24 de Abril de 2014 - 00:19h
Notícias

Gás metano produzido por vacas é usado para abastecer veículos

Em um dia, uma vaca contamina o mesmo que um carro que percorre 60 km.

Em um dia, uma vaca contamina o mesmo que um carro que percorre 60 km.

A primeira experiência para aproveitar a energia do gás metano produzida por bovinos foi colocada em prática.

Cientistas argentinos desenvolveram uma espécie de mochila para ser acoplada nas costas das vacas com capacidade para armazenar até 300 litros de metano.

Um tubo é inserido no aparelho digestivo de vaca para coletar o gás, que depois é convertido em energia.

A inovação poderia solucionar o problema da dependência do petróleo e ao mesmo tempo ajudar a reduzir a contaminação gerada pelas vacas durante a digestão.

As emissões associadas à pecuária representam 14,5% das as emissões de origem humana. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), 18% dos gases de efeito estufa são emitidos por bovinos.Em um dia, uma vaca contamina o mesmo que um carro que percorre 60 quilômetros.

23 de Abril de 2014 - 23:45h
Política

Prefeito, vice e vereadores de São Tomé fecham apoio à reeleição do deputado Ezequiel

Prefeito, vice e mais cinco vereadores confirmaram apoio a Ezequiel.

Prefeito, vice e mais cinco vereadores confirmaram apoio a Ezequiel.

O deputado Ezequiel Ferreira (PMDB) continua recebendo adesões para sua reeleição na Assembleia Legislativa. Nesta manhã, o prefeito de São Tomé, Gutemberg Pereira (PMDB) anunciou que apoiará Ezequiel, em seu município.

Acompanham a decisão do prefeito, o vice-prefeito Zé Elízio e os vereadores: Neguinho de Paulo Nunes, Silvanez, Jean Makson, Cícero Amador e Jardel. Os suplentes Irinea, Galego de Maria José e Ramonn também vão apoiar o deputado Ezequiel.

“Nossa escolha por Ezequiel é por ser do nosso partido, o PMDB e disponibilizar seu mandato na Assembleia Legislativa para lutar por melhorias do nosso município. Tenho certeza que Ezequiel será um parceiro da nossa gestão”, comentou o prefeito Gutemberg Pereira.

Rodrigo Rafael
23 de Abril de 2014 - 23:31h
Sem categoria

Em Caicó, Bibi Costa declara voto em Wilma mas não fala em Henrique

De acordo com o Blogue do Xerife, o ex-prefeito de Caicó, Bibi Costa (PR), declarou que não participa das eleições desse. A informação da conta que o ex-prefeito declarou que será somente eleitor em outubro e que somente tem certeza que votará em Wilma de Faria para o Senado.

Sobre votar no companheiro de chapa de Wilma, o peemedebista Henrique Alves, que é aliado do adversário e prefeito de Caicó, Roberto Germano (PMDB), Bibi não falou uma vírgula.

23 de Abril de 2014 - 23:26h
Abastecimento

Comissão “SOS Adutora” se reúne com Prefeitura para discutir seminário sobre abastecimento

C. Novos corre os risco de ficar sem abastecimento de água nos próximos meses.

C. Novos corre os risco de ficar sem abastecimento de água nos próximos meses.

Dando continuidade ao movimento “SOS Adutora”, iniciado há pouco mais de um mês em Currais Novos, o comitê de organização se reuniu com o Prefeito Vilton Cunha na manhã desta quarta-feira (23), para discutir a realização do “I Seminário Água e Sustentabilidade”, onde serão abordados os desafios para o abastecimento de Currais Novos e Acari, municípios abastecidos pelo Açude Gargalheiras que atualmente conta com 10% de sua capacidade total. O seminário, de acordo com a comissão, é uma ação complementar ao movimento. Segundo Francisca Galvão, “Loura”, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Currais Novos, o Seminário acontecerá nos dias 22 e 23, no auditório do CDL, e deverá contar com a participação de técnicos da área de recursos hídricos, além de diversas autoridades da região e do Estado. “É importante a interação de todos para o debate, e assim, buscarmos as soluções que desejamos”, disse Vilton.

23 de Abril de 2014 - 23:20h
Policial

PF apreende 50 quilos de crack que seria distribuído no Seridó

A droga vinha de MT e seria distribuído no Seridó.

A droga vinha de MT e seria distribuído no Seridó.

A Polícia Federal prendeu por tráfico de drogas ao meio dia desta quarta-feira, 23 de abril, em São Miguel/RN, Região do Alto Oeste, um comerciante sul-mato-grossense, 31 anos; um motorista potiguar, 53 anos e um comerciante paraibano, 37 anos. Eles foram flagrados com 50 quilos de crack que vinha de MT e seria distribuído na região do Seridó.

As prisões aconteceram quando os policiais abordaram o trio que vinha, há dias, sendo investigado por suspeita de tráfico naquela região. Eles estavam em dois veículos: uma saveiro e um gol, quando foram parados em um posto fiscal de São Miguel. Ao serem entrevistados, aparentaram grande nervosismo, o que levou a desconfiança de que os carros pudessem conter droga nos seus compartimentos.

Os homens foram então conduzidos para a sede da Delegacia da PF em Mossoró, onde os veículos foram minuciosamente revistados e a droga encontrada sob a forma de 49 tabletes escondidos na forração das portas e na carroceria.

Os acusados receberam voz de prisão e foram autuados por tráfico interestadual. Eles estão recolhidos, à disposição da justiça, na Cadeia Pública de Mossoró. Somente este ano, a Polícia Federal já apreendeu quase 220 quilos de drogas no RN. A maior quantidade é de maconha.

23 de Abril de 2014 - 23:07h
Sem categoria

Ministra Rosa Weber determina CPI exclusiva da Petrobrás

A ministra decidiu em caráter liminar, caso ainda vai ao Plenário da Corte.

A ministra decidiu em caráter liminar, caso ainda vai ao Plenário da Corte.

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, concedeu liminar garantindo CPI exclusiva para investigar fraudes na Petrobrás. O Senado tinha aprovado uma investigação ampla que envolvia outras irregularidades alheias à estatal.

Com a liminar concedida fica agora a expectativa pela decisão do plenário da Corte sobre o mérito da questão.

A oposição queria uma comissão para investigar apenas questões relativas a irregularidades na Petrobras, uma vez que a Constituição Federal estabelece que uma CPI tenha “fato determinado”. Na ação, a oposição alega que uma comissão ampliada fere o direito da minoria. No Senado, o presidente, Renan Calheiros (PMDB-AL) já tinha defendido a instalação de uma CPI ampla.

23 de Abril de 2014 - 22:48h
Currais Novos

Prefeitura realizou licitações importantes para aquisição de bens e serviços para população

Importantes serviços para a população de Currais Novos estão sendo licitados – ou em processo – para melhor atender as necessidades do município. Responsável pela organização e realização dos processos licitatórios, a Comissão Permanente de Licitação (CPL) tem a atribuição de intermediar o processo de aquisição de bens e serviços de acordo com os trâmites legais. Até abril deste ano, alguns pregões – modalidade licitatória -  foram realizados, tais como:

Aquisição de Patrulha Mecanizada: 01 (um) caminhão/caçamba basculante, 01 (uma) carreta tipo reboque com caçamba basculante – Cap. 4m³ e 01 (uma) lâmina dianteira (buldoze) para trator de pneus. Situação já homologada e em fase de compra, com previsão de recebimento para maio/junho deste ano.

Aquisição de fardamento escolar para a rede municipal de ensino, destinados aos alunos matriculados nas escolas municipais durante o ano letivo de 2014. Situação homologada e com ordem de compra emitida.

Aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas: 02 (duas) grades aradoras com controle remoto de 14 discos de 24’’ (nova), 02 (duas) plantadeiras adubadeiras de cereais com 03 linhas (nova) e 02 (dois) tratores agrícolas sobre rodas, 4×4, potência mínima de 85cv, direção hidrostática (novo). Situação homologada e em fase de compra.

Contratação de empresa especializada para locação de equipamentos com manutenção preventiva e corretiva incluindo o fornecimento de reagentes para realização de exames de bioquimica, hematologia e imunologia para atender a necessidade da população. Situação homologada e com ordem de serviços emitida.

Assecom - João Bezerra
23 de Abril de 2014 - 19:52h
Governo do Estado » Investigação » Política

MARCCO pede Impeachment de Rosalba Ciarlini

Rosalba é alvo do Marcco.

Rosalba é alvo do Marcco.

O Movimento Articulado de Combate à Corrupção (MARCCO/RN) apresentará amanhã (24), às 10h, um pedido de Impeachment contra a governadora Rosalba Ciarlini na Assembleia Legislativa. O grupo fará denúncia por supostos crimes de responsabilidade contra a governadora, decorrente do “quadro de absoluto desgoverno na sua gestão e do não atendimento das necessidades da população”.

No entendimento do MARCCO, Rosalba demonstra “pretender governar acima das leis, afrontando a independência e autonomia dos demais Poderes e instituições”. No pedido, o grupo solicita o afastamento imediato das funções por parte da chefe do Executivo.

Como exemplos, o MARCCO citou falta de atendimento médico aos pacientes SUS, péssima qualidade da água servida às populações do interior do Estado, falta de vagas e interdição da quase totalidade dos estabelecimentos socioeducativos, além do aumento significativo da criminalidade urbana e da taxa de homicídios no Estado.

“Esse caos é decorrência de gravíssima ineficiência administrativa e irresponsabilidade de gestão instaladas no Governo do RN, através da sua governadora Rosalba Ciarlini, o que vulnera princípios extremamente caros para a administração pública”, disse o grupo

23 de Abril de 2014 - 19:26h
Política

Henrique não vai mudar a chapa e não convidou Robinson para vice

De um aliado que entra sem pedir licença na cozinha do deputado federal e pré-candidato ao governo do Estado Henrique Eduardo Alves:

- Nunca passou pela cabeça de Henrique mudar a chapa majoritária que vai concorrer ao governo do Estado com ele na cabeça, João como candidato a vice e Wilma de Faria como candidata senadora.

A chapa está fechada. Essa história de convidar o opositor Robinson Faria para ser o vice não passa de fogo de monturo. Vai pra canto nenhum.

Robson Pires
23 de Abril de 2014 - 14:58h
Sem categoria

Henrique de saia justa em Currais Novos

STU_5739

O Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB), está em uma saia justa quando o assunto é o palanque em Currais Novos nas eleições de outubro. No mesmo PMDB de Henrique estão o deputado Ezequiel Ferreira e o ex-prefeito Zé Lins e eles naturalmente estarão no palanque de Henrique, que deve ainda contar com o prefeito Vilton Cunha, do PR de João Maia que é o vice (pelo menos por enquanto) de Henrique.

A gestão de Vilton vem sendo alvo de algumas críticas, inclusive de pessoas que fizeram parte da gestão até certo tempo. Além disso a presença da dupla peemedebista afasta do palanque de Henrique o ex-prefeito Geraldo Gomes, que é do Democratas de José Agripino, que anda muito afinado com Henrique. Com Geraldo se afasta do palanque bacurau seu filho Carlson Gomes (DEM) que é ex-diretor do IPEM/RN e deve disputar uma vaga na Assembléia Legislativa.

Outro que se mostrou reticente a ocupar o mesmo palanque de Zé Lins e Ezequiel foi o ex-vereador Medeiros, do PV do Senador Paulo Davim – que é suplente do Ministro Garibaldi (PMDB). Medeiros deve disputar também uma vaga na Assembléia Legislativa e já foi filiado ao PMDB, tendo inclusive disputado a prefeitura em 2004 pelo partido.

Empresas filiadas

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais