Política

Intensas articulações na disputa para presidente da Assembleia, Ezequiel e Ricardo mantém silêncio oficial

Com o provável apoio de Robson, Ezequiel evita falar com a imprensa sobre a eleição.

Com o provável apoio de Robson, Ezequiel evita falar com a imprensa sobre a eleição.

A 24 horas para a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa muitas são as articulações. E se nos bastidores as conversas são intensas, oficialmente, nenhum dos pré-candidatos falam. Eles optam pelo silêncio à imprensa. Os registros dos candidatos ocorrerão apenas nesse domingo, durante a própria sessão onde ocorrerá a eleição.

Mas, nesse momento,a disputa se desenha com dois candidatos. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PROS), busca a reeleição. Do outro lado, o deputado estadual Ezequiel Ferreira (PMDB). No entanto, a dinâmica do processo mostra que os dois lados se mantém em articulações internas e não está descartada ainda a possibilidade de um dos dois candidatos ceder a uma negociação, o que culminaria com uma candidatura de chapa única.

Anna Ruth - Política em Foco
Política

Deputados tomam posse e elegem nova diretoria da Assembleia

Na tarde deste domingo, 1 de fevereiro, 24 deputados eleitos nas eleições de outubro passado tomam posse para um mandato que se estenderá até janeiro de 2019.

Dois deles disputarão a presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Ricardo Motta, presidente da Casa nos últimos anos, exerce o comando do Poder Legislativo desde fevereiro de 2011 e busca o terceiro mandato. Está no sétimo mandato consecutivo.

Ezequiel Ferreira inicia o seu quarto mandato. E está disposto a oxigenar o Poder Legislativo. “Vou bater chapa neste domingo para devolver a Assembleia Legislativa aos deputados estaduais”, garantiu o representante seridoense.

Neste domingo à tarde haverá duas sessões da Assembleia Legislativa.

Na primeira, sem discursos, com a presença de autoridades convidadas e da imprensa, os 24 deputados estaduais tomarão posse e farão o juramento constitucional.

Logo em seguida, com a saída das autoridades do plenário, terá início uma nova sessão. Desta vez para a eleição da mesa diretora que comandará a Casa pelos próximos dois anos.

Ricardo Motta aparecia até o final do ano passado como franco favorito. Deixou de ser.

Ezequiel Ferreira não aparecia sequer entre os postulantes. Hoje é considerado um nome muito forte.

O deputado Álvaro Dias ainda insiste em ser candidato, mas perdeu forças e poderá retirar o seu nome.

Tudo pode acontecer até a a tarde deste domingo.

O sábado promete.

BG
Cultura

CULTURA: Currais Novos é um dos destaques do artesanato e festival folclórico da 20ª FIART

Em meio aos mais de 385 estandes de diversos estados do Brasil e de 14 países, o artesanato currais-novense se destaca com sua variedade de bordados e trabalhos manuais na 20ª Feira Internacional de Artesanato – FIART, evento que acontece desde o dia 23 de janeiro e que se encerra neste domingo (01) no Centro de Convenções em Natal. A coordenadora da Secretaria Municipal de Turismo, Socorro Góes, e o interlocutor do PRONATEC na Prefeitura de Currais Novos, Gérson Júnior, representaram o prefeito Vilton Cunha no evento na noite desta sexta-feira (30), onde visitaram os estandes e assistiram a belíssima apresentação do grupo “TC MoviArt” da Escola Municipal “Professora Trindade Campelo”, que competiu no 13º Festival de Dança Folclórica e Contemporânea do RN. Com o tema “As terras do Boi”, o grupo currais-novense emocionou o público com as histórias de sertanejos que vivem na seca mas que não perdem a alegria, enaltecendo danças como o forró e o frevo.

A diretora da escola, Magna de Fátima, professores, alunos e familiares também prestigiaram a apresentação. Competindo com grupos tradicionais das cidades de Major Sales, Parnamirim e Maxaranguape, o grupo de Currais Novos se diferenciou pela belíssima apresentação teatral. “O prefeito Vilton Cunha e nós da secretaria de turismo estamos resgatando a participação de Currais Novos em eventos de grande importância como este, e estamos aqui para reafirmar nosso compromisso e apoio aos grupos culturais da nossa cidade”, disse Socorro Góes, que aproveitou o evento para realizar pesquisas e fazer contatos com produtores culturais.

João Bezerra - ASSECOM
Abastecimento

ABASTECIMENTO: “Grito da seca” reuniu autoridades e sociedade para discutir alternativas para o abastecimento de Currais Novos

Autoridades políticas, representantes de instituições e sociedade currais-novense se reuniram na manhã desta sexta-feira (30) no auditório da Câmara Municipal de Currais Novos para participaram do “Grito da Seca”, movimento criado no Seridó com o intuito de envolver a população e as câmaras municipais em audiências públicas que discutam alternativas para a melhoria no abastecimento das cidades, além de indicarem soluções e investimentos importantes para o problema da falta d’água. O prefeito Vilton Cunha participou da solenidade e afirmou que a parceria dos entes governamentais é importante para uma articulação mais forte em prol de soluções. “Estamos no quarto ano de seca e precisamos de ações articuladas e eficientes dos governos estadual e federal para buscarmos soluções para este problema”, disse Vilton, que apresentou as inúmeras obras já realizadas pela prefeitura em parceria com órgãos como a CAERN e DNOCS na zona rural com o objetivo de fortalecer a estrutura hídrica das comunidades. Vilton também comentou que a empresa GAID Construções, responsável pela execução da adutora de engate rápido de Currais Novos/Acari, já está se instalando no município e que obra física deverá ser antecipada para a segunda quinzena de fevereiro.

O “Grito da Seca” em Currais Novos contou com a presença de vereadores, como a presidente da Câmara Municipal, Zefinha Moura, além de representantes da CAERN, EMATER, associações rurais, secretários municipais, imprensa e representantes de instituições. No próximo dia 10 de fevereiro as câmaras municipais do seridó irão se reunir em Caicó para a elaboração de um documento com todas as reivindicações apresentadas nas audiências nos municípios seridoenses, e que posteriormente será entregue ao Governo do Estado e Federal.

João Bezerra
Educação

“RESPOSTAS PARA O AMANHÔ: Samsung entrega câmeras fotográficas a alunos do Tristão; Escola também foi contemplada com tabletes, Smart TV e notebooks

Alunos foram contemplados com câmeras fotográficas pela Samsung.

Alunos foram contemplados com câmeras fotográficas pela Samsung.

Na manhã da última quarta-feira (28) foram entregues as câmeras fotográficas da Samsung, referentes à última parte do prêmio do concurso “Respostas para o Amanhã”, aos alunos da sala campeã, o 3º ano A, da Escola Estadual Tristão de Barros.

Na ocasião, com uma organização simples na própria escola curraisnovense, mas que trazia enraizada em si uma grande conquista dos discentes e principalmente de toda a instituição, se deu a assinatura do recebimento e entrega do material pelos adolescentes e/ou seus responsáveis, no caso de menores de idade.

O projeto “Equilíbrio – para uma inclusão sustentável e um meio ambiente melhor” do Tristão, coordenado pela diretora Elba Alves, pelo professor Ivanês Alexandrino e as turmas do último ano do Ensino Médio, que consiste na retirada do lixo eletrônico do meio ambiente e no reaproveitamento desses produtos no desenvolvimento de tecnologia assistida, concorreu com mais 360 projetos inscritos de todo o Brasil e foi eleito pela comissão julgadora do concurso como o grande campeão desta edição do Prêmio.

No total, a Escola foi premiada com os seguintes itens:

48 Câmeras digitais Samsung (sendo 33 distribuídas para os alunos e 15 para a escola);
01 Smart TV 60 polegadas Samsung para a escola;
01 Sala totalmente reformada e mobiliada;
02 Notebooks Samsung para a escola;
01 Câmera filmadora Samsung profissional para a escola; e
50 tabletes Samsung de última geração para a escola.

O prêmio “Respostas para o Amanhã”, em sua 1ª edição, teve como objetivos identificar, estimular e difundir práticas educativas do Ensino Médio da rede pública de ensino, a partir de práticas que ambicionem identificar questões que possam ser problematizadas na comunidade, apresentando soluções simples que contribuam para transformar a realidade local.

TODAS AS FOTOS DE ENTREGA DAS CÂMERAS FOTOGRÁFICAS!

Policial » Trânsito

ALERTA: Óleo derramado na pista vem provocando acidentes na BR 226, entrada de Currais Novos

No local, vários motociclistas caíram na noite desta quinta (29).

No local, vários motociclistas caíram na noite desta quinta (29).

Um vazamento em um veículo que transportava combustível encharcou o asfalto próximo ao cemitério Nossa Senhora de Fátima, saída para Natal. No local, pelo menos quatro acidentes de moto já ocorreram na noite desta quinta-feira (29).

No momento em que o blog chegava para fazer a matéria, mais um motociclista que vinha com sua esposa deslizou no óleo e caiu. Os dois tiveram escoriações e um deles se queixava de fortes dores no joelho.

Um pouco mais cedo a PM de Currais Novos colocou cones e alertou os motoristas sobre o perigo na pista. No entanto, como a via é Federal, e, consequente de responsabilidade da PRF, a Militar não ficou por muito tempo no local. Em conversa com um PM, fomos informados que eles alertaram a PRF sobre o acontecimento, mas até às 22:50 nenhuma viatura tinha chegado por lá. Enquanto isso, carros e motos deslizavam no óleo que ainda permanece no local.

Uma das motos ficou danificada com a queda.

Uma das motos ficou danificada com a queda.

Uma das vítimas sofreu escoriações e ficou com o óleo espalhado no corpo.

Uma das vítimas sofreu escoriações e ficou com o óleo espalhado pelo corpo.

Prefeitura

CURRAIS NOVOS: Prefeitura inicia pavimentação da rua “Joventino Pereira” no bairro Manoel Salustino

A Prefeitura Municipal de Currais Novos iniciou esta semana a pavimentação da rua “Joventino Pereira” no bairro Manoel Salustino, obra que tem recursos assegurados via emenda parlamentar. A rua é uma via importante para os moradores do bairro que necessitam se deslocar para clínicas e Hospital Regional.

Além desta rua a prefeitura também está realizando a pavimentação da rua “Monsenhor Paulo Herôncio” no bairro JK, que está com a obra avançada, como também as ruas Elizete Assunção (bairro Parque Dourado) e Francisco Valdivino (bairro Manoel Salustino).

Para este ano o prefeito Vilton Cunha espera a liberação de mais recursos federais e estaduais para a pavimentação de ruas importantes em diversos bairros. “A pavimentação de ruas é uma ação importante, pois melhora a vida das pessoas e dos que trafegam pelas vias”, disse Vilton.

João Bezerra - ASSECOM
Inflação

A partir de domingo (01) começa a valer alta nos tributos dos combustíveis

O governo federal publicou nesta quinta-feira (29) o decreto com o aumento de tributos sobre combustíveis anunciado na semana passada.

Conforme informado na segunda-feira (19) pelo Ministério da Fazenda, a cobrança será de R$ 0,22 a mais por litro de gasolina e de R$ 0,15 no diesel a partir de 1º de fevereiro.

Entre o início de fevereiro e final de abril, toda essa tributação a mais se dará por meio do aumento no PIS/Cofins nos dois combustíveis.

Depois de 90 dias, a partir de maio, o aumento será dividido entre R$ 0,12 a mais de PIS/Cofins e R$ 0,10 de Cide por litro de gasolina. No diesel, ficará divido entre R$ 0,10 do primeiro e R$ 0,05 a mais do segundo tributo.

A alta da tributação de combustíveis representará uma arrecadação extra de R$ 12,2 bilhões em 2015, segundo cálculo da Receita Federal.

Abastecimento » Rio Grande do Norte

Por falta de recursos do Governo Federal, Operação Carro Pipa será paralisada em 116 municípios do RN

525 carros pipa realizam o trabalho de abastecimento distribuídas em 116 municípios.

525 carros pipa realizam o trabalho de abastecimento distribuídas em 116 municípios.

A operação carro pipa, coordenada pelo Exército, com orçamento do Ministério da Integração Nacional e responsável pelo abastecimento de 116 municípios do Rio Grande do Norte, vai ser paralisada a partir do próximo dia 31 de janeiro. A coordenação do programa está informando aos municípios que, por falta de recursos do Governo Federal, não mais abastecerá as comunidades que dependem desta água para sobrevivência. O presidente da FEMURN – Federação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte, Francisco José Silveira, recebeu com muita preocupação a notícia e iniciou uma mobilização esta manhã, junto aos órgãos responsáveis e a bancada federal, para reverter esse quadro e manter o programa funcionando, principalmente pelo período da seca extrema que se mantém no interior do Estado.

Ao todo, 525 carros pipa realizam o trabalho de abastecimento destas comunidades distribuídas nos 116 municípios mais sofridos com a seca. O presidente da FEMURN está pedindo apoio de toda a classe política. Na manhã de hoje, Francisco José Junior falou com a senadora eleita Fátima Bezerra, que já se prontificou a colaborar e irá hoje mesmo no Ministério da Integração Nacional tratar do assunto. Francisco José também conversou com o comando do Exército responsável pelo programa no Estado. ‘Os municípios dependem desta operação. Se parar o povo vai passar fome e sede. Não podemos esperar. Fátima Bezerra hoje mesmo vai ao Ministério. Precisamos somar o apoio de toda a bancada federal em torno deste assunto. A FEMURN irá se mobilizar e manter-se alerta para evitar o que pode ser mais uma tragédia para regiões já castigadas com a seca’, destacou Francisco José.

Política

CONFIRMADO DISPUTA AL: Ezequiel presidente, Gustavo Carvalho vice e Galeno Torquato 1º secretário

A chapa de Ezequiel Ferreira para presidência da Assembleia Legislativa já tem confirmado os nomes do Deputado Gustavo Carvalho para a vice-presidência e Galeno Torquato para a 1º secretaria.

Negociações continuam para o restante da chapa.

“Bruno, muitas conversas sendo mantidas e graças ao nosso relacionamento com os colegas deputados e as ideias para a nossa assembleia, estamos recebendo boas adesões, Gustavo Carvalho será o nosso vice e Galeno o 1º secretário” disse a esse blog o Deputado Ezequiel.

BG
Educação

CURRAIS NOVOS: Escolas se preparam para receber mais alunos em 2015; obras e reformas estão sendo realizadas

Escola Municipal Francisco Leônis.

Escola Municipal Francisco Leônis.

As escolas e creches municipais de Currais Novos estão a pouco mais de 15 dias para o início do ano letivo de 2015 e para melhor receber os alunos veteranos e novatos estão realizando algumas obras para ampliar os espaços nas instituições. Com apoio da equipe da Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal, algumas unidades escolares já foram contempladas com reformas e ampliações, como as escolas municipais de “Nossa Senhora” com duas novas salas de aula, Creche “Professor Salu” com duas salas de aula sendo uma para “Atendimento Educacional Especializado”, e na “Ausônio Araújo” com novo piso em três salas.

Na Escola Municipal “Francisco Leônis”, por exemplo, o número de alunos matriculados em 2015 já supera o ano anterior, e a expectativa é que até o próximo dia 19 de fevereiro – primeiro dia de aula na rede municipal – mais alunos realizem a matrícula. Na Creche “Professor Salu” no bairro Dr. José Bezerra, o número de alunos também cresceu, de 117 em 2014 para 140 crianças já matriculadas este ano. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação o crescimento no número de alunos nas escolas e creches se deve aos ótimos índices da educação municipal como o IDEB, a valorização dos professores e a confiança das famílias no trabalho desempenhado pelas instituições. A expectativa da SEMEC é que mais de 5 mil alunos sejam matriculados na rede municipal de ensino em 2015.

Creche Professor Salu.

Creche Professor Salu.

Escola Ausônio Araújo.

Escola Ausônio Araújo.

João Bezerra - ASSECOM
Abastecimento » Currais Novos

CEMITÉRIO DE CANOAS: Açude que abastecia Currais Novos está totalmente seco; uma paisagem angustiante

Canoas que eram utilizadas para a pesca estão abandonadas.

Canoas que eram utilizadas para a pesca estão abandonadas.

Construído no início da década de 80, e com uma capacidade de 10.321.600 m³ de água, o Açude Público Dourado – um dos responsáveis pelo abastecimento de Currais Novos – que tinha na época uma profundidade de 13,70m, hoje se encontra totalmente seco, e o pior, aterrado devido ao assoreamento causado pelo Rio São Bento.

Numa visita rápida ao reservatório na tarde desta quarta-feira (28), encontrei um cenário de “extinção, desolação, dor e tristeza”. Várias canoas que eram usadas por famílias que viviam da pesca, hoje estão encalhadas na lama rachada; carcaças de pequenos peixes que morreram por falta de água, recepcionam as poucas pessoas que lá vão para ver de perto a “revolta da natureza”.

A única esperança dos curraisnovenses é a chuva, haja vista que o Gargalheiras (reservatório que ainda abastece Currais Novos e Acari) encontra-se com menos de 3% de sua capacidade hídrica. Outra perspectiva que a população tinha era a capitação de água da barragem Armando Ribeiro Gonsalves, em Assú, através da construção de uma adutora de engate rápido, que tanto foi prometida nas eleições do ano passado, mas ainda está no papel, e se sair, será apenas em 2016.

Que Deus nos acuda!

O sol quente ajudou a rachar a lama.

O sol quente ajudou a rachar a lama.

O cágado foge da lama a procura de água.

O cágado foge da lama a procura de água.

O carro ficou estacionado no porão do Dourado.

O carro ficou estacionado no porão do Dourado.

Concurso Público

OPORTUNIDADE: Inscrições para concurso da Prefeitura de Ouro Branco seguem até o dia 30 deste mês

A Prefeitura de Ouro Branco está com inscrições abertas para o seu Processo Seletivo. Na ocasião, serão oferecidas 18 vagas para cargos da Secretaria de Saúde. São eles: Educador Físico (01); Médico Plantonista (03 + 02 CR); Fonoaudiólogo (01); Psicólogo (01); Fisioterapeuta Ambulatorial (01); Fisioterapeuta (01); Terapeuta Ocupacional (01); Digitador de Operador de Sistemas de Atenção Básica (02); Enfermeiro para Unidade Hospitalar (01); Técnico de Enfermagem em escala (03 + 01 CR); Técnico de Enfermagem com Capacitação em Sala de Vacina (01); Médico-veterinário (Vigilância Sanitária) (01) e Odontólogo (PSF) (01).

Os salários variam de R$ 700,00 por plantão a 1.500,00. A jornada de trabalho também varia de acordo com o cargo pretendido podendo ser de 12h plantão até 40h semanais. Para participar deste Processo Seletivo, os profissionais devem atender aos requisitos de cada vaga, e comparecer até o dia 30 de janeiro de 2015, na Prefeitura, localizada na Rua Manoel Correia, nº 219, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 12h. Não há cobrança de taxa. A seleção dos profissionais será realizada mediante Análise de Currículo e Entrevista. A análise Curricular compreenderá os dados pessoais, curso regular (Ensino Superior), cursos de formação na área específica, e ainda, experiência de trabalho nas áreas pretendidas, seguindo os critérios especificados no edital.

Gláucia Lima
Política » Rio Grande do Norte

Ezequiel confirma candidatura a presidência da Assembleia Legislativa

Ezequiel admitiu que será candidato.

Ezequiel admitiu que será candidato.

A quarta-feira foi de intensa atividade na corrida para presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O deputado Ricardo Motta (PROS), presidente e candidato à reeleição se reuniu com alguns colegas e deu muitos telefonemas. O deputado Álvaro Dias (PMDB), ex-presidente da Casa e que está de volta ao Legislativo, também se movimentou bastante, conversou muito e fez visitas..

Mas, a novidade do dia foi a confirmação da candidatura do deputado Ezequiel Ferreira, também do PMDB, que, segundo alguns observadores, já nasceu robusta e ganhou muitos apoios nas ultimas 48 horas.

A bolsa de apostas do palácio José Augusto já registra um intenso movimento na direção da candidatura de Ezequiel.

Com informações BG
Policial

PF prende motorista com ‘arma de guerra’ no RN

A Polícia Federal, com apoio da PRF, prendeu na tarde desta quarta-feira, 28/1, em São José de Mipibu, Região Metropolitana de Natal, um taxista, 21 anos, pernambucano, flagrado conduzindo um fuzil na bagagem.

A ação ocorreu quando os policiais realizavam uma fiscalização de rotina e ao chegarem em posto de combustível na BR 101, abordaram um motorista que dirigia um táxi com placa de Recife/PE. Ao ser indagado a razão da sua viagem, o homem ficou visivelmente nervoso, o que motivou uma busca no veículo, sendo a arma, calibre 5.56, encontrada no banco traseiro, desmontada, enrolada em um pano, no interior de uma bolsa.

De imediato, o suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido para ser autuado na sede da PF, no bairro de Lagoa Nova.

Durante o seu interrogatório, o acusado disse que o fuzil seria entregue para uma pessoa que que iria ao seu encontro, mas que não sabia identificá-la.

Em seguida, o envolvido se utilizou do direito constitucional de permanecer calado e recusou-se a responder a outras perguntas.

Além da prisão, a PF apreendeu o táxi, dinheiro, celulares e munição.

Enquadrado por infringência ao Estatuto do Desarmamento, o homem encontra-se sob custódia da PF, à disposição da Justiça, onde aguarda transferência para alguma prisional do estado.

Educação

GENIAL: aos 14 anos, aluno de escola pública passa em medicina na Federal de Sergipe

Foto: Eugenio Barreto/Divulgação.

Foto: Eugenio Barreto/Divulgação.

Conquistar uma vaga numa faculdade de medicina já é uma vitória a qualquer vestibulando. E o se candidato em questão não tiver sequer terminado o ensino médio na escola pública? José Victor Menezes Teles, 14, obteve nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) suficiente para ser calouro do curso de medicina da UFS (Universidade Federal de Sergipe) esta semana.

O garoto de corpo franzino é aluno do 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual Murilo Braga, em Itabaiana (SE), a 52 km da capital, Aracaju. Ele conta que sempre gostou de ler, estudar e apontou os pais, ambos professores da língua portuguesa na rede pública, como principais motivadores. “Eles sempre acreditaram no meu potencial. Sempre me incentivaram e eu sempre corri atrás de meus objetivos”, disse.

Segundo o garoto, ele se dedicava a 5 horas de estudos por dia, fora o tempo da escola. Para treinar, usou a estratégia recomendada por dez entre dez professores: fazer provas anteriores. Se ele percebia dificuldades, como foi o caso de assuntos de química e física, buscava reforço.  “Durante as férias fiz cursinho aqui em Itabaiana e Aracaju”, lembrou.

José Victor se diz um aficionado usuário de internet e a utilizou como uma ferramenta importante nos estudos. “A internet me ajudou muito através das vídeoaulas, nas consultas, nas dúvidas”, disse o garoto, lembrando ainda que a rede mundial de computadores também lhe servia como fonte de lazer.

Agora, ele aguarda uma decisão judicial para poder comemorar a vitória. O garoto, apesar da pontuação no Enem, não concluiu o ensino médio — exigência da UFS para se matricular. “Não se coloca limite de idade para ingressar na Universidade Federal de Sergipe”, afirmou o diretor do departamento de administração acadêmica da UFS, professor Antônio Edilson do Nascimento.

José Victor obteve  751,16 pontos na prova e 960 na redação.

UOL

Carregar mais artigos

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais