dilma Rousseff (PT) – 53%
Aécio Neves (PSDB) – 47%

VOTOS TOTAIS
Dilma – 48%
Aécio – 42%
Em branco/nulo/nenhum – 5%
Não sabe – 5%

O Datafolha ouviu 9.910 eleitores em 399 municípios nos dias 22 e 23 de outubro. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01162/2014.

24 de Outubro de 2014 - 00:29h
Corrupção

Veja traz matéria bombástica em que doleiro afirma que Lula e Dilma sabiam de todo o esquema do petrolão

O doleiro que atuava como banco clandestino do petrolão implica a presidente e seu antecessor no esquema.

O doleiro que atuava como banco clandestino do petrolão implica a presidente e seu antecessor no esquema.

A nova edição da Veja traz em sua capa a chamada de uma matéria bombástica. Nela, a revista traz a informação de que Dilma e Lula eram cientes do esquema de corrupção instalado na Petrbras e de como funcionava toda a engrenagem. A denúncia partiu do doleiro Alberto Youssef, que em sua delação premiada, decidiu revelar os segredos do escândalo. Na última terça-feira, Youssef foi interrogado mais uma vez pela Polícia Federal em Curitiba para falar mais sobre o esquema de corrupção que pode ter desviado cerca de 10 bilhões de reais da Petrobras.

Durante o depoimento, Youssef adicionou novos personagens à trama criminosa, que agora atinge o topo da República. Perguntado sobre o nível de comprometimento de autoridades no esquema de corrupção na Petrobras, o doleiro foi taxativo:

— O Planalto sabia de tudo!

— Mas quem no Planalto?, perguntou o delegado.

— Lula e Dilma, respondeu o doleiro.

22 de Outubro de 2014 - 16:07h
Abastecimento » Currais Novos

ABASTECIMENTO: Prefeitura de Currais Novos e DNOCS anunciam perfuração de 46 poços no município

lll

O encontro contou com a presença do prefeito, representantes do DNOCS, políticos, secretários municipais e da imprensa local.

O prefeito Vilton Cunha e o coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS José Eduardo Alves anunciaram no início da tarde desta quarta-feira (22) no “Palácio Raul Macedo” a perfuração e instalação de 46 poços que irão beneficiar as zonas urbana e rural de Currais Novos. O encontro também contou com a presença do ex-prefeito Zé Lins, vereadoras Maria Aparecida “Dadá” e Celinha, secretários municipais Eugênio Lins (SEMTHAS), Alcindo Alex (Obras e Infraestrutura), Joadi Silva (Agricultura), Hênio Othon (Controladoria),  do coordenador de meio ambiente Daniel Gustavo, e da imprensa local. Enfrentando a pior seca da história e o baixo nível dos reservatórios, Currais Novos e Acari solicitaram ao DNOCS RN ações importantes para a convivência com a seca, e o órgão prontamente atendeu as reivindicações e irá realizar a perfuração e instalação de 46 poços em Currais Novos e 15 em Acari (número proporcional ao de habitantes, segundo o coordenador), que atenderá as populações urbanas e rurais. “Temos um trabalho árduo em buscar soluções que amenizem a falta d’água, sempre buscando ações como a perfuração e instalação de poços no município”, disse Vilton, que agradeceu ao coordenador pela perfuração de 12 poços no município em 2013. De acordo com José Eduardo, a perfuração deverá ter início após o dia 10 de novembro e os serviços serão executados em no máximo 02 meses, e a instalação das eletrobombas ficará a cargo da Prefeitura após solicitação à COSERN para a ligação do bombeamento. “Na próxima segunda-feira (27) iremos enviar uma equipe aos municípios para definir os melhores locais para a perfuração nas localidades indicadas”, disse Eduardo. Na zona urbana, o prefeito Vilton Cunha afirmou que os poços serão perfurados em espaços públicos, como escolas, hospital, e a água será distribuída para estes órgãos e para a população que necessitar.

Na zona urbana serão perfurados poços nos seguintes bairros e órgãos: Radir Pereira, Centro de Zoonoses, Conjunto Gilberto Lins, Conjunto Tetê Salustino, Hospital Regional, Santa Maria Gorete, Gilberto Pinheiro, Silvio Bezerra de Melo, Parque Dourado 1 e 2, JK, Paizinho Maria, CAIC e Centro. Na zona rural serão perfurados poços nas comunidades: Totoró (apoio ao sistema existente), Totoró de Baixo, Maxinaré, Cachoeira, Trangola, Totoró de Cima, Malhada Limpa, Macacos, PA Manoel Wilton, Maniçoba de Cima, Catunda, Serrinha, Santana, Poço de Serra, Povoado Cruz, Malhada da Areia, Santo André, São Sebastião, Malhada de Dentro, Olho D’Água dos Brandões, Liberdade, Pedra Preta, Barra da Areia, Serrote do Melo, Mirador, São Sebastião (novo abatedouro), Riacho da Craibeira, Gangorra, Maxixe/Ubaieira e Namorados.

Além dos 46 poços que serão perfurados e instalados, o DNOCS atendeu o pedido do Prefeito Vilton Cunha e irá instalar 09 pequenos sistemas de distribuição de água na zona rural, que beneficiará mais de 150 famílias. As comunidades beneficiadas serão: Pedra Preta, Maxinaré, Maniçoba, São Rafael, Malhada de Dentro, PA. Alagoinha, PA Trangola, Malhada da Areia e Namorados.

Sobre a execução da adutora de engate rápido, José Eduardo afirmou que no próximo dia 04 de novembro será realizada a licitação para a construção do sistema que abastecerá Currais Novos e Acari a partir da Barragem Armando Ribeiro. Incluída no PAC do Governo Federal, a obra após licitada deverá ter início em janeiro e um prazo de execução de 10 meses.

João Bezerra

Carregar mais artigos

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais